Programação

6 de Sep Thursday
7 de Sep Friday
8 de Sep Saturday
9 de Sep Sunday
07h às 8h
07h às 17h
Credenciamento
Teatro Inatel

O ingresso dá direito a curtir toda a programação oficial do Hack Town. O credenciamento é feito apenas uma vez no evento todo.

08h às 9h
1 Workshop / 22 Palestras
Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Novos tempos exigem novas atitudes e um novo mindset. Você está preparado? E as empresas?
Teatro Inatel

Definitivamente estamos vivendo tempos de Transformação Radical. Esta nova realidade mais ágil, mais compartilhada, mais conectada, mais abundante e muito mais tecnológica, cria novas demandas e impõe novos desafios: Como criar novas abordagens? Como modificar o modelo mental enraizado? Como manter-se relevante? Estas são questões que cada vez mais mobilizarão as empresas e pessoas para desenvolverem novas formas de pensar soluções e respostas aos problemas e desafios complexos, buscando criar também um futuro próspero para si e para o mundo, gerando crescimento para os negócios, mas principalmente impacto altamente positivo para a sociedade.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Independência ou Morte: o que te ajuda a superar o vale da morte?
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Uma conversa voltada tanto para quem quer empreender quanto para quem tem um trampo “garantido” pelo menos por enquanto. Não há “mimimi” e não tem “palco”. A palestra visa compartilhar a visão de um NÃO-NATIVO digital neste mundo em transição. O dilema da cobrança da família pelas “velhas premissas” de sucesso e a visão de um futuro com pessoas mais independentes e em rede. Como que mesmo colhendo resultados desanimadores ou mudando de rota podemos persistir para realizar nosso sonho de “fazer” dinheiro com o que gostamos?

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Design de Transição: co-criando mundos desejáveis
Sala 15 (Inatel)

Vamos conversar sobre o Design de Transição e uma nova forma de aplicar a inovação para abordar problemas complexos com imaginação, encantamento e pensamento sistêmico.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Da ideia à finalização: Produza vídeos gastando pouco.
Superlogica Labs (Inatel)

O mercado de vídeos tem crescido muito e a expectativa é que até 2021, 82% do conteúdo na internet será de vídeos. Se a sua empresa não estiver fazendo vídeos, vai acabar ficando para trás. Vou mostrar as etapas desde a ideia até a finalização de um vídeo e como você mesmo pode fazer um sem gastar muito.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – A Tecnologia Assistida e as necessidades das pessoas com deficiência
Espaço Pixel TI

Quem são as Pessoas com Deficiência no nosso país, quais são as suas necessidades tecnológicas? Como é esse mercado, quem atua e as perspectivas para esse negócio? Saindo da filantropia para uma área inovadora e necessária!.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – O que há por trás de um restaurante de sucesso?
Hotel Real Palace

O Restaurante Spot é um dos principais cases de sucesso brasileiros no competitivo mundo dos restaurantes. Em atividade na capital paulista desde 1994, ele continua sendo referência, com um cardápio que traz influências que vão desde lembranças de infância, até experiências de inúmeras viagens de seus sócios ao redor do mundo. Enquanto muitos fecham as portas e enfrentam dificuldades neste segmento, como manter a qualidade e o sucesso por décadas?

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – A Astrologia e a importância de nos conhecermos melhor
Ginásio Alcidão

“Conhece-te a ti mesmo”, disse Sócrates. Para escolhas mais assertivas durante nossa caminhada, precisamos entender melhor quem somos, como funcionamos. Quais nossas potencialidades e fraquezas? Como lidamos com trabalho, carreira, relacionamentos, parcerias? Qual o momento favorável para uma nova escolha? É hora de investir ou de mudar? Esqueça a astrologia de banca de jornal. A astrologia é, antes de tudo, uma ferramenta de autoconhecimento e de desenvolvimento pessoal. Enfim, nesta busca de uma maior consciência do ser humano, será um bate-papo de como a astrologia nos ajuda a fazermos escolhas e deixar a vida fluir muito melhor.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – 10 segredos para tornar sua marca pra lá de desejada
Restaurante Papão

Os princípios de magnetização de negócios e aproveitamento de oportunidades inovadoras, trabalhando o Pessoal, a Marca e o Negócio de forma integrada. Acredite: negócios magnéticos atraem oportunidades incríveis!

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Sobrenome excelência
Associação José do Patrocínio

E se tudo que você se dispôs a fazer atingisse um patamar de excelência? E se você conseguisse executar muitas tarefas distintas com perfeição? E se você fosse uma espécie de Midas moderno?

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Tecnologias da Neurociência a serviço da agenda da espécie humana
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Debateremos sobre o panorama das tecnologias da neurociência, fazendo relação com as necessidades que a humanidade encara no mundo atual. O que é neurociência? Como vemos o cérebro? Em que pé estamos de decodificar pensamentos? E de estimula-los? Onde a neuro se converge com outras áreas? Fatores humanos? E transhumanismo? Desafios do dia-a-dia de um indivíduo, sejam profissionais ou pessoais devem ser vistos como desafios da nossa espécie e quando se trata da nossa espécie a neurociência traz respostas.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – A ciência e a prática da Felicidade
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Apresentação sobre as mais recentes descobertas científicas sobre o bem-estar e a Felicidade.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – KnoT: Uma plataforma de IoT Interoperável para o Brasil
Sala 1 (ETE FMC)

O KNoT é uma plataforma brasileira de Internet das Coisas (IoT) com código e hardware aberto com foco em interoperabilidade. A partir da integração de diversas plataformas de hardware e cloud de IoT, o KNoT promove integração e fácil desenvolvimento de soluções. É livre, é brasileira. Venha conhecer e contribuir.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra: Convergência de Tecnologias Disruptivas
Sala 2 (ETE FMC)

Internet das Coisas, Inteligência Artificial ou Blockchain? Realidade Mista, Big Data ou Cloud Computing? Um papo sobre possíveis sinergias entre essas tecnologias disruptivas, já que não faz mais sentido pensar nelas isoladamente.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Perfis: o resgate de histórias de vida de heróis e heroínas anônimos
Sala 3 (ETE FMC)

Um vendedor de sorvetes que já leu mais de mil livros. Um sanfoneiro do Congado sem sanfona. Uma jardineira compositora, um andarilho que escrevia e publicava livros macabros de cordel. Ainda estagiária de um jornal, Fabiana Schimitz entrevistou e publicou reportagens sobre as histórias de vida desses heróis e heroínas anônimos, responsáveis por construir a história de um povo. Dez anos depois de encerrada a série, a jornalista tomou coragem, resgatou os recortes dos arquivos do jornal e das gavetas do coração, realizando o sonho de reunir a série em um livro intitulado “Perfis”. Hoje ela conta como, em apenas seis meses, sem um centavo no bolso, conseguiu conectar pessoas e fazer tudo acontecer.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Quebras de paradigmas e disrupção na Educação Superior
Sala 4 (ETE FMC)

