Debate – Interação negócios-pesquisa acadêmica como gerador de diferencial competitivo

Universidades e laboratórios de pesquisa são berços de novos produtos e negócios. Isso é realidade em diversos países, líderes globais em inovação. No Brasil, ainda existe um enorme campo a ser explorado – e isso vale para você, que já lidera uma empresa, que auxilia negócios a inovar, que pretende começar uma, que investe em projetos inovadores, ou que é pesquisador. Mas quais são as possibilidades? Como funciona o processo? Como começar? São esses e diversos outros pontos que serão abordados neste debate para quem busca insights sobre como transformar a relação mercado-academia em diferencial competitivo.

Joel Rodrigues

Professor e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e do Instituto de Telecomunicações (Portugal). Recebeu o título de Agregado (livre docência) em Engenharia Informática pela Universidade da Beira Interior (Portugal), a Habilitation (livre docência) em informática pela Universidade da Alta Alsácia (França), doutorado em Engenharia Informática e o grau de mestre pela UBI, e a graduação em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra (Portugal). Lidera o grupo de pesquisa NetGNA – Next Generation Networks & Applications. É o Editor Chefe das revistas International Journal on E-Health and Medical Communications, Recent Advances on Communications and Networking Technology e Journal of Multimedia Information Systems, e membro do comité editorial de revistas científicas internacionais. É coautor de mais de 500 publicações científicas em periódicos, capítulos em livro e conferências internacionais, 3 livros e 2 patentes.

Renata Perrenoud Chagas

Pesquisadora do Consórcio STHEM Brasil – Laspau – Harvard University (EUA). Fundadora e diretora de inovação da Inovatio Educação. Doutora em Engenharia Mecânica (UNESP), Mestre em Engenharia Mecânica (UNESP), Engenheira Civil (UNESP). Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da UNISAL (Lorena). Formação em Currículo Baseado em Projeto e Engajamento do estudante pelo Ollin College (EUA). Especialista em Empreendedorismo Educacional pelo Babson College (EUA). Formação em Metodologias Ativas em Harvard e Massachusetts Institute of Technology (EUA).

Jorge Roberto Carneiro

Atua em PD&I, como pesquisador no Laboratório de Tecnologias da informação e comunicação – ICT Lab Inatel, nas áreas de Cyberinfrastructure, Future Internet Architectures, Smart Places e responsável pelo escritório de projetos – ICT Lab PMO. Atualmente concluindo o Mestrado em Telecomunicações pelo Inatel, com foco em Modelos de Governança e Operação para Redes Smart Places para correntes e futuras tecnologias (NovaGenesis). Especialista em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações pelo Inatel.

José Domingos Adriano

Engenheiro de Telecomunicações pelo INATEL; Especialista em Gestão de Projetos (FAI), MBA em Automação (Poli/USP), cursando mestrado em Telecomunicações (INATEL). Fundador e CTO da Exsto Tecnologia desde 2001. Investidor-Anjo. Atuou em todas as fases de desenvolvimento de produtos, da concepção junto ao cliente a implementação em hardware e software. Possui experiência em gestão de projetos e de empresas de base tecnológica. Já deu aulas em graduação e pós-graduação em engenharia.

Sábado – 09/09 – de 09:00 a 10:00

No Espaço Sebrae (Restaurante Casa do Beto)

Atividades

Programação oficial (em breve)

Palestrantes 2017

Showcases musicais (em breve)

Locais de atividades (em breve)

Para quem vai ao evento

© 2017 Todos os direitos reservados.