Debate – O movimento Maker como base para o empreendedorismo em hardware

Um dos responsáveis pelo boom dos negócios na internet foi a facilidade de se criar e se escalar um serviço digital baseado em um site ou um aplicativo. Agora, é a vez do hardware. Nunca foi tão fácil desenvolver um protótipo físico. Fatores como a disponibilidade de softwares abertos para modelagem 3D, a popularização de ferramentas como Arduino, Raspberry Pi e impressoras 3D, a disseminação dos Fab Labs e dos Maker Spaces, além do fácil acesso à fabricação em escala, vem fazendo do movimento maker a base para uma nova onda de empreendedorismo em hardware. Com toda esse acesso, como aproveitar ao máximo esse movimento para construir e escalar o seu negócio?

Fabien Eychenne

Co-fundador da We Fab. Um dos pioneiros do movimento maker na França, tendo também sido conselheiro do governo francês neste assunto. Responsável pela criação do primeiro Fab Lab em Paris em 2011.

Heloísa Neves

Co-fundadora da We Fab, cujo objetivo é o de impulsionar e conectar as práticas maker’com empresas e startups. É membro da rede internacional de Fab Labs desde 2012 quando se graduou pelo Fab Academy no Fab Lab Barcelona, tendo também colaborado com Fab Labs europeus. Desde desde seu doutorado em Design pela FAU – USP vem tentando dedicar-se a entender como o movimento maker poderia se aprofundar em metodologias e práticas como Prototipagem, Colaboração, Agilidade aplicadas à mudança de mindset e criação de novos produtos e serviços para grandes empresas. A We Fab surgiu neste contexto. Heloisa possui livros e artigos sobre o assunto e também foi palestrante do Ted-X falando sobre a cultura maker.

Thiago Lima

Diretor do site Embarcados, foi um dos fundadores de uma startup de hardware chamada UNA Smart, nos EUA, acelerada e incubada por um programa de startups do Rochester Institute of Technology. No Laboratório Hacker de Campinas, é um dos entusiastas de novas tecnologias e apoiador de iniciativas da comunidade.

Fernando Almeida

Fundador da 3Dimensional Fabricação Digital, é consultor em prototipagem rápida e especialista em fabricação digital. Desenvolveu e comercializou máquinas, equipamentos especiais e protótipos para clientes como General Motors, Fiat, Ford, Volkswagen, Magneti Marelli, Faurecia, Mahle, Helibrás, TRW, Ambev, Walita, Philips, JFL, Leucotron, Natura, entre outras. Também atuou como gerente de contas da Robtec / 3Dsystems, primeira empresa de prototipagem rápida da América Latina. Sua última criação foi uma Router CNC de 2 por 3 metros de curso útil, construída no primeiro semestre de 2017 para o laboratório de ideação do INATEL.

Sábado – 09/09 – de 10:30 a 11:30

No Espaço Sebrae (Restaurante Casa do Beto)

Atividades

Programação oficial (em breve)

Palestrantes 2017

Showcases musicais (em breve)

Locais de atividades (em breve)

Para quem vai ao evento

© 2017 Todos os direitos reservados.