Uma conversa sobre modelos disruptivos de Educação Superior, em um paralelo da educação brasileira e modelos de universidades norte-americanas.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Do Java para o Kotlin
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Palestra voltada para apresentar a nova linguagem da JetBrains, o Kotlin, que veio para fazer frente as novas linguagens de programação como uma linguagem de fácil aprendizagem, simples de implementar e pouco verbosa. Nessa palestra iremos ver como ela funciona, algumas curiosidades e uma grande parte do seu poder durante o desenvolvimento.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Debate – Do esporte para a vida: o que torna indivíduos e equipes bem-sucedidos?
Auditório da ETE FMC

O esporte de alto desempenho exige o máximo de seus atletas e equipes, fazendo com que as conquistas e desafios neste campo sejam referência para o mundo dos negócios, e para a própria vida. Isso vale para o desempenho do atleta, de estratégia de carreiras individuais, da gestão das equipes e até mesmo de elementos como a tecnologia, que para facilitar os primeiros pontos citados. Este debate é uma conversa entre profissionais de referência mundial sobre as novas responsabilidades, desafios e conquistas das pessoas que fazem o esporte acontecer, além do impacto disso tudo no próprio esporte e em outros campos.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Star Wars: 3 Trilogias, 3 formas de ver o mundo, 3 gerações em movimento
Anfiteatro da ETE FMC

Que Star Wars foi um “salto no hiperespaço” na história do cinema e da cultura todos já sabemos. O que não sabemos é o quanto essa importante história, contada em décadas diferentes, sob diferentes lentes e perspectivas, retrata o espírito humano se transmutando e se expressando em cada geração de forma única, com suas belezas e feiuras, seus enganos e descobertas. Entender os diferentes retratos feitos por cada uma das trilogias, é entender como nos representamos no mundo e como este mundo se apresenta para nós.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Como Big Data Analytics ajuda empresas a expandir seus negócios e previnir riscos
Sala 20 (Inatel)

O universo do Big Data Analytics está cada vez mais presente a realidade das organizações, tornando-se uma inovação necessária para sobrevivencia no mercado. A Neoway vem Inovando desde 2012 e vamos demonstrar nesta Palestra como temos ajudado empresas de diversos setores a vender mais, conquistar clientes, segmentar seu mercado e perder menos previnindo fraudes e riscos capturando dados, organizando, higienizando e disponibilizando em soluções inteligentes abraçando desafios corporativos e gerando soluções personalizadas.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – Blockchain pela visão de Incubadoras/ Aceleradoras/ VCs, entre outros
BlockSpace (Inatel)

Como as empresas que fomentam o ecossistema de startups veem as famosas “chaintechs” e como incorporam essa tecnologia nos projetos atuais de startup.

Workshop
08h30 às 11h
Workshop – Criando Smart Contracts no Blockchain Ethereum
BlockSpace (Inatel)

Neste workshop os participantes aprenderão a criar, publicar e interagir com smart contracts no Blockchain Ethereum. Além disto, serão apresentados fundamentos de blockchain Ethereum e smart contracts enquanto demonstra-se a mineração em rede privada e transações ao vivo.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Palestra – O Investimento Anjo no Brasil
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Como funciona o investimento anjo e por que devo investir em Startups? Entenda que investimento vai muito além de recursos financeiros.

Palestra / Debate
08h30 às 09h30
Debate – Presente e futuro dos Drones
O Cortês Pizzaria

Painel que trará quatro pessoas relacionadas ao mundo dos drones para discutir o que está mais presente no mercado nos dias atuais e como esta tecnologia se desenvolverá.

09h às 10h
09h às 18h
Feirinha de Artesanato
ETE FMC

30 artesãos locais irão expor seu trabalho durante o HackTown 2018.

10h às 11h
25 Palestras
Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Crescimento e Escalabilidade de Startups
Teatro Inatel

Toda startup quer atingir taxas de crescimentos absurdas, mas poucas conseguem. As poucas que conseguem, precisam rapidamente escalar o negocio! Vamos discutir o casos do Nubank.

10h às 11h
Palestra – A transição disruptiva da saúde e a medicina do futuro
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Na disruptura da saúde, o verdadeiro diferencial competitivo do médico é a sua capacidade de ser humano. Uma conversa sobre como a medicina do futuro pode ser um sistema exponencialmente melhor e mais humano.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Conexões Cognitivas
Sala 15 (Inatel)

Conexões Cognitivas: relações estéticas, intelectuais e espirituais na experiência humana.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – O poder da atração: a leitura das celebridades como heróis modernos
Sala 17 (Inatel)

Em um mundo onde cada vez mais pessoas se tornam marcas, o poder de atrair a atenção nunca foi tão valorizado. Por que algumas celebridades nos seduzem tanto? Quais mudanças culturais influenciam na forma com que nos relacionamos com as pessoas/marcas? Nosso conceito de herói está mudando? A superficialidade das relações está fazendo com que grande parte dos fenômenos atuais se assemelhem aos movimentos da cultura pop. A partir de uma leitura dos heróis modernos, vamos bater um papo sobre quais fatores culturais vem afetando a forma com que entendemos nossas relações, sejam elas com pessoas ou marcas.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Sistemas Educados
Superlogica Labs (Inatel)

“Se você quer fazer com que gostem do seu sistema ele deve ser projetado como uma pessoa amável: respeitoso, generoso e prestativo”. (Alan Cooper) Como colocar essas qualidades, que você espera de uma pessoa legal, na hora de projetar o seu produto?

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Os impactos do Blockchain no mundo da Música
BlockSpace (Inatel)

Palestra sobre os impactos que o Blockchain pode ter no mundo da Música nos próximos anos, o que tem sido pensado e discutido na indústria e apresentação de algumas iniciativas mundo afora.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Estupidez Artificial: Bem vindo a uma era de novos problemas (e oportunidades)
Espaço Pixel TI

À medida que projetos com Inteligência Artificial se tornam cada vez mais comuns, seus erros também serão mais frequentes. Na história humana, a estupidez já se mostrou por vezes mais perigosa que a própria maldade, e estamos correndo um sério risco de automatizar a estupidez humana. Nesta palestra, vamos conversar sobre erros de Inteligência Artificial, suas causas e como evitá-los.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Ação: a evolução do Entretenimento Independente
Hotel Real Palace

Como evoluiu o mercado independente no Brasil na última década? Como éramos e como estamos? Como produzíamos? Como contamos histórias? Estamos preparados para todas as telas?

