Festival de inovação, tecnologia e criatividade acontece pela sexta vez em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, a 220 km da capital paulista, de 15 a 18 de setembro de 2022. Ingressos estão chegando ao fim.
Com um público cada vez maior de profissionais ligados ao mercado musical, a sexta edição do HackTown traz uma programação intensa com temas ligados à inovação na Indústria da Música, em meio a diversos outros assuntos que formam o evento. Ao todo, serão mais de 400 palestrantes em cerca de 800 atividades, que, além de painéis, palestras e workshops, também incluem uma feira, experiências temáticas, festas e diversos showcases com artistas de carreira em ascensão.
O HackTown 2022 retorna ao seu formato presencial de 15 a 18 de setembro na pequena e singular Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais (220 km da capital paulista), polo tecnológico e criativo que, apesar da população de apenas 40 mil pessoas, conta com mais de 150 empresas de tecnologia, um dos programas de Cidades Criativas mais respeitados e efetivos do país, além de algumas das melhores escolas de alta tecnologia da América Latina.
Há poucos dias do anúncio da programação detalhada do HackTown 2022, resolvemos fazer um spoiler com 15 das inúmeras palestras e painéis do festival voltadas às inovações neste mercado. Vamos lá:
1 – O próximo estágio Bilionário da indústria da música – Andre Izidro (Atabaque)
2 – Como nascem as trends e como surfá-las? Viviane Silvestre (TikTok)
3 – Artistas e negociações musicais – na prática – Filipi Minatel (Alok Music)
4 – A Cultura do Live Streaming – Rafa Hessel (Twitch Brasil)
5 – Inovação no Music Business: muito além do Streaming – Cinthya Ruys (Sony Music), Luciana Almeida (Filtr Brasil) e Sâmella Freitas (Sony Music)
6 – Marketing musical – Nem senhor, nem refém: faça as pazes com o algoritmo aliando-se à base de fãs – Danielle Lage (BMG Brasil)
7 – Tecnologia + música = novos investimentos – Fernando Gabriel (STRM)
8 – Um panorama da música na Web3 e as ferramentas disponíveis para a cadeia produtiva da música – Afonso Marcondes (Sync Originals)
9 – Como criar uma marca na música usando o digital – Nathy Faria (La Otra – Espanha)
10 – Por Que A Sua Banda É Uma Merda? Um Guia Prático Para Entender Como Alavancar Sua Carreira – Guilherme Silva (Tidal Brasil, fundador e booker das bandas INKY e Pessoas Estranhas)
11 – O impacto dos virais na música atual – Bruno Dias (Jornalista e Music Content Specialist)
12 – Música 3.0: visões inovadoras sobre o que está por vir – Felippe Llerena (Nikita Music Digital) e Béco Dranoff (A&R e consultor artístico dedicado à exportação da MPB para o mundo)
13 – Distribuição digital: estratégia, conteúdo e resultados – João Cabral (SoundOn – ByteDance)
14 – Como a Geração Z está moldando o Streaming de áudio – Ale Lima (Spotify)
15 – Inteligência de Dados na Música: para além dos números – Pedro Bontorim (CLAV Music Business Intelligence)
.
Frentes de conteúdo voltadas à Indústria da Música
As 15 acima são apenas algumas poucas de um line-up enorme. A parte voltada ao Music Business terá 3 frentes voltadas ao mercado da música: 1) tecnologia e práticas inovadoras; 2) ferramentas de negócios e inspiração para artistas e produtores; 3) conexão com outras áreas, como design, marcas, cinema, negócios, publicidade, games e startups, possível pela união de temas e profissionais tão diversos que o HackTown proporciona. Além, é claro, dos showcases de artistas e bandas, que incluem nomes como Terno Rei, O Grilo, Rodrigo Alarcom, Far From Alaska, entre outros, e de projetos como o global Sofar Sounds, que estará no festival pela terceira vez.
Sobre o HackTown
Inspirado no festival norte-americano SXSW e no alemão Tech Open Air, o HackTown tem um formato bem diferente do habitual, altamente propício à troca de ideias e à conexão entre pessoas. “O fato de ocuparmos uma cidade quase toda, com atividades espalhadas e um público de milhares e milhares de pessoas imersas durante quatro dias, proporciona um networking muito mais amplo e intenso do que nos eventos convencionais “, destaca João Rubens Costa, um dos sócios organizadores. “Nosso design de experiência é focado em promover encontros, com locais muito próximos uns aos outros, rotas bem fáceis de serem percorridas a pé e muitas surpresas pelo caminho”, completa.
Os ingressos para o HackTown 2022 são limitados e estão a venda (últimas unidades do último lote) em www.hacktown.com.br. Vale a pena conferir.