Conheça algumas ações de marcas patrocinadoras que ficaram na memória ao longo das edições do principal festival de inovação, tecnologia e entretenimento da América Latina. Confira.
O HackTown iniciou na última semana as vendas de ingressos para sua sexta edição presencial, em Santa Rita do Sapucaí (MG), cidade localizada a 220km da capital paulista e conhecida como um dos “Vales do Silício” do Brasil. Considerado por muitos o principal festival de inovação, tecnologia, criatividade e entretenimento da América Latina, O HackTown 2022 acontece nos dias 15, 16, 17 e 18 de setembro.
As vendas começaram na segunda-feira (2 de maio) e o primeiro lote já está esgotado. Os ingressos do 2º lote podem ser adquiridos em https://hacktown.com.br/.
Serão quatro dias de evento com cerca de 800 atividades, como palestras, shows meetups, festas, painéis, exposições e uma feira. As atrações somam mais de 500 nomes e serão divulgadas a partir do dia 18 de maio.
O HackTown ficou conhecido por levar a Santa Rita grandes nomes da inovação em áreas diversas em um formato inspirado totalmente único no país, em que as atividades acontecem em lugares diversos da cidade de apenas 40 mil habitantes, e as conexões entre os participantes acontecem de uma forma simples e natural. Já passaram pelo HackTown executivos e profissionais de destaque de empresas como Google, Nubank, AirBnB, Meta, Harvard University, Uber, McDonald’s, Natura, Xiaomi, Embraer, entre inúmeras outras, além de nomes ligado a projetos e startups independentes de altíssimo impacto.
Além das palestras e painéis, o HackTown também chama muita atenção pelas suas ativações de marcas. São acontecimentos únicos, possíveis de serem vivenciados apenas no HackTown de cada ano. E para relembrar alguma das principais e já dar o clima do que deve rolar em 2022, fizemos um compilado de experiências criadas por marcas nas cinco edições presenciais que o HackTown já teve, além de uma das que foi destaque nas atividades da edição online de 2020.
Não foi uma escolha fácil, afinal foram inúmeras as marcas que já patrocinaram o evento, e sempre com ações bem interessantes. Já estiveram por lá nesta modalidade, por exemplo, Tim, Nubank, Google, Scania, Facebook, Piwi, Accenture, Nova Brasil, M4U, IBM, Equinix, Xiaomi – só para citar algumas. Mas vamos lá… ?
Casa TIM 5G
Na edição 2019 do HackTown, a Tim escolheu o evento para mostrar as potencialidades da tecnologia 5G. A empresa criou a Casa TIM 5G que trouxe aos participantes do festival experiências com as possibilidades da tecnologia no curto, médio e longo prazo, além de shows e ações com influenciadores. Vale a pena conhecer mais sobre a iniciativa nesta matéria do Meio & Mensagem (aqui).
Casa Google Developers
Nas edição 2017, o Google trouxe ao HackTown sua primeira casa temática fora dos Estados Unidos, com a Casa Google Developers, e repetiu a dose em 2018. Além de mentorias e workshops voltados a desenvolvedores e startups, a marca realizou na casa shows e meetups. Conheça mais sobre a ação nesta matéria do G1 (aqui).
Experiência Nubank
Em 2018, o Nubank “vestiu” todos os participantes do HackTown com um cordão de crachá colecionável. Além de ter sido o elemento mais “instagramado” do festival, a ação ainda resultou neste vídeo oficial da marca, que você pode conferir clicando aqui.
Pulseira RFID Piwi
Na mesma linha, a startup Piwi esteve presente na pulseira RFID de acesso às atividades do HackTown 2019, trazendo aos participantes a palavra “amor”, que esteve entre os pontos mais “instagramados ” da última edição.
Espaço Ditto Music
A empresa britânica de distribuição digital de música, Ditto Music, em parceria com uma das bandas do seu portfólio, o King in The Belly, criou um espaço de música durante as edições de 2017 e 2018 do HackTown. Além de painéis, a marca também realizou showcases com bandas brasileiras com quem trabalha, transformando o ambiente em um dos espaços de entretenimento noturno mais badalados do evento.
Ruas Cegas – Fábrica 3D
Além de grandes marcas, algumas menos conhecidas do público geral, mas tão inovadoras quanto, costumam realizar ativações de patrocínio no evento. Uma de grande destaque na edição 2017 foi a ação Ruas Cegas, em que a startup Fábrica 3D, baseada em Santa Rita do Sapucaí, instalou placas em 3D em braile pela cidade toda, a fim de ajudar pessoas que não tem visão a encontrarem mais facilmente os locais das cidade onde as atividades do HackTown estavam acontecendo. Além disso, deixou um legado por lá, e acabou não só ganhando o coração do público, mas também um enorme impacto de mídia espontânea.
Palco OneRPM
Em 2019 foi a vez de outra multinacional de distribuição digital de música patrocinar o HackTown. Desta vez, a norte-americana OneRPM se envolveu de forma intensa com o público do evento no palco Rockambole, onde se apresentaram para mais de 10 mil pessoas por dia artistas como Supercombo, Scalene, Plutão Já Foi Planeta, entre outros.
Bicicletas Ellos
Em 2018, a startup Ellos, baseada em Santa Rita do Sapucaí, trouxe uma experiência colaborativa para auxiliar os participantes do HackTown a circularem pela cidade. Primeiro, ela cadastrou bicicletas de moradores de Santa Rita que toparam disponibilizar suas bicicletas para os participantes do evento. E, durante os dias de HackTown, as bicicletas foram alugadas ao público, que também conhecia a história por trás de cada uma daquelas bicicletas, e toda a receita foi revertida aos proprietários.
Patinetes Xiaomi
Também na questão da mobilidade, a gigante chinesa de tecnologia Xiaomi disponibilizou alguns patinetes para o público, em outra ação que se tornou bastante “instagramada” e comentada pelos participantes da edição 2019 do HackTown.
Espaço Facebook
Nas edições de 2017, 2018 e 2019, o Facebook teve presença com espaços bem interessantes de conteúdo com seu programa Facebook Developers, focado no público de desenvolvedores de tecnologia. A marca ofereceu workshops, palestras, meetups e happy hour específicos para conectar esses profissionais.
HackTalents by SumUp
Na edição 2020 do HackTown, que ocorreu em ambiente virtual com uma série de ações que, em sua soma, impactaram milhares de pessoas, a Sum Up patrocinou e desenvolveu com o evento um programa chamado Hacktalks. A iniciativa conectou a fintech, por meio de mentorias e atividades digitais, aos novos talentos do mercado de tecnologia. Tudo isso de uma forma íntima com o público e efetiva no que diz respeito a alguns dos principais objetivos de RH da empresa na ocasião.