Palestra / Debate
10h às 11h
Debate – Produzindo alimentos na Economia Criativa
O Cortês Pizzaria

Durante muito tempo, palavrinhas como criatividade, colaboração, design, cocriação e propósito passaram longe do setor alimentício. Hoje, com uma revolução impulsionada por pequenos produtores, não só novas formas de produção sustentável vêm surgindo, mas também novas práticas de interação com as pessoas que se relacionam com a cadeia produtiva: dos fornecedores aos consumidores. E isso vem trazendo um enorme impacto aos grandes produtores, que estão se vendo obrigados a se reinvertar. Este debate é um bate-papo entre pequenos produtores que, com boas ideias e um pensamento centrado no ser humano vem dando sua contribuição a esta pequena grande revolução.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Food Design: nossa relação com a comida está mudando e impactando desde nossa saúde, hábitos e o meio ambiente
Restaurante Papão

Vamos conversar como o encontro entre o pensamento sistêmico do “Food” e a visão inovadora do “Design” está pensando novos caminhos que promovam soluções de produtos, serviços e experiências alimentares mais sustentáveis, saudáveis conectada com o futuro emergente.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Não sabe brincar, não desce para o play. Um papo sobre branded content.
Associação José do Patrocínio

O branded content pode ser a salvação da propaganda e o humor é, sem dúvida, um caminho. O Porta dos Fundos sabe bem disso. Adequar a identidade da marca ao produtor do conteúdo é um desafio que o mercado ainda está aprendendo.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Energia e Tecnologia: o Futuro da Saúde
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Palestra sobre como a energia é a tecnologia humana para a conexão com os novos padrões deste novo mundo que surge. A máquina humana faz uso da tecnologia e da energia para ajustar suas frequências e assim poder assumir-se como um Novo Humano. Equipamentos frequências e vibracionais são o futuro da saúde do novo humano. Vamos discutir estas novas tendências.

Palestra / Debate
10h às 11h
Desafios da vida digital: dos benefícios aos malefícios
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

É sabido que o desenvolvimento tecnológico caminha a passos largos. Percebemos observando as grandes mudanças na forma como as pessoas se relacionam com o trabalho, o mundo, umas com as outras… sentimos na pele. Nesse bate papo vamos entender de que forma essas transformações têm causado patologias e contribuído para resolver uma série de outras, como por exemplo o uso de realidade virtual no tratamento de fobias.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Você está burocratizando seu processo de inovação?
Sala 1 (ETE FMC)

As áreas de inovação começaram nas empresas como transgressores dos processos e rotinas burocráticas, principalmente por serem pequenas e com impacto em negócios limitado num primeiro momento. Com o crescimento da importância dessas disciplinas e o recente impacto em negócios, estas áreas estão precisando se relacionar com C-Level e se deparando com novas burocracias. A provocação é: estamos nos tornando aquilo que sempre combatemos?

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Hack ou Gambiarra: Aplicando Design Thinking pra resolver qualquer coisa, da marcenaria a realidade virtual
Sala 2 (ETE FMC)

Qual a diferença entre Gambiarra e Hack? Como aprender qualquer coisa com uma metodologia simples e mão-na-massa? Não estamos falando apenas de programação, IoT e tecnologias imersivas mas também de skills da época do seu avô como marcenaria, culinária, corte e costura… Embarque numa jornada polimática e descubra como finalmente materializar uma idéia e até torná-la um negócio.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Cidade Antifrágil
Sala 3 (ETE FMC)

Quais os caminhos para o futuro das cidades? A hipótese da antifragilidade se apoia na ideia de algo que se beneficia da incerteza. Diferente da resiliência, que volta ao seu estado natural após um evento crítico, a antifragilidade se beneficia, aprende, evolui. Nessa conversa discutiremos como as cidades podem se apropriar dessa abordagem, e como a identidade e o engajamento das pessoas pode ser a chave para comunidades mais felizes.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Propósito, Contexto e Autonomia: como construir uma gestão centrada nas pessoas e que entrega melhores resultados
Sala 4 (ETE FMC)

Por que a maneira como nos organizamos está mudando? Como implementamos uma gestão descentralizada no Bom Negócio / OLX, e como estruturar essa mudança de gestão de forma simples?

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Nova era de consumo na música
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Como a música está sendo consumida hoje em dia, o que isso afeta na indústria do entretenimento e o que nos espera em um futuro próximo.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Inovação na era das tecnologias exponenciais
Auditório da ETE FMC

Nunca se falou tanto na palavra “exponencial”. Tecnologias exponenciais, organizações exponenciais, tudo exponencial! O que é isso? Como isso impacta minha vida? Nessa palestra o líder do THINKLab da IBM vai falar sobre isso e viajar em 5 possíveis tecnologias futuras.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra: Tecnologia além do binarismo: ele, ela ou ciborgue?
Anfiteatro da ETE FMC

Quais são as implicações do uso de tecnologias que se utilizam de códigos e representações feitas majoritariamente por uma elite branca e masculina? A integração humano-máquina pode fazer com que a humanidade se torne um ser híbrido, trans-humano, com capacidade orgânica além daquilo que é possível biologicamente. Se tecnologias se formam a partir construções sociais da mesma maneira que gênero, e ambos se constroem de maneira mútua – quais as implicações disso para nosso futuro? Esta palestra pretende elucidar os processos que tangem a construção mútua entre tecnologia e gênero, utilizando-se de exemplos ilustrativos mais modernos possíveis, além de tecnologias cotidianas e de uso massivo.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Hackeando o novo mercado da música
Sala 16 (Inatel)

Quando novos sistemas de adaptative music enconding começam a criar músicas para Empresas Fortune 500, sabemos que os robôs estão aqui para ficar: a Inteligência artificial é o novo artista/compositor. O futuro dos autores no mundo da inteligência artificial. O que é o Music Modernization Act, o que isso tem a ver com Blockchain? Tracking, Comunicação, Monetização. Como o mercado da música está sendo afetado/melhorado com essa tecnologia e o que isso tem a ver com makers/artistas/hackers/marcas/detentores de direito e distribuidoras de música? Com a agência interna do Spotify nomeada a Agência do ano pelo ADAge e influenciadores (youtubers, etc) sendo assinados pelas grandes gravadores, nunca existiu um tempo melhor para a amplificação de música.

