Programação

6 de Sep Thursday
7 de Sep Friday
8 de Sep Saturday
9 de Sep Sunday
07h às 8h
07h às 17h
Credenciamento
Teatro Inatel

O ingresso dá direito a curtir toda a programação oficial do Hack Town. O credenciamento é feito apenas uma vez no evento todo.

07h às 09h30
Festa Wake
Espaço Remind (CVT ETE FMC)

Ingresso: 1kg de alimento não-perecível

 

A Wake é um experimento social que desafia as pessoas a reinventarem sua rotina, em uma festa matinal que reúne yoga, dança, meditação e gastronomia saudável. Mais que acordar cedo, ela convida cada um a protagonizar o início de uma mudança na relação consigo mesmo, os outros e a cidade onde vive.

08h às 9h
1 Workshop / 18 Palestras
Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Pessoas e pequenas ações que transformam as cidades
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Histórias de projetos bacanas (e independentes) que transformaram um pouco como as pessoas se relacionam com os espaços compartilhados das cidades em diversas áreas: bike/mobilidade, meio ambiente, arte urbana, entre outras. Como essas iniciativas funcionam concretamente? Com esses exemplos reais, além de mostrar o trabalho que já foi e está sendo feito, queremos inspirar as pessoas a também serem agentes de transformação nos espaços públicos da cidade.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – As redes industriais e a indústria 4.0
Sala 15 (Inatel)

A palestra irá abordar as funcionalidades, aplicações e conceitos dos principais protocolos de comunicação industrial aplicado ao conceito de industria 4.0.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – O futuro do trabalho: por que empreender vai te tornar um bom profissional?
Sala 20 (Inatel)

Uma conversa sobre as tendências no mundo do trabalho, abordando a trabalhabilidade como um fator para a entrada ou manutenção para se manter no mercado de trabalho. Será discutida a perspectiva do empreendedorismo e do intraempreendedorismo como alternativa viável e segura para desenvolvimento do perfil de um profissional qualificado.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – UI: que trem é esse?
Superlogica Labs (Inatel)

O objetivo é mostrar ao empresário, designer e desenvolvedor metodologias para o desenvolvimento de produtos em startups e mindsets para construção de uma interface consistente, clara, flexível e eficaz, apresentando desafios e resultados reais que tivemos aqui no OWLI. Trazer soluções de como combinar componentes (conteúdos, formulários, campos, botões) e comportamentos de forma coesa para melhor experiência do usuário. A interface do seu produto é o ponto tangível que pode transformar a experiência do cliente dentro da sua marca.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Blockchain: State of the Market 2018/Q2
BlockSpace (Inatel)

Nesta palestra, falaremos do estado do mercado, cobrindo os principais aspectos como regulamentação, investimentos, tendências tecnológicas e de mercado.

Workshop
08h30 às 11h
Workshop – Desenho técnico de soluções com Blockchain
BlockSpace (Inatel)

Esse workshop tem o objetivo de trabalhar aspectos práticos de projetos Blockchain, levando em consideração características de negócio para definição da arquitetura da solução.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Hackeando Relacionamentos: como identificar, ressignificar e transformar comportamentos
Hotel Real Palace

Uma conversa sobre como trazer à consciência e identificar aspectos de nossas tendências de comportamento no mundo do trabalho que estão impactando diretamente os resultados do negócio e em nossa vida; modelar a cultura corporativa ressignificando os relacionamentos; formar líderes que tenham o interesse genuíno nas pessoas e que entendam como construir relacionamentos que tragam resultados saudáveis, sustentáveis e inovadores para o negócio por meio da sua própria transformação, impactando a mudança no ambiente de trabalho.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Project Based Learning: reengenharia no ensino da Engenharia
Espaço Pixel TI

Palestra abordando a necessidade de ruptura com o atual modelo de educação em engenharia e a apresentação de pesquisas e experiências reais, em particular, a ferramenta do aprendizado baseado em projetos.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Você conhece o seu MTP? Se não, passou da hora de saber um pouco mais.
Ginásio Alcidão

Já dizia Peter Diamandis, “Encontre algo pelo qual você morreria e viva para isso”. Esse é o principal combustível que tem movido as principais organizações que crescem exponencialmente no mundo e o chamamos de MTP (Massive Tranformative Purpose). Discutiremos nessa palestra sobre MTP e seus impactos nas empresas e também na vida de cada um de nós.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Debate – Inovação e empreendedorismo no interior de Minas
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

As comunidades de Uberlândia, Diamantina e Itabira apresentarão como está sendo o processo de construção de seus ecossistemas.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Hackeando sua própria carreira
Restaurante Papão

Vamos conversar sobre os métodos inovadores de formação para aproveitar e conquistar oportunidades de carreira: a importância do desenvolvimento e planejamento da trajetória profissional e como desenvolver suas competências pensando no futuro e nas mudanças tecnológicas.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – FLOW: hipnose para alta performance
Associação José do Patrocínio

Conversa sobre o poder da hipnose, sobre o funcionamento da mente humana e de como ela influência positiva e negativamente no seu desempenho, seja na vida pessoal, profissional ou nos esportes.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Técnicas de sequenciamento genômico e bioinformática aplicada à oncologia pediátrica
Sala 2 (ETE FMC)

Mundialmente, o câncer é uma das maiores causas de morte em países desenvolvidos. Em crianças de 0 a 14 anos o câncer mais frequente são as leucemias, especificamente, a leucemia linfocítica aguda (LLA), correspondendo a 26% de todos os casos, seguido por tumores cerebrais e outros do sistema nervoso central (21%). A utilização de análises genômicas como, sequenciamento do DNA e RNA, é útil em qualquer área da saúde, uma vez que, permite a compreensão mais detalhada de alterações moleculares, ou seja, bases genéticas de diversas doenças, incluindo o câncer.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Desvendando a Indústria 4.0
Sala 3 (ETE FMC)

Palestra interativa com o intuito de mostrar que a Indústria 4.0 já é realidade, não é coisa de outro mundo e é para acessível a todos.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – A importância da Reserva Biológica Mítzi Brandão para Santa Rita do Sapucaí
Sala 4 (ETE FMC)

Será apresentado um breve histórico da criação e pesquisas conduzidas na Reserva Biológica Mitzi Brandão em Santa Rita do Sapucaí, MG. Serão apresentadas fotos de mais de 300 espécies de fungos, plantas e animais que ocorrem na reserva, exemplificando sua importância para a qualidade da água consumida em Santa Rita do Sapucaí, além da importância na farmácia, medicina, alimentação e agricultura.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Smart Cities: dos livros para o mundo real
Auditório da ETE FMC

Como as tecnologias da informação e da comunicação podem ajudar no desenvolvimento de cidades mais inteligentes? Como a participação de seus moradores pode fazer a diferença neste processo? Como a tecnologia e as pessoas podem ajudar a melhorar o cotidiano das cidades? Este debate vai unir perspectivas e áreas diferentes, afim de discutir as possibilidades e os impactos dessa nova dinâmica.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Sobre Identificar, Potencializar e Concretizar
Anfiteatro da ETE FMC

Qual a relação do seu modus operandi com a missão da sua empresa? Independente da sua organização ter ou não um processo bem definido, este está alinhado com a missão da mesma? Nesta palestra vou explicar, através de cases, a importância de cada etapa de um processo de inovação.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Empreendedorismo de impacto com Facebook
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Conheça mais sobre geração de impacto e empreendedorismo social do Facebook.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
[CANCELADO] Palestra – Anotações visuais
O Cortês Pizzaria

Talvez você já tenha tentado muitas teorias e ferramentas para te ajudar na construção de conteúdo e nas tomadas de decisões! Muitas vezes apenas precisamos retomar a estruturação das nossas ideias e ativar nossa criatividade para aumentar a nossa performance individual e do nosso time. Fazer anotações visuais pode te ajudar a alcançar tudo isso.

10h às 11h
25 Palestras
Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – O Doutrinador: do quadrinho ao cinema
Teatro Inatel

O processo de adaptação de O Doutrinador, primeiro filme nacional baseado numa HQ de super-herói brasileiro e a criação da Guará Entretenimento.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Como a tecnologia e os novos modelos estão mudando paradigmas
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Conversa sobre serviços inteligentes, novos formatos de remuneração (ex. pay per use, co-pay), serviços onde antes haviam produtos, ‘sacadas’ e substituições criativas, tecnologia criando produtos e dinâmicas antes impensáveis, novos canais de distribuição, com exemplos de como isso tem acontecido na comunicação.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Como um post no Facebook se tornou um negócio de impacto social com uma comunidade exponencial de mais de 250 mil pessoas?
Sala 15 (Inatel)

Conheça o case da Rededots e seus aprendizados, otimismo e anticonformismo. Uma trajetória que partiu de um simples post no Facebook até se tornar um negócio de impacto social tendo por trás uma comunidade exponencial com mais de 250 mil pessoas. A força do storytelling, da Inteligência coletiva e empatia solucionando problemas reais e universais como a desigualdade de renda.

Palestra / Debate
10h às 11h
[CANCELADO] Palestra – Economics of Innovation: como investimentos em inovação afetam dinâmicas econômicas locais?
Sala 16 (Inatel)

Apresentação que irá explorar o caso de Santa Rita do Sapucaí e outros polos nacionais de tecnologia.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Chatbots vs. Nudgebots
Sala 17 (Inatel)

Nesta talk você irá conhecer mais sobre as características de um NudgeBot (incluindo as diferenças ao ser comparado com um ChatBot). Vai ver exemplos reais de como a MGov, uma startup brasileira (e pioneira no Brasil) tem utilizado este conceito para o impacto social, com casos reais de uso para formação de hábitos financeiros mais saudáveis e impacto na aprendizagem dos alunos de escolas públicas.

Palestra / Debate
10h às 11h
Debate – Empreendedorismo criativo fora dos grandes centros: desafios e oportunidades
Sala 20 (Inatel)

Uma conversa com empreendedores criativos que vem se destacando, mesmo estando fora dos grandes centros, e superando desafios muitas vezes diferentes do que se tem nas grandes cidades. Neste cenário, o que muda? Quais são as oportunidades? Quais são os desafios?

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Aplicando UX na produção de vídeo
Superlogica Labs (Inatel)

Apresentação sobre como os princípios do UX fazem a diferença, se bem aplicados, na produção de conteúdos em vídeos.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Revolução Blockchain: mudando o mundo bloco por bloco
BlockSpace (Inatel)

Uma visão sobre a oportunidade que o Blockchain e a internet de valor representam na inovação dos modelos de negócio, trazendo para bilhões de pessoas a inclusão econômica e a prosperidade, numa economia distribuída e mais justa.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – O que nós aprendemos criando 2.000 Startups?
Espaço Pixel TI

Este ano fomos um dos 5 escolhidos dentre 700 submissões brasileiras para representar o Brasil em um dos maiores festivais de inovação e criatividade do mundo, o SXSW. Esta palestra é sobre compartilhar nossas experiencias e aprendizados no processo de transformação da nossa faculdade para um modelo voltado ao empreendedorismo. “Learning by doing”, “Problem Based Learning” e “Experience Based Learning” foram nossos guias nesta profunda transformação. Todos os nossos estudantes desenvolvem uma startup conectando o que aprenderam com problemas do mundo real. Nesta jornada já foram criadas mais de 2000 startups e agora queremos compartilhar o que aprendemos.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Financiamento Privado na Música: do Canvas ao Investidor
Hotel Real Palace

Abordagem sobre como o empreendedorismo está transformando a dinâmica de diferentes segmentos na indústria da Música. O novo comportamento do artista possibilita um contato mais próximo ao mercado de capitais para busca de novas formas de financiamento. Serão abordados os fatores que possibilitam diálogo entre artistas e agentes financeiros por meio de capacitação empreendedora, assim como ferramentas que possibilitem à organização simplificada das atividades artísticas. Por fim, revelam-se aspectos metodológicos para a condução de um Plano de Carreira orientado a negócios e para elaboração de materiais específicos para rodadas de investimento (pitch de captação).

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Mulheres em carreiras científicas e tecnológicas
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Como foi historicamente a participação das mulheres nas instituições produtoras de ciência e tecnologia no Brasil? Como é sua vivência/experiência nesses espaços? Há ainda desigualdade/discriminação/assédio? Como as instituições (e as mulheres) têm encarado essas questões? Esse cenário institucional, demarcado pelo gênero, tem impactos sobre a ciência e a tecnologia que se constrói e sobre a sociedade em que vivemos? Essas são algumas das questões que nos propomos a apresentar neste espaço.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – IoT: O presente transformado pelas startups
O Cortês Pizzaria

Como vai ser a nossa vida no futuro? Como vai ser nossa vida na cidade e no campo? Tudo nos leva a crer que teremos tecnologia que nos auxiliam com diferentes afazeres e trabalhos e nos propicia uma vida bem diferente da que temos hoje. O movimento maker e o movimento de startups fizeram com que novas ideias e produtos surgissem e que isso impactasse de forma definitiva a forma com que fazemos negócios e nos relacionamos um com os outros. Nesse debate propomos uma discussão de como vai ser o futuro das tecnologias que envolvem Hardware, a importância do Movimento Maker para o desenvolvimento dessas tecnologias, discutiremos como estamos construindo o futuro agora do homem do campo e também na educação de nossos filhos e as oportunidades nessa área de tecnologia, em especial IoT. Será também apresentado como isso está sendo feito no Brasil e as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores pra viabilizar essa transformação.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Educação Vocal: a consciência da voz falada, rimada e cantada
Restaurante Papão

Treinamento Vocal? Cuidados Vocais? Longevidade Vocal? Para quê? Para quem? e porque? São perguntas que serão respondidas em uma dinâmica de diálogo, onde Ana Terra Pompeu e Bruna Caram, ambas sócias fundadoras da Cor e Voz (empresa especializada em Voz Profissional Artística), dividem suas experiências com grandes nomes da música brasileira caminhando do backstage à rotina diária de trabalho, e enaltecendo a importância do profissional da voz desenvolver suas habilidades vocais visualizado aumento de desempenho, qualidade e longevidade vocal.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Música Regional: do Regional ao Rock Rural
Associação José do Patrocínio

A música regional é permeada de histórias das cidades em que elas estão mais presentes. Normalmente, estavam mais inseridas nas cidades pequenas. No entanto, este contexto tem mudado bastante de uns anos para cá, com a música regional se misturando com um monte de influências, resultando em outros estilos musicais, como Rock Rural. Como o artista deste segmento pode se inserir? Como é o mercado? E quais são seus maiores desafios?

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Quando as Máquinas, por fim, nos libertarem das atividades de Máquinas que fazemos por tanto tempo, o que faremos nós então?
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Com a humanidade as vésperas de receber em larga escala, tecnologias poderosas com o potencial de libertar pessoas de atividades repetitivas como AI & Robotização, desmaterializar mundos para democratizá-los como VR/AR/MR, desentermediar as trocas humanas, como Blockchain, e gerar insights probabilísticos como a Computação Quântica. A humanidade passará pela maior fase de ressignificação de sua história moderna, onde ondas não só de Desempregados, mas de Desempregáveis, precisarão desenvolver novas formas de organizações sociais. Vamos conversar sobre formas nos prepararmos para o Futuro já está entre nós.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Criatividade e Inovação com a genialidade da natureza: Biomimética
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Biomimética é um conjunto de métodos e processos que criam a conexão entre a natureza e a demanda de inovação e criação pelo homem. Promove um novo olhar e traduz a natureza como uma universidade viva. Amplia a criatividade e agrega as pessoas para a co-criação.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Inovação na Real: como inovar mão na massa
Sala 1 (ETE FMC)

Inovar pra valer é, ao mesmo tempo, mais simples e mais difícil do que se acredita. Nesta palestra, vamos apresentar casos e experiências concretas de inovação, que resultam em mudanças reais de comportamento na sociedade, criam novos mercados e alteram o ecossistema sócio-econômico. E o público vai ter a chance de experimentar, na hora, o que é inovação na real.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – A magia da criação de Jogos Digitais por meio de Game Jams
Sala 2 (ETE FMC)

Você sabe o que é uma Game Jam? Como é possível criar um jogo a partir do zero em um desafio de 36 horas? Nesta palestra serão apresentados detalhes de funcionamento de uma das maiores Game Jam indoor do Brasil, o Coding, Pizza & Glory e serão dadas dicas valiosas pra quem quer se tornar um verdadeiro desenvolvedor de jogos (Game Dev).

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Mulheres na tecnologia: desafios da área, tecnologias em alta. Por onde começar?
Sala 3 (ETE FMC)

Esta palestra vai apresentar os desafios encontrados por mulheres que atuam na área da computação: como chegamos até aqui, e como se manter atualizada diante das novas tecnologias que surgem a cada instante.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Realidade Aumentada para o varejo: a tecnologia como plataforma e os impactos de ações gamificadas
Sala 4 (ETE FMC)

Por que mesmo existindo tecnologia suficiente, e diversas aplicações de impacto, a Realidade Aumentada ainda não decolou como negócio no Brasil? Chegou a hora de desmistificar e simplificar o entendimento mostrando como é possível desenvolver projetos a baixíssimos custos, seja para o seu dia-a-dia, para ações de marketing, eventos e ações gamificadas que estão impactando o Varejo.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Mensurando o Valor da Equidade
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Apresentação baseada em um paper escrito pelo Facebook e apresentado no Congresso da ESOMAR em 2018 sobre o valor da comunicação inclusiva para marcas.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Caos, criatividade e complexidade em times
Auditório da ETE FMC

Por que enfrentamos o caos quando escalamos ambientes ou negócios criativos? Quais alternativas temos para enfrentar esse problema? Abordaremos a origem e as possíveis soluções para o problema.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Nova era para inovação nos municípios: Lei Geral de Proteção de Dados como fonte de inspiração para soluções em Tecnologia e Sociedade
Anfiteatro da ETE FMC

Apresentação do impacto das novas leis (GDPR, LGPD e Marco Civil) no ambiente de inovação municipal, indicando caminhos a serem seguidos para incentivar a criação de soluções para necessidades básicas (mobilidade, segurança, saúde e educação) sem perder de vista o necessário respeito à privacidade do cidadão.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – A diversidade como ferramenta de inovação
Ginásio Alcidão

Muito se tem falado sobre diversidade nas campanhas publicitárias: todas as minorias estão empoderadas nas propagandas. Mas onde está essa diversidade nos times das agências de comunicação? Nessa palestra/bate-papo Bruno conta como a diversidade humana é essencial para a construção de um time de fato criativo.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Machine Learning
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

10h às 23h
Festival de Gastronomia Sabores do Vale
Praça Santa Rita

Festival Gastronômico e Cultural parceiro do HackTown que reúne chefs profissionais e amadores para servir ao público pratos da culinária nacional e estrangeira em porções individuais e preços acessíveis.

11h às 12h
1 Workshop / 26 Palestras / 2 Showcases
Showcase
11h às 12h
Showcase: Despejadas
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

A banda nasceu em 2014, na periferia de Guarulhos, formada por Lídia Martiniano (voz e cordas), Nataly Ferreira (voz e cordas), Vitória Silva (voz e percussão), Bruna Duarte (contrabaixo), Bruna Black (voz e bateria) e Ariadne Pereira (percussão). Juntas, cantam e contam a história de cada singularidade presente na banda, que infelizmente é comum para a realidade de mulheres, jovens de baixa renda, negros e negras e pessoas em estado de vulnerabilidade em geral. Sua missão é transformar em poesia essa realidade dura, que produz resistências cotidianas. O primeiro álbum da banda, intitulado “SouFrida Luta” foi lançado em 2018. Cada música é um grito contra a opressão e violência dos poderosos. Um grito contra o machismo, a LGBTQI+fobia, o racismo e a intolerância religiosa. um grito de liberdade e justiça. E acima de tudo, um grito de esperança, daqueles que ousam acreditar e criam meios para uma sociedade mais justa e igualitária.

Showcase
11h às 12h
Showcase: As Despejadas
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

A banda nasceu em 2014, na periferia de Guarulhos, formada por Lídia Martiniano (voz e cordas), Nataly Ferreira (voz e cordas), Vitória Silva (voz e percussão), Bruna Duarte (contrabaixo), Bruna Black (voz e bateria) e Ariadne Pereira (percussão). Juntas, cantam e contam a história de cada singularidade presente na banda, que infelizmente é comum para a realidade de mulheres, jovens de baixa renda, negros e negras e pessoas em estado de vulnerabilidade em geral. Sua missão é transformar em poesia essa realidade dura, que produz resistências cotidianas. O primeiro álbum da banda, intitulado “SouFrida Luta” foi lançado em 2018. Cada música é um grito contra a opressão e violência dos poderosos. Um grito contra o machismo, a LGBTQI+fobia, o racismo e a intolerância religiosa. um grito de liberdade e justiça. E acima de tudo, um grito de esperança, daqueles que ousam acreditar e criam meios para uma sociedade mais justa e igualitária.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – As vozes do mundo e os vetores que estão impactando os negócios
Teatro Inatel

Confiança e Ética. Diversidade e Equidade. Economia da Felicidade e Economia Circular, os vetores que estão transformando o mundo dos negócios e que são consequência natural das questões culturais, sociais e ambientais que definiram a forma de agir do último século e têm impactado, fortemente, o desenvolvimento e as relações humanas nas últimas décadas. O futuro é o lugar que estamos construindo através das decisões que estamos tomando agora e lidar com o que isso significa pode até parecer uma escolha, mas não é. Não somos fruto do acaso, nunca fomos. Somos uma série histórica e nascemos com capacidade de processamento suficiente para correlacionar fatos e perceber as mudanças enquanto elas acontecem. O mundo tem sempre algo a dizer. Que tal parar ouvir as vozes do mundo agora?

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Innovation Talks
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Os fundadores/criadores das startups e iniciativas mais inovadoras se juntam para contar um pouco do porque fazem o que fazem. A dinâmica é bem parecida com a do TEDx, com apresentações sequenciais rápidas de até 18 minutos.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – A representatividade Negra nos Games
Sala 15 (Inatel)

A representatividade negra nos games trará a perspectiva da produtora acerca da presença da comunidade negra no desenvolvimento de jogos independente no Brasil, além das escolhas durante o processo de criação do jogo “A Nova Califórnia” e a importância do olhar de negros e negras para uma construção mais diversa da produção e consumo de jogos.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Inovação Aberta como mecanismo de desenvolvimento econômico em cenários emergentes
Sala 16 (Inatel)

Vamos falar um pouco como é desenvolver inovação em um dos estados mais pobres do país e contar como foi criar o primeiro open space do Maranhão e gerar impacto através da inovação aberta em parceria com empresas como a Vale SA.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – UX e IoT
Sala 17 (Inatel)

Como as pessoas se comunicam com as coisas e as coisas com as pessoas. Uma história com final feliz. Ou não.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Design Antecipatório: como essa tendência de UX pode mudar nossa relação com a tecnologia
Superlogica Labs (Inatel)

O desenvolvimento tecnológico em direção às experiências antecipadas é aguardado por muitos, uma vez que o cérebro humano não foi feito para o número de escolhas que temos que tomar diariamente. Nessa conversa quero falar um pouco sobre esse novo campo do design e os desafios éticos que enfrentamos durante o desenvolvimento de sistemas de antecipação baseados em aprendizagem mecânica (machine learning). Falaremos também sobre temas como privacidade, propriedade (de dados), nível de automação, bolha de experiência e livre arbítrio.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Blockchain: demonstrando o registro de informações ao vivo
BlockSpace (Inatel)

Apresentação de fundamentos de blockchain Ethereum e smart contracts enquanto demonstra-se a mineração em rede privada e transações ao vivo, através da execução de smart contracts para registro de informações.

Workshop
11h30 às 14h
Workshop – Revolução Próspera: criando uma DAO com o Blockchain
BlockSpace (Inatel)

Em cima da experiência da prospera e utilizando os conceitos e a tecnologia do Blockchain, os participantes serão provocados a exercitar a criação de uma DAO como alternativa para organizações tradicionais.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Debate – Marketing Digital e Estratégias na Música
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Como otimizar a performance da música no ambiente digital? As transformações do mercado e os novos formatos de consumo precisam de novas estratégias. Entenda como trabalhar as redes sociais e as plataformas digitais neste momento tão democrático da música. No mic, Daniela Rodrigues (Empresária do Rashid) e Marina Amano (Listo Music), duas mulheres que conquistaram espaço nesse ambiente predominantemente masculino (moderação de Julio Mossil).