Palestra / Debate
10h às 11h
Debate – Carnaval: um negócio com propósito, muito além da farra
Ginásio Alcidão

Muito mais do que farra e tradição brasileira, o carnaval é coisa séria, tanto no viés do negócio quanto do seu papel na sociedade brasileira. Movimenta recursos financeiros, sociais e culturais altamente expressivos, e vem se desenvolvendo em expressões, manifestações, formatos e vertentes diversas – deixando de seguir padrões pré-definidos. Além disso, é um ser em constante transformação, incorporando conceitos contemporâneos e até novos ritmos musicais, e tendo papel preponderante na transformação das cidades. Neste debate, profissionais que encaram o carnaval como coisa séria vão falar sobre o contexto atual, futuro e transformações deste grande espetáculo brasileiro.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – PeopleOps
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

10h às 23h
Festival de Gastronomia Sabores do Vale
Praça Santa Rita

Festival Gastronômico e Cultural parceiro do HackTown que reúne chefs profissionais e amadores para servir ao público pratos da culinária nacional e estrangeira em porções individuais e preços acessíveis.

Palestra / Debate
10h às 11h
Palestra – Design, Jogos e Aprendizagem
Sala 20 (Inatel)

A utilização da abordagem do design na criação de jogos aplicados à aprendizagem. O palestrante irá abordar alguns projetos em que atuou, além de trazer alguns conceitos, exemplos e insights sobre jogos e design para fomentar um bate-papo descontraído com a plateia sobre criação e aplicação de jogos em ambientes de aprendizagem e mudança de comportamento.

10h às 11h
Palestra – Startup investidas pelos Anjos do Sul de Minas
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Três empresas, que já receberam investimento dos Anjos do Sul de Minas irão discutir sobre o tema, investimento anjo, e a respeito de suas respecivas experiências pós-investimento.

Palestra / Debate
10h às 11h
Debate – Conectando o mundo da inovação com o empresarial por meio de soluções de problemas reais. Vamos falar sobre Hackathons?
Sala 5 (ETE FMC)

Os Hackathons vem se tornando cada vez mais populares e são desafios focados em resolver problemas reais de empresas. Nesse painel iremos falar sobre como acontecem os Hackathons, como esses são organizados, quais as importâncias desses para as empresas e como podem ser uma ferramenta poderosa de contato com o mundo da inovação, disrupção e atração de talentos.

Palestra / Debate
10h30 às 11h30
Biohacking e bioética em debate: nós precisamos conversar sobre isso
Sala 21 (ETE FMC)

Movimento Meu DNA: Você é a favor de aprimorar o seu corpo através da edição genética? Você mudaria a cor da pele do seu filho? Como você acha que o governo deve proceder sobre questões éticas e morais da biologia sintética? Participe de debates sobre temas polêmicos e relevantes num formato interativo e ative uma rede de opinião coletiva.

11h às 12h
1 Workshop / 27 Palestras / 1 Showcase
Showcase
11h às 12h
Showcase: Macaco Cego
Mercado Municipal

Iniciada em 2014, a banda carrega letras marcantes que incentivam a correr atrás dos sonhos, a reflexão e uma vida equilibrada. Teve seu primeiro trabalho, o EP ‘Evolução do Pensamento’ , financiado coletivamente por 108 apoiadores que acreditaram no projeto. Mesmo ano em que a música “Segunda-feira” levou o 1º Lugar dentre 180 participantes do Festival SESI Música de Minas Gerais. Banda Pop com influências Rap, já conta com 17 músicas lançadas e com milhares de ouvintes nas plataformas digitais.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Foresight e Design: estratégias para o futuro
Teatro Inatel

Hoje, as organizações enfrentam constantes mudanças e desafios sem precedentes. “Design Thinking” e “Futurismo” tornaram-se buzzwords populares que frequentemente levam a implementações superficiais com resultados mistos. A conversa será sobre como o Foresight e o Design podem ser (e são) usados juntos em organizações para navegar o futuro com sucesso.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Innovation Talks
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Os fundadores/criadores das startups e iniciativas mais inovadoras se juntam para contar um pouco do porque fazem o que fazem. A dinâmica é bem parecida com a do TEDx, com apresentações sequenciais rápidas de até 18 minutos.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Smart Era ou “A Era Pós-App”
Sala 15 (Inatel)

Nos próximos anos, vamos vivenciar a convergência absoluta das tecnologias com o mobile para experiências de uso do digital ainda mais enriquecedoras e, principalmente, inteligentes. Chatbots, assistentes virtuais, Internet 5G e voice-commerce são apenas alguns exemplos de tecnologias que resultarão em equipamentos e consumidores mais smarts e hiperconectados. Neste ecossistema mobile complexo e adverso, característico da “Era Pós-App” e continuadamente impactado pela força disruptiva do Digital, como as marcas podem se manter relevantes nos seus mercados e oferecer as experiências de consumo mais inteligentes para os seus públicos? Rodrigo Navarro, CTO da Pontomobi, apresentará cases que comprovam como o mobile está dominando o e- commerce e trazendo novas soluções para marcas e pessoas no Brasil e no mundo.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – R & Data Science: como entender o que dizem os dados com o R?
Sala 16 (Inatel)

O objetivo da apresentação será mostrar a evolução do que hoje se denomina ciência de dados (data science), bem como mostrar como é possível integrar as etapas de coleta, tratamento, análise e apresentação de dados com o uso do R, linguagem de programação voltada para data analysis.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Cidade Criativa: duas palavras, um caminho. A experiência de Santa Rita do Sapucaí.
Sala 17 (Inatel)

Em um mundo repleto de desafios econômicos e sociais, surge a busca por caminhos inovadores de desenvolvimento. Cidade Criativa como conceito e sua capacidade de conexão de diversas culturas poderá gerar caminhos melhores a nossa sociedade. Santa Rita do Sapucaí, por meio do movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz, vem fazendo um movimento reconhecidamente interessante neste sentido, que será nesta apresentação.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – O Blockchain vai impactar o seu negócio?
BlockSpace (Inatel)

O objetivo da palestra é familiarizar, conceitos básicos, postura critica, visão macro. Não se destina a especilistas, nem especuladores.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – O Novo Mercado de Trabalho e a Sinergia de Gerações
Sala 20 (Inatel)

Num momento onde acredita-se que os robôs devem substituir mais de 50% das profissões nas próximas duas décadas, como a sociedade vai coexistir com os robôs e como as gerações conseguirão trabalhar juntas para que tenhamos momentos de harmonia entre as gerações, humanos e máquinas.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Você já falou com seus usuários hoje?
Superlogica Labs (Inatel)