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Abrindo a Caixa-Preta da Inteligência Artificial
Espaço Pixel TI

O Machine Learning vem trazendo grandes avanços para a Inteligência Artificial, proporcionando inovações que vão desde gadgets que entendem o que a gente fala até os carros autônomos, bem como a criação de modelos de negócio disruptivos. No entanto, grande parte das técnicas de Machine Learning são consideradas caixa-preta, ou seja, elas chegam a um resultado sem conseguir explicar muito bem o por quê. Essa palestra irá abordar motivações por trás da necessidade de se conseguir explicar resultados de modelos de Machine Learning e irá apresentar algumas técnicas de interpretabilidade criadas recentemente.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Os desafios da gestão de pessoas na organização de um festival
Hotel Real Palace

Organizar um evento, em especial um festival de grande porte, é uma jornada que tem como um dos maiores desafios a gestão de equipes muito diversas. Leonardo Reis e André Martinez irão apresentar um pouco de sua trajetória no gerenciamento de equipes envolvidas nas diversas áreas da produção de um evento. Além disso, irão debater as tendências na administração do principal recurso de qualquer festival: as pessoas.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Jornada She’sTech e a teoria das Portas de Vidro
Ginásio Alcidão

A fundadora do She’sTech conta sobre a jornada do movimento e traz a realidade das mulheres na tecnologia através de sua experiência pessoal e de dados de sua pesquisa que resultaram na teoria das “Portas de Vidro” – que são as barreiras invisíveis que afastam as mulheres do setor da tecnologia. “Não podemos mudar aquilo que não reconhecemos a existência. A conscientização é o primeiro passo para mudarmos o futuro das mulheres no setor.” Recentemente sua tese teve reconhecimento internacional, sendo apresentada no Tech SuperWomen Summit em São Francisco e no Global Google GDG Community Groups Leaders Summit no Googleplex – Vale do Silício.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Fazendo com as próprias mãos: arte e cultura maker
Associação José do Patrocínio

Palestra sobre a relação da arte, sobretudo a que envolve o ofício do artífice (no sentido de trabalhar com as mãos), com a cultura maker, e a tendência atual do ser humano em realizar projetos que pressupõem o envolvimento do realizador em cada objeto final.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – O estresse é emburrecedor
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Atualmente, o estresse crônico afeta mais de 90% da população mundial sendo considerado uma pandemia da qual está associado a diversas patologias como Distúrbios Congnitivos, Síndrome da Fadiga Crônica, Burnout, Diabetes, Câncer, Obesidade, Hipertensão Arterial, Gastrite Nervosa, entre outras. Quando buscamos a máxima performance em todas as áreas de nossas vidas, devemos olhar de forma integrada para todos os possíveis fatores relacionados a este mecanismo de estresse, tais como: alimentação, atividade física, qualidade de sono, pensamentos, emoções, relacionamentos, espiritualidade, lazer e recursos financeiro. Através da integração dos conhecimentos das ciências Oriental (Ayurveda) e Ocidental, há ferramentas práticas usadas como potenciais antídotos aos efeitos deletérios deste grande mal. Dotados desta consciência, assumimos à corresponsabilidade pelo nosso auto cuidado e por uma sociedade mais saudável e pró ativa.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Como criar cidadãos protagonistas?
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Dêxa eeuuu!!! é o grito de uma geração que quer se apropriar das suas escolhas. Já não adianta mais produzir conteúdo de qualidade. É preciso criar ferramentas interativas que fomentem mudança de hábitos.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra: Novas tendências e inovação no RH
Sala 1 (ETE FMC)

Estamos vivendo tempos fluidos onde a aceleração de ideias e mudanças nos obriga a abandonar antigas formas de fazer as coisas para abrir espaço para um novo que não sabemos direito o que é. Neste mundo, onde as pessoas buscam significado, experiência e novas formas de trabalho, o RH precisa assumir um papel de multiplicador de inovação organizacional e um curador e pesquisador de novas tendências. Contudo, esse olhar no presente e no futuro ao mesmo tempo não é uma tarefa simples. Nesta palestra, falaremos sobre as principais tendências de RH que estão surgindo dentro deste mindset fluido para que o RH consiga construir uma jornada do colaborador com significado e experiência e seja o condutor da transformação organizacional através da inovação.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Customer Success como vetor de resultados em sua Startup
Sala 2 (ETE FMC)

Neste bate papo vamos discutir a fundo aplicações práticas de como Customer Success pode ser metrificado em startups SaaS e não SaaS, além de como sua interação com a área de vendas pode trazer grandes resultados financeiros.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – 10 lições que aprendi ao criar uma marca SLOW
Sala 3 (ETE FMC)

Vamos conversar sobre os primeiros passos (anos) de uma marca de moda? Ralar o joelho, levantar, sair correndo, cambaleando e se apoiar, respirar para, finalmente, começar uma caminhada. Vamos trocar sobre os movimentos culturais; marcas; pessoas incríveis… Assuntos legais como: o que está rolando na tecnologia, valor compartilhado… afinal, o que é SLOW? Como anda o varejo? Será que está muito chato? Enfim! Vamos compartilhar dúvidas, insights, quebrar mitos? Quais as verdades? Esse é o momento!

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – O papel da Inteligência Socioemocional na formação de futuros empreendedores
Sala 4 (ETE FMC)

É possível promover autoconhecimento, autoconsciência e melhoria nas relações sem ter que gastar muito dinheiro. Conheça as técnicas cientificamente comprovadas, que hoje são utilizadas em projetos sociais para possibilitar que crianças e jovens possam atingir o máximo de suas potencialidades, através da educação e da integração entre corpo e mente para que construam um mundo melhor.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Desmistificando a Inovação Aberta
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Conversa sobre como grandes empresas estão se tornando plataforma para todo o ecossistema de Inovação Aberta, se conectando à startups, universidades, centros de pesquisa, governo e à seus próprios funcionários com mais propósito.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Somos Todos Designers
Auditório da ETE FMC

A atividade explora os aspectos distintivos da cultura e da natureza dos designers. Esses aspectos compõem o modelo de atitudes do design estratégico que pode ajudar as organizações na busca de inovação e como forma de se manterem competitivas.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Testes de invasão em aplicações mobile
Anfiteatro da ETE FMC

Nos últimos anos o desenvolvimento de aplicações mobile para as plataformas Android e iOS cresceram absurdamente e em paralelo a isto começou a surgir os incidentes de segurança envolvendo estas tecnologias. O objetivo desta palestra é mostrar como é realizado o pentest em aplicações desta categoria.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Biohacking e bioética em debate: nós precisamos conversar sobre isso
Sala 21 (ETE FMC)

Movimento Meu DNA: Você é a favor de aprimorar o seu corpo através da edição genética? Você mudaria a cor da pele do seu filho? Como você acha que o governo deve proceder sobre questões éticas e morais da biologia sintética? Participe de debates sobre temas polêmicos e relevantes num formato interativo e ative uma rede de opinião coletiva.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – As diferenças da carreira artista no Brasil e no exterior
O Cortês Pizzaria

Uma conversa para evidenciar os aspectos mais importantes da construção sólida de uma carreira artística, tendo como base o circuito mais profissional e disputado de venues e festivais de música, e relatar as diferenças desses aspectos entre Brasil e exterior, diante da sua própria experiência de ter primeiro vivido o cenário internacional, antes de regressar ao Brasil.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Vale da Eletrônica: como uma cidade com menos de 40 mil habitantes tornou-se referência internacional em tecnologia
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Em Santa Rita, a tranquilidade típica do interior contrasta com o ritmo acelerado das inovações. O município de apenas 40 mil habitantes abriga o Vale da Eletrônica, formado por três instituições de ensino de ponta em tecnologia e mais de 150 empresas e startups de setores que vão da Tecnologia da Informação à Telecomunicações. Além disso, a cidade sedia o desenvolvimento de altas tecnologias como o 5G e é espaço de testes para soluções em IoT. Não é por acaso que, somente em 2017, o polo faturou um total de R$ 3 bilhões. Neste debate, você vai conhecer um pouco sobre as origens, o presente e perspectivas futuras de um lugar tão singular.

11h30 às 20h
Casa da Mia Discos
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

A loja de discos oficial do Hacktown. Venda, compra e troca de discos de Vinil.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Internet of Things (IoT)
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Como criamos a NuConta
Sala 20 (Inatel)

O Nubank existe para combater a complexidade. Mas criar algo simples não é tão simples. Vou compartilhar como foi o processo de design da NuConta – nossos acertos, erros, aprendizados, questionamentos e como nos adaptamos até chegarmos à essência do que é uma conta.

12h às 13h
2 Showcases
Showcase
12h15 às 13h15
Showcase: Coyotes
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Coyotes é um projeto experimental de rock alternativo criado por Júlio Cardoso. Misturando ingredientes essenciais do rock como riffs bem elaborados e composições emblemáticas, a Coyotes inova mirando em um pop visceral. Com um EP no currículo, considerado um dos melhores lançamentos nacionais de 2013, Júlio prepara o lançamento do primeiro disco cheio da carreira. O “Música para Humanos” vai retratar a vivência e experiência humana a partir do olhar do Coyote. Ele canta e uiva para que o Ser Humano chegue ao âmago de suas experiências e questione o motivo de suas ações e a forma como lida com seus próprios sentimentos.

Showcase
12h40 às 13h30
Showcase: Trema
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Desde 1997 na ativa, a banda tem um som vigoroso com letras inteligentes. O álbum “Na Capital”, com 10 faixas autorais inéditas, foi lançado em abril de 2018, e conta com algumas participações especiais, como a do genial André Abujamra dividindo os vocais na faixa “Capital” e Adriano Grineberg (um dos maiores músicos de blues do Brasil) nos teclados de “Vida Boa”. Juntos há 21 anos, os integrantes da banda fizeram uma escolha. Ou a Trema permaneceria entre as milhares de bandas autorais brasileiras que batalham por oportunidade mostrando fragmentos de seu trabalho pela escassez de recursos, ou… não importava quanto demorasse, optaria pela qualidade extrema. Levou um bom tempo, mas seguiram com a segunda opção.

13h às 14h
25 Palestras / 2 Showcases
Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O que vocês têm de Beta aí? Traduzindo tecnologia para criação publicitária.
Teatro Inatel

Uma abordagem que conta como o Zoo trabalha com pesquisa e desenvolvimento para traduzir a inovação feita em engenharia, dentro e fora do Google, para o mercado de comunicação e publicidade.

Palestra / Debate
13h às 14h
Innovation Talks
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Os fundadores/criadores das startups e iniciativas mais inovadoras se juntam para contar um pouco do porque fazem o que fazem. A dinâmica é bem parecida com a do TEDx, com apresentações sequenciais rápidas de até 18 minutos.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O hiper-realismo das vozes virtuais
Sala 15 (Inatel)

A inteligência artificial do Google já utiliza uma tecnologia de voz tão sofisticada que uma assistente virtual consegue ligar para você por telefone e iniciar uma conversa, sem você perceber que está falando com uma máquina. Se o Teste de Turing já é algo do passado, o que podemos esperar da próxima encarnação de assistentes como a Siri da Apple, Alexa da Amazon e Watson da IBM? Quais são as implicações de vozes virtuais hiper-realistas?

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Open Innovation: o que as empresas têm feito para se adaptar à onda das startups
Sala 16 (Inatel)

Inovação não é mais um diferencial, é uma necessidade. As empresas que já entenderam isso tem buscado se aproximar das novas tecnologias que trarão a disrupção para seu mercado, afinal, é muito mais fácil ter a disrupção crescendo dentro de casa do que na casa de um concorrente. E mais fácil que começar todo o processo de pesquisa de desenvolvimento dentro de uma empresa dinossauro, é se conectar com empresas que tem inovação na veia, desde o nascimento: as startups.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Por que sua empresa precisa de um Lab de Inovação?
Sala 17 (Inatel)

Um Lab de Inovação é uma parte da estratégia que algumas empresas para ajudar na transformação digital. Então, se sua empresa está querendo se reinventar e transformar a cultura, criar um lab de inovação pode ser uma opção interessante para acelerar este movimento? Se você quer saber mais sobre os pontos positivos e negativos, venha praticar desde papo.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Inovação Aberta e Novas Oportunidades de Investimentos Corporativos
Sala 20 (Inatel)

Uma conversa sobre a Jornada de Inovação Aberta no Brasil, como conectar empresas com ecossistema de inovação e novas oportunidades de investimento em startups utilizando leis de incentivo.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Fracassos do dia a dia
Superlogica Labs (Inatel)

Em um mundo onde o usuário está no controle de tudo é importante que os produtos que estão ao seu redor estejam preparados para atende-lo da melhor forma. Nessa palestra vamos entender os motivos que levam os usuários ao fracasso.

Palestra / Debate
13h às 14h
[CANCELADO] Palestra – O agro é negócio SIM!
Espaço Pixel TI

Você sabia que o Agronegócio é responsável por 24% do PIB do Brasil? E que emprega mais de 19 milhões de pessoas? Somos os maiores produtores do mundo de cana de açúcar, suco de laranja, café, carne de frango e o segundo em carne bovina e soja. Já chegou a hora do Brasil também ser referência mundial em tecnologia para o Agro. O Agro é Negócio SIM e você pode fazer parte.

Palestra / Debate
13h às 14h
Debate – Show me the Money: quais os caminho para estabelecer uma carreira musical?
Hotel Real Palace

Uma conversa sobre planejamento de carreira para artistas e bandas com especialistas do mercado. Quais os caminhos possíveis? Onde devo investir meu tempo e dinheiro? Show, edital, direitos autorais, mídia social, streaming? O que realmente funciona?

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O que é ser humano?
Ginásio Alcidão

Entre o humanismo e o dataísmo qual vai ser o futuro do humano e da humanidade? Uma jornada sobre definições de ser humano por algumas correntes de pensamento, o momento atual e algumas habilidades para o futuro.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Descobrindo o desconhecido com EventStorming
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

EventStorming é uma técnica criada pelo Alberto Brandolini que mostra como explorar e modelar um processo de negócio complexo. O EventStorming une as técnicas de modelagem ágil e a abordagem orientada a eventos, que leva a uma rápida exploração de problemas e estabelece uma abordagem colaborativa entre os principais participantes. O resultado é um modelo claro e tangível, construído rapidamente com a contribuição ativa de todas as pessoas envolvidas e que pode ajudar muito no momento atual de microserviços.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Data Science for Growth: Hacks Essenciais e Ciência de Dados Para o Crescimento de Negócios
O Cortês Pizzaria

Você aprenderá hacks e técnicas usadas pelas maiores Startups do mundo para gerar tração e acelerar o crescimento, com base no espírito do growth hacking e na ciência de dados.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O midstream como antídoto ao sertanejo universitário
Casarão femto

As gravadoras recuperaram sua força, o videoclipe se adaptou perfeitamente ao Youtube e as pessoas passam o dia inteiro ouvindo playlists em plataformas de streaming. Músicos independentes vêm ganhando espaço em festivais, mas rádios e TVs seguem abrindo portas apenas para ritmos populares. O jornalismo musical respira por aparelhos e os lançamentos praticamente não vêm mais acompanhados de qualquer informação. Assim, chegamos a 2018 reféns dos algorítmos e bombardeados por um sertanejo monotemático que nunca se gradua. E agora, como combater esse monopólio? A jornalista musical Laura Damasceno percorre esses e outros tópicos em defesa da consolidação do midstream no Brasil.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Quer Inovar? Conheça os seus Corporate Hackers
Associação José do Patrocínio

Bate papo sobre o que são os hackers corporativos, como eles agem dentro das organizações e como eles são os indutores da inovação.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O negócio de Mindfulness e o Mindfulness no negócio
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

O que é Mindfulness? Por que as empresas estão voltando seus olhos a essa prática milenar? Produtividade? Panacéia? Criatividade? Bem-estar? Que tal provar dessa fonte sem julgamentos?

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Drones e a Indústria 4.0
Sala 1 (ETE FMC)

Como um equipamento que conquistou o mundo como brinquedo, está revolucionando a indústria e comércio mundial? A todo momento novas aplicações surgem utilizando drones, sejam para missões simples de mapeamento à até missões autônomas de busca e resgate de vítimas. Nesse contexto, destaca-se um dos aspectos mais importantes desta indispensável tecnologia, sua proximidade com os conceitos de indústria 4.0, que aborda temas como Big Data, IoT e Machine Learning. A Black Bee Drones, pioneira na exploração destes recursos e reconhecida nacional e internacionalmente no desenvolvimento de drones inteligentes, apresenta a íntima relação entre Drones e a Indústria 4.0 em aplicações de alto impacto.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Jazz Thinking: criatividade e colaboração como motores da inovação
Sala 2 (ETE FMC)

O Jazz pode ser uma grande inspiração para quem quer inovar. Os jazzistas são grandes observadores, colaboradores e experimentadores. Habilidades essenciais para as organizações do século 21, que já entenderam que a já datada cartilha empresarial, de como lidar com funcionários e clientes, já não funciona mais.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Falhe rápido, cedo e barato: A arte da prototipação.
Sala 3 (ETE FMC)

Vamos olhar estratégias para prototipar, entender, testar e iterar em produtos digitais.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O universo dos Hackathons
Sala 4 (ETE FMC)

Hackathon é uma tendência global. No principio era foco de empresas de tecnologia, hoje acontece nos mais distintos segmentos de mercados e é usado como forma de inovação aberta. Nesta talk falaremos sobre boas práticas deste tipo de maratona e como deve ser preservado.

Palestra / Debate
13h às 14h
Debate – Como tornar as cidades mais inteligentes e conectadas?
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Como as tecnologias da informação e da comunicação podem ajudar no desenvolvimento de cidades mais inteligentes? Como a participação de seus moradores pode fazer a diferença neste processo? Como a tecnologia e as pessoas podem ajudar a melhorar o cotidiano das cidades? Este debate vai unir perspectivas e áreas diferentes, afim de discutir as possibilidades e os impactos dessa nova dinâmica.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – As luzes e sombras de escolher um caminho autêntico
Auditório da ETE FMC

Seis anos atrás, ao deixar a educação formal para empreender um sonho improvável dentro da própria educação, vivi na pele todas as dificuldades envolvidas no desafio ao status quo. De lá pra cá, muita coisa deu certo e muita coisa deu errado. Pela observação profunda das experiências, se desfizeram as idealizações do que significa alcançar uma carreira com propósito de sucesso, ser empreendedor social ou o conceito de felicidade por si só. Nesta palestra, minha intenção é compartilhar os principais aprendizados que tem contribuído para que o meu viver esteja cada vez mais alinhado com minha essência, sentindo menos pressão, ansiedade e angústia para encontrar as respostas certas.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Os bastidores da construção de um produto digital
Anfiteatro da ETE FMC

Seja um aplicativo no celular ou um site que você acessa no computador, os produtos digitais fazem parte do nosso dia a dia. Para trabalhar, para viajar, para divertir e até mesmo para comer, nós recorremos a esses softwares que facilitam a nossa vida e que já se tornaram essenciais na nossa rotina. Mas como funciona a construção desses produtos, e qual o time por trás de tudo isso? Como as funcionalidades são construídas e priorizadas? Quais são as metodologias utilizadas? Como o usuário é ouvido? Além de responder a essas e outras perguntas, nessa palestra vou compartilhar um pouco do que aprendi gerenciando o desenvolvimento de produtos digitais, além de contar como trabalha o time de produto na Sympla, a plataforma online de eventos líder no Brasil.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Analise comparativa das plataformas empresariais de Blockchain
BlockSpace (Inatel)

Durante esta palestra analisaremos os aspectos de negócio e de tecnologia relacionado aos diferentes Blockchains para aplicações empresarias incluindo Hyperledger, Corda e Ethereum Enterprise.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O resgate da potência orgástica feminina como via de transformação
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

O prazer sensorial é democrático, todos que tem um corpo podem desfrutá-lo. Mas, houve um momento em que o prazer feminino se tornou um tabu, algo de um mundo profano e depravado, e as mulheres impedidas de explorarem sua sexualidade. O corpo é um engenho sensorial capaz de proporcionar uma potência orgástica pouco conhecida para a maioria das mulheres, que se acostumaram com as migalhas prazerosas que recebem. Acessar a sensibilidade erógena do corpo como um caminho de autoconhecimento e autoestima pode ser a forma mais revolucionária e inclusiva de empoderamento feminino. Como resgatar essa potência orgástica há tanto tempo reprimida? Esta conversa, para homens e mulheres, pretende responder essa questão que pode ser um caminho libertador de transformação para todos.

Palestra / Debate
13h às 14h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

13h às 18h
Feirinha de Artesanato
ETE FMC

30 artesãos locais irão expor seu trabalho durante o HackTown 2018.

Showcase
13h30 às 14h30
Showcase: Graveto
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Formado por Felipe Lima e os irmãos Vinícius e Ricardo Vaz, Graveto mostra em seu primeiro trabalho algumas de suas influências que transitam entre o reggae, a mpb, o rap e o folk. No final de 2017 a banda lançou um single chamado Vento Forte que veio com duas faixas: a homônima Vento forte e a bônus track Lembra?. Com uma boa dose de reggae, a faixa Vento forte nos mostra uma das facetas do trio de amigos de infância formado em Interlagos, na Zona Sul de São Paulo. Já em Lembra? a mistura sonora entra em evidência e apresenta versos quase autobiográficos que descrevem a busca por um ideal. As duas músicas farão parte do EP de estreia da banda que será lançado ainda em 2018 e já tem nome: Ímpar.

Showcase
13h40 às 14h30
Showcase: Lazure
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Concebido em 2018, Lazure é um trio paulistano de música cósmico-brasileira. Atualmente em processo de gravação e produção de seu primeiro EP “Liquidez” junto ao Selo Rockambole, a banda traz uma gama de timbres surpreendentes e uma atmosfera única em suas composições. Abordando as crises do ser humano desde a sua concepção, o primeiro trabalho da banda permeia o desenvolvimento do indivíduo, abordando a busca pelo significado da existência de maneira individual e social.

14h às 15h
28 Palestras / 1 Showcase
Palestra / Debate
14h às 15h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

14h às 17h
Hello World
Saguão da biblioteca do Inatel

Nenhum projeto sobrevive ao primeiro contato com os clientes. Hello World é um espaço dedicado a mostrar para o mundo as soluções, produtos e serviços dos inconformados que acreditam que podem mudar o mundo.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Digiriatria: por que seremos todos velhos digitais
Teatro Inatel

Comparadas com a Geração Z (nativa digital), todas as que a antecederam já sentem esta defasagem que é crescente. Como será a relação entre todas as gerações no ambiente de trabalho é o ponto central desta palestra.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Energias Renováveis e Inovação: o caso da Noruega
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

A Noruega é um enorme produtor de petróleo, Ao mesmo tempo sua matriz energética sempre esteve intimamente ligada à fontes renováveis, mais de 98% da energia elétrica consumida no país é de fontes renováveis. O país também pretende abolir a venda de automóveis movidos a combustíveis fósseis e afirma que será o país completamente eletrificado do planeta. A palestra apresentará como a Noruega enxerga as energias renováveis como prioridade e como o sistema de inovação impulsiona todas estas iniciativas, também como Brasil e Noruega já têm trabalhado em conjunto para impulsionar a inovação em diversas frentes.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Futebol para Nerds
Sala 15 (Inatel)

Imagina duas rodinhas de amigos: um dos grupos discute se o melhor esquema tático para um falso 9 é o 4-3-3 ou 4-2-3-1. O outro, debate sobre a solução de Cloud mais apropriada para análises preditivas de Big Data. Esta palestra é a junção das duas conversas, apresentada por alguém que não sabe responder nenhuma das perguntas acima.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Estratégia, futuros and all that jazz
Sala 16 (Inatel)

Vamos a falar sobre desenho de futuros aplicado na estratégia de comunicação, e como o jazz nos ensina muito para ambos mundos.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Modelo de Laboratório Aberto para o Desenvolvimento de Empreendedores e Startups: as oportunidades da Indústria 4.0
Sala 17 (Inatel)

Com a crescente demanda por novidades, tanto para satisfações pessoais como soluções para indústria e comércio, um novo movimento de Empreendedores tem se destacado ultimamente – as Startups. Tais empreendedores, ou empresas, tem demonstrado fortes caraterísticas de foco no cliente e agilidade de desenvolvimento de soluções e de adaptação às necessidades do cliente. Contudo, nem sempre elas têm tido apoio de forma estruturada. Neste contexto, surgem os Laboratórios Abertos, como os vinculados à Rede SibratecShop, que tem como missão apoiar os empreendedores a desenvolver seus protótipos e negócios. A palestra irá discutir o papel das Startups e como podem se beneficiar nessa rede de laboratórios.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Intrapreneurship: inovação silenciosa nas grandes corporações
Sala 20 (Inatel)