Uma abordagem simples e realista de como fazer entrevistas com usuários e melhorar seu produto.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Debate – Desmistificando a distribuição digital
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Graças à mudança em direção à distribuição digital, nunca houve tantas oportunidades para que artistas alcancem audiência e monetizem suas obras. Com isso, mudam também os desafios. Nesta conversa serão apresentadas possibilidades para artistas emergentes e em desenvolvimento do mercado independente, assim como serão debatidas as melhores práticas, desde a estratégia até o trade marketing, presença em playlists e até mesmo otimização do canal para monetização, entre outros pontos.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Debate – O futuro do Design e o Designer do futuro
Espaço Pixel TI

As maiores empresas de Internet atuais têm seus produtos baseados no acesso à informação (e.g. Facebook, Google, Uber). Acredita-se que a próxima geração dessas empresas será baseada na experiência que oferecerá aos seus consumidores. Nesse cenário, tecnologias como Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR) e Realidade Mista (MR) serão o futuro paradigma UX que permitirá um conjunto de novas possibilidades a serem vivenciadas. O potencial dessas tecnologias é difícil de medir atualmente, uma vez que ainda há muito a ser explorado, e pouquíssimas definições, referências e boas práticas foram estabelecidas até o momento. Diante desse novo cenário, o profissional de UX é certamente um dos que mais precisarão se adaptar. As mudanças terão impacto no treinamento do Designer, em suas ferramentas de trabalho, nos modos de prototipagem, nos demais profissionais envolvidos na produção de soluções de RV, AR e MR.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Vinil Brasil: discos feitos com alma
Hotel Real Palace

Uma conversa que conta a história de como a fábrica se construiu, de máquinas encontradas num ferro velho, a um galpão em plena atividade, aproveitando para explicar ao público o processo técnico de fabricação de discos de Vinil.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Quanto vale a sua ideia?
Ginásio Alcidão

Formatar o preço de forma eficiente e sustentável realmente não é fácil. No mercado criativo isso é ainda mais complexo. A precificação tradicional, baseada em custo e hora de trabalho, já não funcionam mais. Quais as variáveis considerar? Como conseguir um diferencial? E aí? Qual valor seu cliente percebe ao ver a sua ideia?

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Debate – A Escola do Futuro: para onde vamos?
O Cortês Pizzaria

Experiências educacionais são cada vez mais comuns ao redor do mundo. Novos modelos de escolas, promessas de futuro, metodologias disruptivas e laboratórios de educação ganham vida na tentativa de resultar no que se chama de Escola do Futuro. Neste contexto, o que tem dado certo ou errado? O que temos aprendido? O que será da escola no futuro? O que será a Escola do Futuro?

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – A produção como core business no live marketing
Associação José do Patrocínio

O produtor como protagonista da realização de grandes shows e eventos. Uma discussão acerca dos novos modelos de agências e a segmentação do live marketing.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – A Singularidade da máquina, do homem e o projeto Século 25
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Nesta palestra vamos apresentar o projeto Século 25, que visa promover, entre outras coisas, um debate sobre o impacto da evolução exponencial das tecnologias e a necessidade de evolução exponencial do “ser humano”, para que seja possível, cada vez mais, estabelecermos uma relação mais produtiva (e não destrutiva) com a tecnologia, em todas as esferas e instâncias, para o bem do planeta e das pessoas

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Inteligência Espiritual: a habilidade humana para transcender a máquina
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Uma vivência musical com voz e violão para experienciar a inteligência espiritual (QS) presente em todos nós, fundamental para sermos mais criativos, intuitivos, colaborativos e fazer escolhas baseadas na confiança (e não no medo), com mais sentido, valores éticos e propósito. Sementes de cultura de paz, autorrealização e conexão.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Descomplicando a gastronomia: mitos e verdade
Sala 1 (ETE FMC)

O intuito da palestra é desmistificar alguns mitos que a gastronomia tem por conhecimentos empíricos que são passados de gerações a gerações. O crescente interesse pela gastronomia e acima de tudo por comer de forma correta nos faz repensar em informações “não explicadas” que temos como “verdades” fazendo uso da ciência por detrás dos alimentos.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – DesignOps e o design thinking em série
Sala 2 (ETE FMC)

Executar design de serviço de verdade exige um pouco mais do que conduzir workshops de ideação ou design sprints. Essa é só a parte fácil. DesignOps é sobre como escalar os processos de design nas organizações, transformando como as trabalhamos inovação e desenvolvimento de produto.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Debate – Skate: a manifestação cultural que se tornou esporte olímpico
Sala 3 (ETE FMC)

O skate é muito mais do que lazer ou meio de transporte. Como manifestação cultural, envolve hábito, comportamento, moda, lazer, música, arte, sociabilidade, identidade. É um estilo de vida difundido no mundo todo. Como prática esportiva, atingiu patamares inimagináveis, se tornando até esporte olímpico, e superando em prática até alguns esportes mais tradicionais. Se você quer saber mais sobre este universo que, em meio século, se tornou um fenômeno global, este debate é uma ótima oportunidade.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – O licenciamento de marcas e personagens: do surgimento aos dias atuais
Sala 4 (ETE FMC)

Uma viagem no tempo para entender como surgiu o mercado de licenciamento no mundo. De Star Wars a fenômenos como Frozen e Galinha Pintadinha (no Brasil), vamos entender as particularidades desse universo que vem se expandindo ano após ano.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Procrastination Club: Como vencer a autosabotagem
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

O ser humano vive um cenário de múltiplos caminhos e com isto sofre o paradoxo das escolhas. Como ter coragem de se reinventar, despertando o autoconhecimento e tirando as ideias do papel?

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Mind Hacking Lifestyle
Auditório da ETE FMC

O que você sente agora: ansiedade (futuro) ou depressão (passado)? Hoje em dia muito se fala sobre o futuro do trabalho, novas economias, futuro da educação, despadronização, aplicativos disso e daquilo. O que aconteceu com a tecnologia que não aconteceu com a nossa mente e comportamento?

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – O mundo está chato pra quem, cara pálida?
Anfiteatro da ETE FMC

O retrato do assédio no mercado de comunicação, o papel da masculinidade e o que você pode (e deve) fazer a respeito.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Biohacking e bioética em debate: nós precisamos conversar sobre isso
Sala 21 (ETE FMC)

Movimento Meu DNA: Você é a favor de aprimorar o seu corpo através da edição genética? Você mudaria a cor da pele do seu filho? Como você acha que o governo deve proceder sobre questões éticas e morais da biologia sintética? Participe de debates sobre temas polêmicos e relevantes num formato interativo e ative uma rede de opinião coletiva.