Nas startups e empresas de tecnologia a inovação é ponto de partida. Nas grandes corporações ela muitas vezes é incômodo. Nas startups o ambiente é informal, existe autonomia e horário flexível. Nas grandes empresas às vezes ainda existem baias, horas a cumprir e estruturas hierárquicas. Mesmo com essas diferenças gritantes, os intrapreneurs conseguem ser disruptivos nas estruturas tradicionais. Vão desbravando caminhos, fazendo uma revolução silenciosa e semeando mudanças sem que muitos percebam.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Design no Cinema
Superlogica Labs (Inatel)

Vamos descobrir a importância do design para o cinema e como essa parceria se tornou referência para criativos do mundo todo.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Meetup – Bureau Export São Paulo: uma ponte entre os profissionais dos mercados musicais francês e brasileiro
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

O Bureau Export São Paulo tem o objetivo de aprofundar a abordagem das indústrias musicais no meio digital (sincronização, distribuição digital, etc.). Alice Joseph-Edouard é diretora do Bureau Export São Paulo, cuja missão é de acompanhar o setor musical francês no desenvolvimento dos seus artistas no mercado internacional e de criar conexões entre os profissionais dos mercados musicais francês e estrangeiro (selos, gravadoras, editores, etc.). Neste Meet-Up, ela vai apresentar o Bureau Export e suas missões e, encontrar e dialogar com players do mercado musical brasileiro.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – O Futuro das Centrais de Atendimento ao Cliente
Espaço Pixel TI

O formato tradicional “SAC” ou “Central de Atendimento” nunca foi tão questionado e desafiado como nos dias de hoje!. O uso da tecnologia no atendimento a clientes vem ampliando e se consolidando muito rapidamente e os clientes querem muito mais que um simples atendimento… a expectativa é muito alta e a complexidade só aumenta. A chave é investir na criação de “Centrais de Relacionamento” como diferencial de experiência e engajamento de forma que a área de Relacionamento com Clientes se converta em uma vantagem competitiva para a empresa. “Call Centers” estão com os dias contados… Quais os desafios e tendências? Quais as características necessárias para uma empresa que quer de fato construir Relacionamentos com seus clientes?

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Lista das Listas: medindo reputações com listas de melhores do ano
Hotel Real Palace

Mapear a música brasileira é um grande desafio por si só. Qualificar o que se apresenta como acima da média e com potencial de atingir as massas é outro. Ao final de todos os anos, críticos, jornalistas, radialistas, blogueiros e profissionais do mercado da música montam suas listas pessoais. Através da análise das listas podemos observar como a média das escolhas acaba refletindo o que despertou interesse em quem acompanha de perto a música brasileira. Com tantos artistas surgindo, precisamos de termômetros para apontar o que é uma aposta de longo prazo e o que é emergente. O equilíbrio de tudo isso ajuda com que a indústria comece a repensar suas estratégias e enxergue o ótimo momento da música brasileira de maneira mais sóbria. A Lista das Listas tenta observar através de uma análise criteriosa a reputação das bandas ao longo dos últimos anos.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Realidades Imersivas no Entretenimento
Ginásio Alcidão

Um panorama do que tem se produzido na publicidade, cinema e música com narrativas imersivas digitais.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Segurança em IoT? Hardware já não é mais desculpa.
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Segurança em IoT (Internet of Things) é um dos pontos mais críticos da nova onda. Muito disso se dá por conta das praticas inseguras de código, aliado ao baixo processamento de algumas plataformas de dispositivos conectados, muitas vezes microcontroladores de baixo poder de processamento. Esse baixo poder de processamento já foi muito utilizado como desculpa de segurança, porém hoje isso já mudou. Vou abordar como as novas plataformas de desenvolvimento de hardware estão focando em segurança, com recursos cada vez mais otimizados para IoT.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Debate – O ecossistema de inovação em Israel e o que Brasil pode aprender.
O Cortês Pizzaria

Israel é uma referência mundial em inovação tecnológica. Através da forte interação entre academia, indústria e mercado global, Israel hoje é um case de estudo sobre boas práticas em inovação e empreendedorismo. Durante 7 semanas os participantes deste debate participaram de um curso de verão na Hebrew University of Jerusalem. Nesta conversa eles irão compartilhar seus aprendizados e observações e como o Brasil pode aprender a partir da experiência de Israel.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Promovendo sua música em rádios e blogs no exterior
Restaurante Papão

Direcionado a empresários, compositores e artistas, a palestra vai focar na geração de negócios no mercado internacional da música. No mundo inteiro, rádio continua sendo o grande formador de opinião. A conversa tratar é de: radialistas internacionais que tocam música brasileira, caminhos para entregar lançamentos, papel das agências de promoção, direitos de execução, investimentos, entre outros.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Flow Hackers: o que mudará na performance humana nas próximas décadas?
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Já imaginou os resultados que o ser Humano pode atingir estando em seu estado de desempenho máximo? Na busca incessante pelo aumento da produtividade, conceitos sobre Alta Performance foram sendo construídos e pré-determinados por padrões rígidos que já não mais acompanham a velocidade da chegada de novas tecnologias e das diversas dinâmicas de atuação das novas gerações. Surge para o Homem do Século XXI a necessidade de reencontrar seu verdadeiro estado de espírito. Torna-se prioritário equilibrar o Ser e o Ter. A época do despertar para o uso da mente chegou e com a ampliação da consciência, a busca pelo autoconhecimento e necessidade de viver o estado presente faz com que o indivíduo sinta que seu desempenho “flui” melhor, sem esforço, mas com senso de proposito e total integração com a atividade que realiza. Compreender o fluxo como o pico do estado de consciência no desempenho humano, abre as portas para manifestações de habilidades únicas, criativas e importantes na condução do mundo pelas próximas décadas. Saiba como compreender os ciclos do seu fluxo e como usa-los de forma eficaz no gerenciamento de si mesmo podem maximizar seu desempenho

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Empreendendo na arte: as flores e pedras do caminho criativo
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Empreendedora da Ju.Na art, gestora de inovação e facilitadora de processos cocriativos, mãe e recém artista que encontrou na arte a possibilidade hackear a sua própria vida, criando um trabalho com mais significado e propósito. Depois de vários anos trabalhando em processo de inovação em grandes corporações como Natura, inicia um caminho paralelo e alternativo empreendendo um projeto autoral artistico baseado em desenhos infantis. Objetivo da palestra é conversar sobre o processo criativo da ju.na e os principais desafios e aprendizados das flores e pedras da transição.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Experiencia & Interações Inteligentes
Sala 1 (ETE FMC)

As iterações estão se tornando cada vez mais inteligentes, mais customizadas, mais personalizadas, mais ubíquas e sem fronteiras. Isso traz uma gama de novas formas de projetar, pensar em produtos, experiencias e desafios no nosso cotidiano. Nessa palestra vamos conversar quais são esses leques de possibilidades e onde elas impactam em seu produto, marca e na sociedade como um todo.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Como Transformar sua Pesquisa Científica em um novo Negócio
Sala 2 (ETE FMC)

Apresentação sobre o potencial de criação de novos empreendimentos com base em tecnologias desenvolvidas nos laboratórios de pesquisa das Universidades.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – O futuro do Audiovisual
Sala 4 (ETE FMC)

Com o surgimento de novas tecnologias, existe uma grande dúvida no mercado audiovisual sobre o futuro do cinema. Uma conversa sobre realidade virtual, realidade aumentada, novas formas de interação e como tudo isso pode impactar (e revolucionar) a economia criativa.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Como uma empresa 100% ágil desenvolve seus projetos de TI?
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Uma conversa objetiva sobre desenvolvimento ágil de projetos de TI na prática. Sobre como medimos o desempenho de nossas equipes e corrigimos desvios em métricas como Produtividade, Qualidade, Retrabalho, Lead Time e Cycle Time. Diferenças na medição de um projeto Scrum x outros projetos PMI. Quais os maiores desafio e como estamos realizando transformação digital em empresas de diversos seguimentos.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Startups, o dia depois de amanhã
Auditório da ETE FMC

Hoje a palavra startup está na moda. Conhecer um fundador não é tão difícil como era anos atrás. Eventos, competições, aceleradoras. Tudo isso contribui para o aumento do número dessas novas empresas. Mas como é o dia depois dos eventos, dos processos de aceleração? Como são as dificuldades, os percalços e desafios de transformar uma ideia numa empresa de verdade?

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Por que é mais fácil ser uma astronauta e ir para lua do que ser mulher e trabalhar no departamento criativo?
Anfiteatro da ETE FMC

Vamos falar sobre a falta de mulheres na criação das agências de publicidade, conteúdo e escritório de design. Uma conversa sobre os motivos da evasão feminina e como esse problema contribui para uma cultura machista que impacta negativamente o negócio do cliente.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Como acelerar seu projeto com UX/UI e Growth Hacking
Casarão femto

Formas de acelerar um projeto utilizando conceitos de Growth e UX, como agrupar melhor as necessidades e algumas ferramentas para ajudar na tração do negócio.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Apresentação dos principais projetos do Hackathon com foco em Blockchain
BlockSpace (Inatel)

Hacktown, Shawee e Inatel realizaram um hackathon com foco em blockchain. O evento aconteceu antes do HackTown 2018, e as melhores apresentações serão reprisadas dentro da programação do festival.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – PeopleOps
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Growth Hacking: A ciência de hipóteses do marketing atual
Associação José do Patrocínio

Descubra o que é o growth hacking sem bulshitagem. A nova ciência do marketing e suas táticas e estratégias para uso desse framework e mindset que mudou o resultado das empresas no Vale do silício como Dropbox e Booking.com.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Cultura e Valores no Nubank
Sala 3 (ETE FMC)

Crescer de uma pequena startup para um prédio com mais de 1.100 pessoas, mantendo os valores e a cultura que foram acordados nos primeiros dias de empresa não é fácil. Para nos manter uma das empresas mais amadas pelos brasileiros, precisamos garantir que estamos criando um espaço onde as pessoas possam ter sua melhor performance.

Showcase
14h45 às 15h45
Showcase: Guelfi
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Apresentando seu disco solo de estréia “Tupilatim” que será lançado em Setembro de 2018, o músico e multi-instrumentista Vinicius Güelfi, 28, nasceu na Penha, zona leste de São Paulo. Misturando canções rítmicas, brasileiras, percussões, Synths, Guitarras e programações, o paulista e produtor do disco Güelfi dispõe sete faixas, sendo uma delas “6x Sem Juros”, primeiro single lançado em Julho que trata de uma critica aos mandos e desmandos das empresas e seu papel fundamental no equilibrio da sociedade moderna.

15h às 16h
1 Palestra / 1 Showcase
Palestra / Debate
15h às 16h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

Showcase
15h30 às 16h20
Showcase: Pedro Bala e os Holofotes
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

A Pedro Bala e Os Holofotes foi idealizada em 2009 na cidade de Paraisópolis, no sul de Minas Gerais. A sonoridade da banda gira em torno de influências da psicodelia old school, rock e indie misturados com ritmos brasileiros. No início de 2016, a banda produziu o álbum “Contém 8 Doses” e, recentemente, lançou um Live com músicas inéditas, uma prévia de seu terceiro álbum, atualmente em fase de pré produção em conjunto com o produtor Davi Bernardo (Mallu Magalhães, Conversa com Bial).

16h às 17h
1 Workshop / 27 Palestras / 1 Showcase
Workshop
16h às 19h30
Skateboarding Smart Talk
Pista de Skate (Beira Rio)

Best Trick na pista de skate + Exibição do vídeo Duotone, uma das obras primas do skate nacional que continua atual depois de 10 anos de seu lançamento. Em seguida, bate papo com o diretor Fernando Granja.

Palestra / Debate
16h às 17h
Debate – Criatividade computacional: a Inteligência Artificial vai substituir a imaginação?
Teatro Inatel

Inteligência Artificial e Machine Learning estão sendo aplicados em áreas criativas, como artes, fotografia, música, vídeo, entre outras. Fatos como IA escrevendo música, curando exposições, arquitetando edifícios, encontrando o melhor ângulo, compilando o melhor trailer. Tudo isso, e muito mais, tem se tornado cada vez mais comum. Diante disso, como a IA deve impactar o processo criativo? Uma máquina consegue ser criativa o suficiente, ou vai precisar de ajuda de humanos? Será o fim dos criativos? O que podemos esperar daqui pra frente?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Como criar um Produto Digital de sucesso?
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

“Pessoal, precisamos criar produtos digitais!” E agora? Não importa se esse pedido vem de uma multinacional em processo de transformação digital, ou de uma Startup, o caminho para criar um produto digital de sucesso passa por 3 pilares: o Negócio, o Usuário e os Construtores. Nessa palestra vamos refletir sobre o papel de cada pilar na missão nobre, louca e recompensadora de criar um Produto Digital de sucesso.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Inovação e tecnologia no desenvolvimento de produtos: pouca viagem e muito pé no chão
Sala 15 (Inatel)

Em um mundo de inovação e conectividade, muita coisa boa aparece, mas junto disso, surge muito ruído. No que consiste desenvolver produtos, se faz necessário conceituar novas tecnologias, entender os desafios relacionados ao mindset das pessoas e conhecer alguns processos que serão o guia e garantirão o foco em meio a tanta informação. Nesse meio, a chave para implementar ideias é a colaboração.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – De 300k a 1M+ de usuários: as lições que aprendi construindo a expansão do Trello no Brasil
Sala 16 (Inatel)

O Trello é uma empresa global com mais de 25 milhões de usuários no mundo, sendo o Brasil um de nossos maiores mercados. Venha conhecer a estratégia de marketing e produto que nos ajudou a alcançar mais de 1 milhão de usuários e o que aprendemos ao longo de 2 anos de expansão.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Digital “Conversation”: o caso dos Chatbots
Sala 17 (Inatel)

Hoje, ouvimos muito sobre o processo de transformação digital na maioria dos atuais discursos dos CEOs. Na área de tecnologia, começamos a ouvir muita coisa sobre chatbots, especialmente porque é considerado um tópico quente (“futurista”, algumas pessoas dizem), mas ainda temos um longo caminho pela frente — juntamente com inteligência artificial. Durante esta apresentação, serão abordadas algumas ideias e estudos relacionados a: por que estamos ouvindo sobre chatbots agora e não antes? Por que devemos nos preocupar com eles? E se caso exista conversa digital, como você pode preparar sua estratégia de negócios ou criar experiências para essa nova era conversacional?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Educação sem Fronteira. Destino: Marte
Sala 20 (Inatel)

Uma Jornada pelo conhecimento humano mostrando: Por que explorar o espaço sideral? Por que Marte? Quando? Como lidar com as profissões que surgirão neste contexto, como logística espacial, piloto de reentrada, simulador de ambiente, comunicação assíncrona, entre outras? Como desenvolver e preparar hoje os alunos na escola para estas profissões que só serão criadas daqui a 5-7 anos?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Evolução ao invés de Revolução
Superlogica Labs (Inatel)

Trabalhar em um produto ao longo do tempo significa modificar cada pedaço várias vezes. E quando trabalhamos em mais de duas ou três pessoas, as coisas começam sair do controle. Depois de algum tempo a única solução parece ser o redesign, e isso nunca é tão simples quanto parece. O redesign, ou revolução no produto, gera uma série de problemas: Meses sem parecer entregar nada de novo, usuários frustrados com a mudança repentina, a síndrome do “o antigo era melhor” e muito mais. Mas existem maneiras de focar na evolução constante do produto, e evitar precisar de uma revolução. Existem ferramentas para ajudar o produto a evoluir de maneira saudável. Vamos explorar técnicas para a evolução de um produto de maneira saudável, para que não seja necessária uma revolução daqui há alguns meses ou anos. Venha preparado com seu design system favorito no bolso, design reviews quentinhos na lancheira e uma boa dose de guias de tom e voz.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Blockchain e IoT: exemplos de aplicação
BlockSpace (Inatel)

Serão apresentados diversos projetos que utilizam blockchain, para ilustrar como essa tecnologia já está sendo utilizada. Será mostrado como funcionam e para que servem os principais projetos de criptomoedas relacionados à Internet das Coisas. Tudo isso com detalhes da tecnologia por trás desses projetos e explicações de como isso pode influenciar nossas vidas, à medida que planos de negócios inovadores já estão sendo implantados em diferentes partes do mundo utilizando esses tokens. As principais moedas e tokens serão abordados de forma técnica: Ambrosus, Modum, IoTa, Wabi, WaltonChain, Internet Node Token, Vechain, entre outros.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Inteligência Artificial aplicada à Interação Humano-Robô: uma breve viagem pelo que já conquistamos
Espaço Pixel TI

Com um caráter científico bastante descontraído e bem humorado, a conversa trará uma reflexão sobre os principais recursos e trabalhos na área de interação humano-robô nacionais e internacionais, discutindo o impacto, as vezes até despercebido, da área já nos dias atuais. Faremos uma discussão de algumas das técnicas de Inteligência Artificial que viabilizam a interação, discutindo sobretudo, o projeto principal dos palestrantes que consiste em utilizar a robótica interativa para fins pedagógicos.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Cidades Musicais: o impacto econômico da música nos municípios
Hotel Real Palace

A música não é só diversão. Ela movimenta e traz receita para municípios, Estado e País. Nesta palestra, Daniel Neves vai abordar exemplos clássicos, como Nashville, Londres e Nova Iorque e como a música pode ser um grande aliado para a distribuição de renda no setor de serviço. Indicado para produtores de eventos e culturais, Secretários de Cultura e visionários.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Beleza é coisa séria
Ginásio Alcidão

Da futilidade ao autoconhecimento, dos padrões impostos ao olhar amoroso, é preciso falar e refletir sobre este tema tão delicado para todos nós. Ser bonito(a), se sentir bonito(a) são ideias muito discutidas pela mídia, mas nem sempre refletimos verdadeiramente nem quando estamos sozinhos. Quando foi que você realmente se olhou no espelho?

Palestra / Debate
16h às 17h
Debate – Além do Design Thinking: o que vem depois?
O Cortês Pizzaria

O Design Thinking se tornou uma das metodologias mais populares para entender como as pessoas podem se beneficiar de um novo produto ou serviço. No entanto, em um contexto em que a preocupação com a experiência das pessoas está tão disseminada, o Design Thinking deixou de ser um diferencial? Como resolver problemas de forma relevante neste novo contexto? Qual passa a ser o papel do designer daqui pra frente?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Desenvolvimento e monetização de audiência
Restaurante Papão

As ferramentas aos criadores foram democratizadas, todos tem acesso a tecnologia à baixo custo. Como alçar maiores voos para alavancar sua audiência? Como monetizar seu conteúdo musical?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Biblioteca e comunidades de inovação
Associação José do Patrocínio

Como as experiências culturais e tecnológicas das comunidades podem ampliar o impacto social das bibliotecas públicas e escolares?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – XR UPDATE 2018: onde estamos na Realidade imersiva e para onde vamos?
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

2018 está sendo um ano de atualizações. Tecnologias imersivas deixaram de ser tendência e começam a virar realidade. Lançamentos, atualizações e muita discussão sobre onde está o XR (VR, AR, MR) agora e como está o mercado global e brasileiro se mexendo para não ficar para trás. Não deixe de se atualizar e confirma com Rodrigo Terra nesse painel recheado de novidades e informação!

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Empatia: a competência do futuro
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

A empatia tem sido tratada em grandes estudos mundiais como uma das principais competências do futuro. Mas será que sabemos, de fato, o que é empatia? Nessa palestra abordaremos o que é empatia, como ela acontece, porque é tão importante e como podemos treiná-la.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – O fenômeno Exponential
Sala 1 (ETE FMC)

Como um grupo de Whatsapp que surgiu durante o HackTown se tornou uma das maiores comunidades de entusiastas de futurismo, inovação e tecnologia do mundo, com direito a curadoria de conteúdo diária, atas em texto e em áudio, revista mensal, eventos presenciais e mais de 2 mil pessoas interagindo de forma constante e diariamente.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – O Governo também pode ser criativo
Sala 2 (ETE FMC)

Falarei sobre a experiência de atender o governo federal por vários anos e as possibilidades criativas que estão postas e aplicadas no dia a dia do trabalho.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Cidade Distribuída: o centro da nova cidade está em todos os lugares
Sala 3 (ETE FMC)

A Cidade Distribuída é, ao mesmo tempo, desprovida de centros, e um lugar global em que o centro está em qualquer lugar. É a cidade da inovação emergente e da mobilização social em rede. É o campo do ativismo acolhedor, transformador e inovador.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Modelos mentais: o poder de conhecer a mente a fundo para criar produtos e serviços incríveis
Sala 4 (ETE FMC)

De que forma podemos usar modelos mentais para fazer com que nossos produtos e serviços sejam muito mais eficazes? Por meio de exemplos, cases e técnicas, falaremos sobre a importância de transpor limites óbvios para criar experiências que vão muito além do esperado. Abordaremos ainda exemplos diários da limitação imperceptível a que estamos sujeitos quando as novas ideias surgem.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Criatividade e Cultura Hacker
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Hacks são práticas de criatividade mão-na-massa que vêm criando ideias demolidoras por duas décadas. A atitude de desafiar os limites de um sistema pela extrapolação, apropriação e reformulação rápida de ideias, ganhou massa crítica e migrou do desenvolvimento de software para outras disciplinas criativas. Desenhados para acomodar diversidade cognitiva e gerar ideias inovadoras em ciclos de curto prazo, processos criativos que exploram agilidade e promovem colaboração operam com uma mentalidade flexível e ágil. Vamos dividir alguns fundamentos e aplicações de criatividade ágil na construção de peças de comunicação em plataformas sociais.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – O resgate da humanidade na educação a partir da Inteligência Artificial
Auditório da ETE FMC

Será que as máquinas acabarão com o papel dos humanos em educação? Uma conversa sobre como, em realidade, a partir do aumento das capacidades humanas, a inteligência artificial permitirá relações humanas mais profundas e significativas.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Empreendendo no mercado de Fãs, do Batman aos Beatles
Anfiteatro da ETE FMC

Como acomodar em uma mesma “casa” o Batman, os Beatles, o Luan Santana, a Turma da Mônica, o Ezio do Assassins Creed, o Pernalonga e mais 200 artistas e personagens diferentes? Nesse bate-papo, Bruno, o fundador da BandUP, vai contar as razões de porque somos Fãs de alguém ou algo, como isso mexe com o nosso cérebro e como ele trabalha na startup que lida todos os dias com milhões de Fãs das mais diferentes tribos de música, geek, games e cultura pop em geral.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Inteligência nos Negócios
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

inteligência Competitiva à base dos processos processos decisórios. Entender o processo de inteligência dentro das organizações, identificar as necessidades do conjunto de soluções que podem responder com alguma clareza as principais dúvidas do processo decisório. Como implementar dentro das organizações uma area de ic e suas tecnologias.

Palestra / Debate
16h às 17h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Internet of Things (IoT)
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Showcase
16h às 17h
Showcase: Suspechos
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Uma reunião de amigos na busca insuspeita por novas sonoridades na música pop. Não demorou para que este trio encontrasse a veia inovadora compartilhada em seus gostos musicais, somando suas diferenças em harmoniosas novas composições. Beats eletrônicos, envolvidos por uma guitarra afiada e sintetizadores que elevam a música à uma esfera cósmica. Músicas com vocais pops, e grooves cativantes. Apresentações que levam o público a dançar, e ao mesmo tempo faz com que os amantes da música observem o trabalho dos músicos, que se desdobram entre diferentes instrumentos musicais e vocais harmônicos. Os Suspechos ser apresentaram em várias festas no underground de São Paulo, alçando vôos na cena independente da capital se apresentando em casas descoladas como Estúdio Lâmia, Random e FFFront.

Palestra / Debate
16h às 17h
Debate – Agora é Que São Elas
Casarão femto

Agora é que São Elas, roda de conversa que levanta questões sobre o Empreendedorismo Feminino, conecta negócios e fala de ferramentas essenciais para conduzir o empreendimento.

17h às 18h
25 Palestras / 1 Showcase
Showcase
17h15 às 18h15
Showcase: NDK
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

O eterno agora, em constante mutação. Assim se define a banda Paulista NDK, formada em 2005 por amigos de colégio. O grupo lançou no final de 2017 o seu terceiro álbum (EP) intitulado “Impermanência”, exatamente colocando em pauta o início e o fim de todas as situações, os ciclos e o autoconhecimento. A banda vem construindo uma nova história no cenário do rock nacional com inovação, originalidade, qualidade musical e contestação social, e participou recentemente (2017) do renomado festival João Rock em Ribeirão Preto como atração do palco principal, após vencer um concurso proposto pela organização do evento.