Workshop
11h30 às 14h
Workshop – Hyperledger Project – Visão e Criação de Contratos via Composer
BlockSpace (Inatel)

Venha entender os detalhes da plataforma corporativa mais utilizada no mercado mundial, up-to-date com as novas propostas e ofertas.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Passo a Passo para a concretização de investimento anjo
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Simulação de investimento anjo, apresentação de pitch e dicas relevantes sobre modelos de negócios.

11h30 às 20h
Casa da Mia Discos
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

A loja de discos oficial do Hacktown. Venda, compra e troca de discos de Vinil.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Google Assistente
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Palestra / Debate
11h30 às 12h30
Palestra – Profissionalização e Empreendedorismo da Música para Vida
Sala 5 (ETE FMC)

Nesse “bate-papo”, a banda Kilotones, de Ribeirão Preto, mostra através de suas vivências como começou um negócio sustentável através da própria arte, como conseguiu tocar nos principais festivais de Música do Brasil (Lollapalooza, Rock in Rio e João Rock), e aborda temas como investimento e planejamento da própria carreira musical, relacionamento com fãs, redes sociais, network, venda de shows, entre outros.

12h às 13h
2 Showcases
Showcase
12h15 às 13h15
Showcase: Lazure
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Concebido em 2018, Lazure é um trio paulistano de música cósmico-brasileira. Atualmente em processo de gravação e produção de seu primeiro EP “Liquidez” junto ao Selo Rockambole, a banda traz uma gama de timbres surpreendentes e uma atmosfera única em suas composições. Abordando as crises do ser humano desde a sua concepção, o primeiro trabalho da banda permeia o desenvolvimento do indivíduo, abordando a busca pelo significado da existência de maneira individual e social.

Showcase
12h40 às 13h30
Showcase: Johnny Monster
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Conhecido da cena paulistana alternativa desde os anos 90, quando participava da banda Rip Monsters, lançou seu primeiro álbum solo ” Solstício de Inverno” em 2009, onde tocou todos os instrumentos. Em 2014 lançou o EP “Plaine de Mongolie “, mais experimental e psicodélico. E agora em 2018 prepara o tão aguardado lançamento de seu terceiro e novo álbum, “Canções do Desapego”, produzido por Michael Kuaker. Johnny é conhecido também por suas diversas participações como guitarrista em outros grupos da cena atual, como Clemente & A Fantástica Banda Sem Nome.

13h às 14h
26 Palestras / 2 Showcases
Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Rewards: a nova era dos benefícios corporativos
Teatro Inatel

Atualmente os benefícios corporativos representam um papel decisivo para atratividade de talento, redução do turnover e também criam um clima positivo, fazendo com que as pessoas se sintam importantes e parte da organização. Oferecer um pacote de benefícios competitivo não só motiva e engaja os colaboradores, mas também eleva a produtividade e a competitividade da organização.

Palestra / Debate
13h às 14h
Innovation Talks
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Os fundadores/criadores das startups e iniciativas mais inovadoras se juntam para contar um pouco do porque fazem o que fazem. A dinâmica é bem parecida com a do TEDx, com apresentações sequenciais rápidas de até 18 minutos.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Design from within
Sala 15 (Inatel)

Com objetivo de entregar a melhor experiência, serviço e ou produto, as organizações precisam se transformar em sistemas vivos e adaptáveis, adquirindo características humanas. Entenda como o mindset de design ajuda a criar esse organismo vivo.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Aprendizados sobre Transformação Digital e a relação entre grandes empresas e startups
Sala 16 (Inatel)

Nesta palestra quero apresentar os principais aprendizados e desafios relacionados a execução dos Laboratórios de Transformação Digital e a conexão entre grandes empresas e o ecossistema.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Micro influência, influencia de verdade?
Sala 17 (Inatel)

Um olhar de quem vive isso na prática com depoimentos, números e como colocar isso em sua estratégia de Marketing.

Palestra / Debate
13h às 14h
Debate – Culture Hacking: olhares diversos para repensar a relação entre pessoas, sociedade e organizações
Sala 20 (Inatel)

O objetivo de painel é discutir de forma aberta e colaborativa sistemas de hackear métodos e processos na pratica de empresas do sistema corporativo brasileiro, a partir de atuações de 3 profissionais diferentes. A discussão passa pela compreensão da identidade cultural das empresas, entendimento do nível de maturidade das iniciativas de inovação realizadas no meio corporativo, o esforço de repensar estratégias para o futuro e a resignificacão das práticas no meio corporativo por meio de ações de culture hacking.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Fishbowl: O que os designers podem aprender com a cultura Devops
Superlogica Labs (Inatel)

Automação, otimização de processos e escalabilidade são alguns dos benefícios que a cultura Devops proporciona. Mas como aplicar essa cultura no Design?

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O blockchain como meio de inclusão
BlockSpace (Inatel)

Como a tecnologia do momento, o blockchain, pode servir como meio de inclusão social e de gênero, trazendo transparência e segurança também à essas questões.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Trilha Sonora para Animação: o mundo olhando para o Brasil
Hotel Real Palace

Uma conversa sobre o trabalho de se criar trilhas sonoras para curtas, longas e series de animação, além de um panorama no atual mercado de animação no Brasil.

Palestra / Debate
13h às 14h
Debate – Sci-fi x Sci-fact: a relação entre ficção científica, ciência e tecnologia
Ginásio Alcidão

As obras de ficção científica possuem grande influência na construção da realidade atual, inspira o desenvolvimento tecnológico e ilustra a transformação cultural de comportamentos e valores que podem surgir no futuro.

Palestra / Debate
13h às 14h
Debate – Os impactos da tecnologia e o futuro da música
O Cortês Pizzaria

A tecnologia vem transformando o mundo da música de forma profunda e definitiva: seja para consumo de música, para o negócio da música, ou até mesmo para composição, execução e gravação. Mudou tudo. A tendência é que o público dite o que quer ver ou ouvir, as playlists vem conquistando mais espaço do que as rádios, as redes sociais vêm superando a TV, as garagens estão se tornando os novos estúdios, as gravadoras perderam força, e praticamente toda a cadeia de valor deste mercado está em transformação. Qual o estado do mercado musical após tudo isso? E o que o futuro reserva para a indústria fonográfica?

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Quer inovar? Tenha menos ideias.
Casarão femto

Um bate papo sobre como não colocar ideias no papel. Acredito que quando uma ideia vai parar o papel, dificilmente ela sai de lá. Juntos vamos pensar como começar um projeto hoje, agora, da forma mais simples possível, com o que você tem. Como colocar uma ideia de pé com R$10 e 1 dia?

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Ressignificando gifts. Reutilizando tecidos. Revelando talentos.
Associação José do Patrocínio

Na Re, tudo que criamos é ressignificado, repensado e reutilizado. Selecionamos tecidos incríveis que seriam descartados e reaproveitamos cada retalho. A produção fica nas mãos de talentos que descobrimos em São Paulo. Costureiras e bordadeiras que se conectam fora de suas comunidades via Re. Acreditamos neste movimento, onde atuamos como uma ponte: de um lado entre a matéria prima, a criação e a produção e do outro: os clientes. Transformamos tecidos obsoletos em baggs únicas, bonitas, úteis, simples e duráveis. Queremos que através das nossas baggs a mensagem da Re, chegue nas mãos de muito mais pessoas no Brasil e no Mundo.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Beat the Byte: mantendo-se a frente da Curva Disruptiva
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Durante a apresentação serão discutidas novas tecnologias, cases de novos modelos de negócios e como equilibrar tais novidades com questões fundamentais como privacidade e controle de dados pessoais.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Medicina Psicodélica
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

A medicina psicodélica é uma alternativa de inovação disruptiva para uma sociedade que enfrenta números cada vez maiores de pessoas em sofrimento mental e emocional intenso. A palestra vai focar no desenvolvimento da psicoterapia com MDMA para tratamento do trauma em vítimas de violência extrema como abuso sexual, sequestros, tiroteios, acidentes de carro, entre outros.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Resultados x inovação: a ansiedade corporativa da transformação digital
Sala 1 (ETE FMC)

Atualmente, cada vez mais empresas, dos mais variados setores, vêm buscando mudar sua cultura de trabalho em busca de dinâmicas mais horizontais, times multidisciplinares, metodologias ágeis e resultados inovadores. No entanto, esse processo nem sempre é compatível com a ansiedade por resultados imediatos e metas agressivas que permeiam o atual mercado brasileiro. Nessa palestra, vamos entender como essa dinâmica pode se refletir e impactar negativamente processos corporativos de transformação digital.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Game of Thrones e Sustentabilidade: um paralelo entre ficção e realidade
Sala 2 (ETE FMC)

A narrativa de sucesso de Game of Thrones não é apenas entretenimento. Traz uma outra forma de captar o espírito do que é a tal Sustentabilidade. Uma provocação coletiva e conectada com o maior desafio da humanidade.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Futurismo Aplicado: de vítimas a cocriadores
Sala 3 (ETE FMC)

O Futurismo Aplicado representa a reinvenção do planejamento voltado à gestão de negócios, desenvolvimento pessoal, inovação de produtos e serviços. Também conhecido por Prospectiva Estratégica, tem sido recurso de vanguarda no mundo da inovação. Nessa palestra, você conhecerá os principais fundamentos e práticas deste conceito.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Agilidade: a arte de desprojetizar
Sala 4 (ETE FMC)

Uma conversa sobre os princípios e valores da Agilidade, conectando a aplicação destes conceitos às práticas de pequenos passos bem medidos, às validações de hipóteses, à descompressão do ambiente organizacional para que a Inovação possa aflorar e com o cuidado das regras que regem o ambiente, ja que eles moldam comportamentos. Será uma construção da agilidade sob a ótica da “desprojetização”.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – O que aprendi fazendo 100 cursos em 15 meses
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Sempre fui uma pessoa apaixonada por aprender e essa curiosidade constante que me levou a começar essa jornada. A ideia inicial era fazer um curso diferente por mês, mas, quando entrei nesse mundo, virou um vício. Nesta conversa, vou falar sobre a multipotencialidade do ser humano e dos meus aprendizados desbravando tudo que tinha interesse em conhecer, desde grafologia até inovação.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Movimento de cocriação para uma cidade segura
Auditório da ETE FMC

O projeto Minha Cidade Segura surgiu da necessidade de, colaborativamente, identificar e potencializar o ecossistema de inovação em segurança da cidade de Porto Alegre através da conexão de especialistas e empreendedores. Neste painel, Carla Link e Rafa Leite vão apresentar como estão conectando os conceitos de cidade criativa e empreendedorismo para mudar a realidade da segurança na cidade.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Apresentado o “Índice de Audiência Musical”
Anfiteatro da ETE FMC

Em uma iniciativa inédita no mundo, a startup de tecnologia para o mercado musical, Playax, lançou em julho de 2018 o “Índice de Audiência Musical”. Criado para ter aplicações práticas, o índice foi desenvolvido com o intuito de simplificar o acompanhamento da popularidade dos artistas e ajudá-los no seu planejamento de carreira. Através de um algoritmo que analisa o desempenho em rádios, serviços de streaming, sites e redes sociais, a Playax disponibiliza para o mercado o “Índice de Audiência Musical” que consolida dezenas de indicadores de popularidade em um único número.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Economia Comportamental e o Marketing
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Os efeitos de fatores psicológicos, sociais, cognitivos, emocionais e de fatores econômicos nas decisões de indivíduos e das corporações.

Palestra / Debate
13h às 14h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Simplificando mercados complexos
Sala 5 (ETE FMC)

Como podemos repensar as práticas de mercados tradicionais? Todos os desafios que temos para inovar, são amplificados em mercados bem estabelecidos, onde a resposta é sempre: “Sempre fizemos isso e funciona”. Essa conversa é sobre minhas experiências anteriores e, atualmente, no mercado financeiro com a Toro Investimentos.

Palestra / Debate
13h às 14h
Palestra – Da experiência à transformação
Espaço Pixel TI

Entenda porque pensar em experiência é muito mais legal e importante que falar em inovação

Entenda porque todo mundo só fala em experiência

Entenda porque a experiência já não basta –estamos em busca de transformação

Showcase
13h40 às 14h30
Showcase: Badolak
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Iniciou seus primeiros acordes em meados de 2012, ensaiando um repertório de músicas autorais e sem rótulos de estilos, mas baseado em Rock and Roll com letras em português. A ideia inicial era uma formação mínima, com o vocalista e compositor Marcos Badolak e o Baterista Bruno Medeiros, até que um companheiro de rock da vida resolveu agregar sua inexperiência no contrabaixo: Lucas Paiva (Calu). E de repente, do nada, surge um guitarrista solo, Gustavo (Psicopata) Ottoboni. Foi a fórmula perfeita para a desconstrução. Músicas como “Eu juro que nunca mais” e “Nem por um milhão de dólares” refletem bem a identidade da banda.