17h30 às 18h30
Revoada das Garças
Av. Beira Rio

Todos os dias, no fim da tarde, centenas de garças voam em direção a algumas árvores da Av. Beira Rio, em Santa Rita do Sapucaí, em um incrível espetáculo da natureza.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Startup Weekend: o impacto de uma metodologia na criação de comunidades pelo Brasil
Teatro Inatel

Desde 2011 o Startup Weekend tem impactado pessoas a criar seus negócios e agir em comunidade. Vamos conversar sobre o crescimento ao longo desses anos e como as comunidades tem se beneficiado dessa metodologia que já rodou em mais de 160 países.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Como é enxergar o futuro no presente? (em Inglês)
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Dois amigos – futuristas e visionários, falam sobre o momento único que temos o luxo de viver: como é enxergar o futuro no presente? A conversa descontraída e imperdível entre esses dois aborda assuntos como a inovação, a aplicação de estudos futuros, além de cases do gênio geek Jeff Burton. Palestra em Inglês, sem tradução simultânea.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Conectando Pontos: o papel da facilitação em projetos
Sala 15 (Inatel)

Cada vez mais empresas vem adotando ambientes e processos mais colaborativos, onde a facilitação ou alguém com papel de facilitador acaba sendo essencial para potencializar reuniões, workshops e até mesmo ajudar o projeto a sair do papel. Neste encontro falaremos sobre o real papel do facilitador, seus principais ganhos e desafios dentro dos projetos, além de técnicas e dicas que podem ajudar no sucesso durante o desenvolvimento até a sua entrega.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – O desafio de Inovar dentro de grandes empresas: tendências e caminhos
Sala 16 (Inatel)

A inovação é crucial em um mundo de rápidas mudanças, principalmente para as grandes corporações. E não deveria ser difícil para elas. Grandes empresas possuem conexões no mercado, influência, recursos, experiência com processos, conhecimento do público consumidor, dos concorrentes e anos de atuação no seu core business. Mesmo assim, elas têm enorme dificuldades em promover a inovação. Por que isso acontece? O que está errado? E quais são os caminhos que apresentam possibilidades para o sucesso?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Os sabotadores da sua comunicação: o que são, onde vivem e do que se alimentam
Sala 17 (Inatel)

Vamos falar um pouquinho sobre o que anda minando a comunicação interpessoal emprestando conceitos e pressupostos da programação neurolinguística e da comunicação não-violenta.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Aprendizado Exponencial
Sala 20 (Inatel)

Nunca foi tão importante manter um padrão de aprendizado constante. E nunca foi tão fácil. O crescimento exponencial de conteúdos, alunos e professores traz uma oportunidade deliciosa para que cada um seja dono do seu processo de lifelong learning (afinal, é para isso que você está aqui na Hacktown, não?).

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Não tem espaço pra você? Crie um! Da comunicação ao UX Design.
Superlogica Labs (Inatel)

Aos 23 resolvi aprender sobre Design e me apaixonei pela ideia de transformar a vida dos outros – só não sabia que poderia transformar a minha vida também. Como toda jovem, sempre tive certezas de menos e medos demais mas, ainda assim, algumas características essenciais me fizeram criar espaços que pareciam não existir.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Festivais de Música: tendências e inovações
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Uma conversa descontraída com quem já viajou o mundo indo a festivais de música e vem estudando o assunto com profundidade. Em pauta: as tendências de mercado, inovações atuais e futuras, além de um panorama geral de como anda a cena nos mais diversos estilos, pelo Brasil e pelo mundo, sejam nos independentes ou no mainstream.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Precisamos ir mais fundo: inovando com Deep Learning
Espaço Pixel TI

Com os recentes avanços de Machine Learning e Deep Learning, agora é possível usufruir de redes neurais diretamente no navegador. Mas quais são as possibilidades que isso nos traz? E como fazer na prática?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Problemas no paraíso da internet
Hotel Real Palace

Vamos debater o mundo digital e o que há por trás da maravilha proclamada: Tech obsession, métricas e seus reais significados (engajamento, por exemplo), a armadilha do scroll infinito. Questionar mesmo os impactos para além dos números.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Inov-Ação: hackeando através da execução
Ginásio Alcidão

Em uma economia criativa, qual valor da execução? Vivemos tempos onde supervaloriza-se o trabalho intelectual de criativos e geradores de ideias, e se crê que o trabalho de execução é deixado para times menos capacitados. Esta apresentação propõe refletir sobre a importância de valorizar tanto ideação, quanto execução e gestão, etapas fundamentais para gerar soluções inovadoras que se mantenham por longo tempo.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Protegendo suas ideias e seus negócios
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Serão apresentados diversos riscos em segurança da informação assim como medidas de controle que podem e devem ser aplicados à proteção de seus negócios relacionados à startups e novos negócios.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – O papel e a relevância dos selos na era digital: ainda faz sentido?
Restaurante Papão

Uma conversa com criadores de selos independentes e outros profissionais da indústria da música sobre os selos, principalmente os independentes, que vem cada vez mais ganhando espaço brasil afora. Qual o sentido dos selos na era digital? Qual o seu papel no cenário atual? E o que artistas e produtores devem saber sobre o assunto?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Hackeando o Carnaval de SP
Associação José do Patrocínio

Num momento em que São Paulo clamava pela reconquista do espaço público, com seus coletivos e bicicletas espalhadas pelas vias da cidade, nasceu o Bloco Casa Comigo. Conheça mais sobre este grupo que foi um dos grandes responsáveis por impulsionar o retorno do Carnaval de Rua de São Paulo e se tornou um business sólido de desenvolvimento cultural e musical.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Da megalomania individual à tecnologia devocional
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

A tecnologia do futuro é muitas vezes representada por robôs e máquinas que assumem o controle da sociedade e nos fazem escravos. Você já parou para pensar por que, ou melhor, para que essa frase permeia nosso inconsciente coletivo? Será que um dia conseguiremos atingir a tecnologia devocional?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Neurociências aplicadas ao cotidiano: por que conhecer nosso cérebro pode nos ajudar a viver melhor?
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

O que são as neurociências? Como aprendemos? Por que esquecemos? Como conhecer nosso cérebro pode nos ajudar a entender sobre o pensar, sentir e agir?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Aprenda o que é o tal “machine learning” e vivencie algumas demonstrações de como pode nos ajudar em processos digitais
Sala 1 (ETE FMC)

Começaremos pelos principais conceitos e termos de Aprendizado de Máquina, visando te dar o básico para debater a respeito e avaliar melhorias em seu trabalho. Navegaremos então por exemplos e pelo ecossistema que hoje se configura em torno destas novas tecnologias, e como players internacionais e nacionais investem em IA. Fechando, abordaremos algumas perguntas como: Quais os próximos desafios práticos a resolvermos? Com oportunidade de você tirar dúvidas. E também esclarecer qualquer mito de que essa tecnologia acabará com nosso mundo.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Neuroplasticidade: Criatividade x Hiperatividade – potencializando competências através da Epigenética
Sala 2 (ETE FMC)

O potencial de desenvolvimento humano depende das competências neurológicas de aprendizagem, memória e criatividade. O ambiente e hábitos de vida influenciam direta e intensamente este potencial e podem definir padrões positivos ou negativos que devem ser gerenciados para que a epigenética seja um recurso para seres humanos criativos e altruístas.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Educação Inovadora made in Brasil
Sala 3 (ETE FMC)

A junção de tecnologia, metodologia e criatividade tem gerado projetos de educação, em especial com foco em adultos e no mercado de trabalho, que são referências no mundo. A primeira série feita no mundo focada em educação médica, com mais de 40 atores é um exemplo. Um aplicativo que objetiva transformar estagiários em trainees em multinacionais. Um curso de degustação e harmonização de vinho brasileiro para mais de 3 mil garçons unindo internet e encontros presenciais. Bem como soluções avançadas em blended learning para treinamentos que funcionam como indutores de cultura corporativa no mercado de alimentação. Tudo feito por brasileiros, para brasileiros. E no estado da arte global.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Bate papo com o Conselho Jedi São Paulo: representatividade e toxicidade em fandom
Sala 4 (ETE FMC)

Neste bate papo serão abordados os casos recentes de agressões massivas que atrizes e atores envolvidos na saga tem sofrido com cada vez mais frequência, vindos dos ditos ‘fãs’ da saga. A questão da representatividade está cada vez mais presente nas grandes obras da cultura pop e o preconceito parece crescer na mesma proporção.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Serverless: alavancando o business e reduzindo o time-to-market
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

O caminho para entrega de uma aplicação muitas vezes é longo e custoso. Além da necessidade do planejamento do produto, elaboração do design e desenvolvimento, também deve-se pensar na infraestrutra, configurações e capacidade. Com advento das funções como serviço (FaaS), há uma redução desse overhead, gerando grandes benefícios para o negócio. Conversaremos sobre esse modelo e suas aplicações práticas.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Da realidade virtual ao Ayahuasca: a era da (r)evolução da consciência
Auditório da ETE FMC

A 4a revolução será liderada por uma poderosa mudança no nosso modelo mental: uma rápida expansão de consciência. De psicodélicos à meditação, práticas transformadoras estão crescendo em uma velocidade sem precedentes. A tecnologia de ponta está tornando esse despertar globalizado e universal: pessoas interconectadas costurando uma rede de experiências imersivas. Tecnologia, afinal, é a última ferramenta de empatia. Seria a Singularidade a tangibilização da iluminação espiritual?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Um pedacinho do unicórnio: o que aprendi (e o que gostaria de que me contassem) na venda da minha startup
Anfiteatro da ETE FMC

Já pensou em vender sua empresa ou startup? E em comprar uma outra empresa? Esse movimento ainda é raro no Brasil, e envolve sonhos, objetivos, pessoas, culturas e vários detalhes que você deve ficar atento. Nesta palestra compartilharemos experiência vividas na aquisição da startup Plug CRM pela Resultados Digitais, a maior empresa de tecnologia para marketing e vendas do Brasil. Ideal para quem pensa (ou não) em vender ou comprar uma empresa.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Cloud/ML
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Depois do data scientist, nenhuma outra profissão é tão mal interpretada como o blockmaster. Quem eh esse ser? Onde vive? Como se forma?
BlockSpace (Inatel)

Depois do data scientist, nenhuma outra profissão é tão mal interpretada como o blockmaster.Quem eh esse ser? Onde vive? Como se forma?

18h às 19h
3 Showcases
Showcase
18h30 às 19h30
Showcase: Merisma Band
Casarão femto

A Merisma Band aprecia o mundo vintage e tem seu som focado nos estilos Blues, Rockabilly, Soul e outros sons que lembram essa pegada retrô. Composta por quatro integrantes: Leticia Caires vocalista, Rodrigo Bastos na guitarra e vocais, Rodrigo Grande no baixo e Ph na bateria, a banda está produzindo seu trabalho autoral com composições que remetem seu gênero musical preferido. Segundo Leticia Caires “O ano é 2018 mas você irá se sentir nos anos 50”.

Showcase
18h30 às 19h30
Showcase: Kilotones
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

A Kilotones chega na “Pressão” com o “Pé na porta” e com um álbum lançado “Campo Minado, 2016. Em 2017, a banda começou o ano conquistando o “1° Centro Britânico Music Fest”; em março desse ano, o Kilotones tocou no festival Lollapalooza Brasil. O Site da Billboard Brasil e o site da Rolling Stone deu destaque para o show da Kilotones no domingo, dia 26, no palco Axe do Lollapalooza. No mesmo ano, o Kilotones fez shows expressivos na Virada Cultural Paulista e no Rock in Rio, com participação do Nasi em duas músicas, rendendo elogios do vocalista do IRA!, que comparou o Kilotones como sendo o “Nirvana brasileiro”. Além disso, se apresentou em festivais no Norte, Nordeste e Centro do Brasil.

Showcase
18h40 às 19h30
Showcase: Os Gringos
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Formada curiosamente por quatro nativos dos EUA e um brasileiro nato na cidade sulmineira de Itajubá, Os Gringos é uma das surpresas mais inusitadas da cena de rock independente. Impulsionado pelo lançamento do seu segundo disco – The Animal Kingdom, reconhecido nacionalmente e Brasil afora em 2017 – o quinteto volta da sua primeira turnê internacional nos EUA. Com músicas de blues rock originais que remetem sensações sessentistas, sacodem e fazem querer dançar, o grupo leva o público numa viagem que vai desde o rock clássico até o psicodélico.

19h às 20h
2 Palestras / 4 Showcases
Showcase
19h às 00h
Sofar Sounds
Secreto

Evento paralelo, com ingresso a parte. Informações em https://goo.gl/bT2J1y

 

Comunidade de música independente, que realiza performances de novos artistas em locais SECRETOS e hoje está presente em +360 cidades no mundo inteiro.

Palestra / Debate
19h30 às 22h
iGOVnigths
Dija Gastronomia

O iGOVnigths é um movimento organizado por servidores públicos apaixonados por inovação com o objetivo de trocar experiências e conectar pessoas que estejam engajadas com o propósito de mudar/transformar os serviços públicos por meio da inovação.

Palestra / Debate
19h30 às 21h30
Pitch Sessions
Choppirado

Startups que desejam se apresentar para a comunidade do Hacktown, que engloba desde o público mais early adopter do Brasil até grandes empresas, fundos de investimento, aceleradoras, incubadoras e todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação. As apresentações acontecem a noite em um bar, com ambiente descontraído e tem foco na conexão. As melhores startups serão premiadas ao final de cada sessão.

Showcase
19h40 às 20h30
Showcase: Mamamute
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Em 2016, após algumas jam sessions tocando covers, os quatro músicos se reuniram em um estúdio para trabalhar músicas inéditas. Tendo diversas influências musicais no currículo, os quatro Mamamutes procuram sempre criar algo novo e impactante. “Sons e palavras que atingem a alma com a sutileza de um trovão”, diz Felipe. A Mamamute traz em seu repertório uma mistura fluída de estilos que representam com categoria a miscelânea cultural do país. O grupo aposta nos caminhos da improvisação entre rock, música popular brasileira, fusion e soul. A banda já se apresentou em lugares como: Sesc Barreiras (BA), na Festa Literária de Barreiras (BA), Expomusic, Festival de Rock de Indaiatuba (dividindo o palco com Sepultura), Buzina Festival (dividindo o palco com NX Zero, Fresno, etc), Hangar 110, Conservatório Souza Lima, Manifesto Rock Bar e recentemente no Programa Showlivre, apresentado pelo músico Clemente Nascimento.

Showcase
19h45 às 20h45
Showcase: Nanda Mazza
Casarão femto

Cantora e compositora faz música para trocar e estar com as pessoas. Cantou com Marcelo Nova, Olmir Stockler, Paulo Meyer. Gravou a música “fisgada” de albano sales, gravou algumas de suas músicas em os Angeles (EUA) como “all the way to paris” e “oh yeah!” com os músicos Sandro Feliciano, Lineu Andrade, Grecco Buratto, Nando Raio e Sandro Rebel. Já gravou jingles e campanhas como para o cartoon network. Características do som: mistura de humor e amor, espiritualidade, alegria, leveza, profundidade, intensidade!

Showcase
19h45 às 20h45
Showcase: Goldenloki
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Surgiu em 2015 no Pacaembu, bairro da região central de São Paulo. Diferente de outras bandas da famigerada onda neo-psicodélica, suas (três!) guitarras não têm os clássicos dos anos 60 e 70 como principais referências. Faixas como NODRAMA progridem sem que riffs ou dedilhados assumam protagonismo conectando o quinteto a uma linhagem que começa com Velvet Underground, passa por Sonic Youth e Stereolab até chegar a nomes contemporâneos como Ulrika Spacek. Essa linguagem permite momentos de simplicidade que remetem aos Strokes e, quando insiste na repetição, pavimenta excursões rumo ao krautrock. Presença recorrente nos palcos de SP, a goldenloki já tocou na festa XXXBórnia, na Casa do Mancha e em uma das noites do evento Centro do Rock, quando se apresentou para uma plateia lotada no CCSP. Também já passaram por picos clássicos do Rio de Janeiro, como Aparelho e Escritório. Recentemente, tem excursionado pelo sudeste com a banda argentina Toy Mashin, selando uma amizade que renderá outras turnês em conjunto. Quando não estão na estrada, os goldenlokis ficam enfurnados no estúdio Mameloki, onde gravam discos e eventualmente produzem shows.

20h às 21h
1 Showcase
Showcase
20h45 às 21h45
Showcase: João Marcos Bargas
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

Apresenta em seu show “Cantinho” músicas de sua autoria e de artistas que circundam a cidade de Guarulhos. A atmosfera intimista, criada pela performa-se do cantor, reforça a ideia de compartilhar deste espaço íntimo, que propõe o nome do show, com a plateia. Rótulos não existem: dos gêneros musicais ao visagismo em tudo encontramos o inusitado no trabalho do Cantor. Da MPB ao Rock ao POP ao Jazz às Baladas, as canções passeiam e por vezes misturam estilos, revelando toda intensidade que abriga esse “Cantinho”.

21h às 22h
1 Palestra / 3 Showcases
Showcase
21h às 21h50
Showcase: Travelling Wave
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

De Piracicaba-SP, a Travelling Wave faz rock para estados alterados de consciência abusando de climas soturnos e ruidosos construídos por camadas de reverbs, guitarras sujas, sintetizadores, vocais assombrados e loops tribais de bateria. As músicas soam como um transe denso e hipnótico onde elementos do blues, shoegaze, post-punk e neo-psicodelia se misturam. Formada por Thiago Altafini (guitarra e voz), Carol Alleoni (voz e synth), Natt Oliveira (bateria) e Vitor Galvão (baixo e synth), a banda acaba de lançar seu mais recente EP, SIMOOM.

Showcase
21h às 22h
Showcase: D’ons Maria
Casarão femto

D’ons Maria é um duo formado por Faustine Taga (voz) e Guilherme Reche (voz e violão), que iniciou há dois anos seus trabalhos em conjunto com apresentações em palcos de bares, fazendo noites beneficentes e pequenos eventos, onde sentiram cada vez mais uma ansiedade pela propagação da arte (arte que liberta!). Influenciados pela música mineira e pela MPB, trazem em suas letras reflexões políticas, sociais e culturais.

Showcase
21h às 22h
Showcase: The Outs
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Nascida da cena alternativa carioca em 2009, a banda se prepara para nova fase, após mudança na formação, embalada pelo segundo álbum. Já tendo passado por várias cidades do Brasil, de Manaus ao Rio Grande do Sul, a banda já realizou aberturas para bandas como Mac DeMarco (CAN), Phantogram (USA), Temples (UK), além de participações em projetos como Rubber Tracks e Breakout Brasil (Sony). Em 2016, com o primeiro álbum ‘Percipere’ entraram no circuito de festivais, com destaque Lollapalooza Brasil 2017 e a mostra de melhores do ano no projeto Prata da Casa, no SESC Pompéia em São Paulo.”

Palestra / Debate
21h30 às 23h
Meetup – Fuckup Night
Choppirado

Movimento global criado no México e hoje presente no mundo todo. Encontro para compartilhar erros e fracassos como forma de aprendizado coletivo.

22h às 23h
3 Showcases
Showcase
22h às 23h
Showcase: Lau e Eu
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

É um projeto/banda como qualquer outro projeto ou banda que se dispõe a fazer música autoral. O primeiro álbum foi lançado em 2018 e circulou por várias unidades do circuito Sesc (Pompéia, Interlagos, Campo Limpo, São José dos Campos). Além deste carisma institucional, o grupo vem conseguindo ascender e agregar cada vez mais público nas redes sociais e plataformas digitais.

Showcase
22h10 às 23h
Showcase: Wasadog
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Antes conhecida como The Moondogs, Wasadog é a nova cara de uma banda que já possui muita história para contar. O quarteto formado em 2010 por Johnny Franco (vocalista e guitarrista), Gabriel Gariani (baixista), Victor Prado (guitarrista) e Gabriel Borsatto (baterista) iniciou sua discografia em 2014 com “Black & White Woman”, disco produzido por Gustavo Riviera (da banda Forgotten Boys) que já nasceu histórico por ter sido o último mixado pelo lendário Roy Cicala, que teve no currículo de John Lennon a Frank Sinatra, de AC/DC a Jimi Hendrix. Foi com esse álbum que a banda foi escolhida pelo próprio Jake Bugg para a abertura de seu primeiro show em São Paulo, naquele mesmo 2014.

No ano seguinte, o grupo foi um dos maiores destaques no programa “Superstar”, da Rede Globo, oportunidade que não só alavancou sua popularidade, como também o colocou em contato com outras bandas que viraram parceiras na vida e amigas no trabalho – ou vice-versa. Em seguida, foi atingida a marca impressionante de 40 shows em 80 dias, passando por Londres, Nova York, Nashville, Los Angeles e Santa Mônica ao lado da também independente Ted Marengos, tudo registrado em uma série documental publicada na Internet.

Showcase
22h15 às 23h15
Showcase: Horses & Joy
Casarão femto

É um duo formado por Beatriz Tucci e Felipe Duarte, influenciados principalmente pela música Folk e Americana do final dos anos 60/início dos anos 70.

23h às 24h
1 Palestra / 1 Showcase
Showcase
23h15 às 00h15
Showcase: Magnólia
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

Banda catarinense de rock alternativo, formada em 2014, tem um estilo musical que resgata o rock alternativo, flertando com post hardcore, indie, e elementos eletrônicos. Seu primeiro Álbum, “Fragmento”, foi lançado em 2015, e o segundo e autointitulado “Magnólia”, em 2017, tendo tido uma ótima recepção no mercado alternativo. O primeiro single, “Entropia”, contou com a participação da vocalista paulistana Elektra, ex-integrante da banda Fake Number. A banda já se apresentou em eventos, festivais e casas de shows por Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.

Palestra / Debate
23h20 às 00h30
Meetup – Popload Hour
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Meet-up do site Popload, liderado por Lúcio Ribeiro.

00h às 1h
Showcase
00h30 às 01h30
Showcase: O Grilo
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

A banda O Grilo se formou em dezembro de 2016 por Lucas Teixeira, Gabriel Cavallari, Gabriel Xavier, Pedro Martins e André Maya. Em julho de seu primeiro ano completo, gravaram no Family Mob Studio o EP ‘Herói do Futuro’, produzido por Jean Dolabella – guitarrista e baterista da banda Ego Kill Talent e ex-baterista do Sepultura – e Hugo Silva. Enquanto gravavam o disco, participaram do Red Bull BreakTime Sessions, chegando ao 4º lugar nacional. O lançamento do EP, no dia oito de dezembro de 2017, deu início a uma nova trajetória para a banda. Em abril de 2018, ganharam a peneira do Heavy Pero No Mucho, levando a faixa-título do EP a tocar no programa de mesmo nome na rádio 89 Fm.

Palestra / Debate
00h30 às 01h30
Showcase: Coyotes
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

Coyotes é um projeto experimental de rock alternativo criado por Júlio Cardoso. Misturando ingredientes essenciais do rock como riffs bem elaborados e composições emblemáticas, a Coyotes inova mirando em um pop visceral. Com um EP no currículo, considerado um dos melhores lançamentos nacionais de 2013, Júlio prepara o lançamento do primeiro disco cheio da carreira. O “Música para Humanos” vai retratar a vivência e experiência humana a partir do olhar do Coyote. Ele canta e uiva para que o Ser Humano chegue ao âmago de suas experiências e questione o motivo de suas ações e a forma como lida com seus próprios sentimentos.

01h às 2h
Showcase
01h45 às 02h45
Showcase: Kanduras
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

O grupo paulista Kanduras lançou recentemente nas plataformas digitais o seu segundo EP, Seus Planos. O trabalho, distribuído pelo selo independente Cavaca Records, reúne 4 faixas e foi destaque no Tenho Mais Discos que Amigos, Brasileiríssimos e outros veículos de imprensa. O EP transita entre o indie, o pop, o rock e a música brasileira, mas de uma forma mais rústica e orgânica do que no primeiro

Master Sponsors
Google Developers
Innovation Partners
Inatel Nubank ETE FMC Tom Comunicação Cidade Criativa Cidade Feliz Configr SEBRAE
Sponsors
Pixel CooperRita Viva vox Voicers Leucotron Sympla Idea Partners Shawee Brasil Calling Rockambole Habro Rito Lopes & Philippi Yellow Brick Dágora Ditto Superlógica Lets events Idea Hand made Vicunha Moss Produções Nowigo JWT M Group Borne
Apoiadores
Uber Beer or Coffee Trip Update or die Silicon Drinkabout Um Quarto Shes Tech IoT Research Group Ellos Startupi Conselho Jedi Bee My Ears Sabores Vale Under Discos DT Completa Avoa Trackdev FDCSR GDC Elemess SIMI Mais ai AB startup