Showcase
13h40 às 14h30
Showcase: Badolak
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Iniciou seus primeiros acordes em meados de 2012, ensaiando um repertório de músicas autorais e sem rótulos de estilos, mas baseado em Rock and Roll com letras em português. A ideia inicial era uma formação mínima, com o vocalista e compositor Marcos Badolak e o Baterista Bruno Medeiros, até que um companheiro de rock da vida resolveu agregar sua inexperiência no contrabaixo: Lucas Paiva (Calu). E de repente, do nada, surge um guitarrista solo, Gustavo (Psicopata) Ottoboni. Foi a fórmula perfeita para a desconstrução. Músicas como “Eu juro que nunca mais” e “Nem por um milhão de dólares” refletem bem a identidade da banda.

14h às 15h
1 Workshop / 28 Palestras / 1 Showcase
Palestra / Debate
14h às 15h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

14h às 17h
Hello World
Saguão da biblioteca do Inatel

Nenhum projeto sobrevive ao primeiro contato com os clientes. Hello World é um espaço dedicado a mostrar para o mundo as soluções, produtos e serviços dos inconformados que acreditam que podem mudar o mundo.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Quando viver de Música foi também viver de Tecnologia
Teatro Inatel

A grande função da tecnologia é eliminar intermediários. Mas a tecnologia ainda não cumpriu essa premissa e, para o mercado musical, não foi diferente. Henrique Portugal nos levará pela linha do tempo, usando os principais sucessos do Skank para mostrar como uma das maiores bandas do país superou o desafio de viver de Música, em tempos de (R)evolução Tecnológica.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Growth Hacking: Táticas não convencionais para acelerar negócios.
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Apresentação de cases reais e práticos de táticas e experimentos para acelerar qualquer tipo de negócio.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Debate – A Quarta Revolução Industrial: o que é realidade, o que é ficção?
Sala 15 (Inatel)

No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical? As fábricas inteligentes vão se tornar realidade? Blockchain, bigdata, inteligência artificial: o que tudo isso vem possibilitando às nossas industrias? O que vem sendo colocado em prática neste sentido? E o que ainda está longe de virar realidade?

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Employee Experience: de carreiras para experiências
Sala 16 (Inatel)

O mundo está mudando, e com isso muda também o que as pessoas buscam, esperam e encontram no trabalho. Em pleno século 21, mais de 70% dos profissionais estão desengajados no trabalho ao redor do mundo. O motivo? As empresas continuam oferecendo carreiras, mas o que as pessoas buscam agora são experiências. Não é à toa que Employee Experience – ou experiência do colaborador – é uma tendência nas práticas de gestão de pessoas. Nesta palestra, vamos ver como algumas das empresas mais respeitadas ao redor do mundo estão reinventando a forma de gerir pessoas, transformando o papel de líderes e RH em designers e arquitetos de experiências.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Debate – O impacto do investimento semente em tecnologias disruptivas
Sala 17 (Inatel)

Painel com empreendedores que receberam investimento de capital semente contarão a sua história e a relevância de terem recebido investimento no estágio inicial de desenvolvimento de suas tecnologias. Moderador direcionará perguntas aos empreendedores, abrindo espaço também para perguntas do público.

Workshop
14h30 às 18h30
Workshop – Design System (parte 1)
Superlogica Labs (Inatel)

Parte 1 de um workshop de 2 dias no venue da Superlógicas ensinando a construir um design system para um negócio e entender o mindset de DesignOps.

(60 vagas)

Os workshops são abertos aos participantes do HackTown mediante inscrição realizada no credenciamento (em 06, 07 ou 08/09). As vagas são limitadas. As inscrições serão fechadas assim que o workshop chegar na sua capacidade máxima.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Revoluções Pós-Plataforma: Blockchain e o Futuro das Organizações
BlockSpace (Inatel)

Vamos explorar juntos como essa transformação de mindset, modelo organizacional e tecnologia que a Blockchain representa, pode impactar as nossas vidas e abrir novas oportunidades pra geração de impacto.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Debate – Festivais de música: o que pensam os organizadores, e como chegar lá
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Conversa voltada a dois grupos que querem (e precisam) entender o que passa na cabeça de quem está por trás de alguns dos festivais mais impactantes do país: os artistas, que querem fazer parte do espetáculo, e aqueles que estão fazendo seus próprios festivais e desejam conhecer de perto as experiências dos colegas que vão compor a mesa. Será um papo descontraído, cheio de boas histórias e repleto de informações úteis.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Design Technologist: o “designvolvedor”
Espaço Pixel TI

O que é este novo papel que tem sido buscado pelas grandes empresas fora do Brasil? Qual é o perfil deste profissional e quais são as suas atribuições?

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Novos modelos de negócio para o desenvolvimento de carreiras artísticas: experimentando caminhos nas diversas relações do mercado da música
Hotel Real Palace

O mercado da música mudou e trouxe aos artistas e gestores a necessidade de estruturação de seus projetos culturais, exigiu a criação de métodos de trabalho. Fez-se imprescindível encarar o negócio da música e seu ecossistema. Nessa ocasião, vamos discutir a criação de novos caminhos de desenvolvimento de carreiras, inspirados pelos modelos de produção da Pessoa Produtora e aceleração da Rizoma Aceleradora.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Hackeando o universo da música
Ginásio Alcidão

O MTV Music Hack é uma coletânea para co-criação que auxilia marcas a se aventurarem pelo universo da música. A MTV hackeou o universo da música; conversou com a audiência, com especialistas e explorou plataformas e redes sociais. A coletânea é dividida em 4 discos – cada um deles, representa uma tendência que tem impactado esse universo (engajamento, personalização, interatividade e o inesperado) e que, combinada à uma experiência musical, serve como inspiração para a criação de novas iniciativas.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Sustentabilidade nas empresas de tecnologia
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

O mundo atual possui uma visão unânime sobre o que se diz respeito ao meio ambiente: a preservação é necessária para garantia da perpetuidade da vida no planeta. Com essa visão percebemos a importância da sustentabilidade. Porém, o que uma empresa da área tecnológica pode fazer para ser ambientalmente responsável? Nesta palestra serão apresentadas as principais soluções para trazer o equilíbrio sustentável para as empresas e o que se pode ganhar com isso.

Falaremos sobre a importância controle de emissões de gases do efeito estufa pelas empresas e como a sustentabilidade hoje é um pré requisito para sobrevivência das empresas no longo prazo. Será apresentado o cenário atual do Brasil, as oportunidades do setor e o que a tecnologia pode auxiliar nesse processo de desenvolvimento sustentável de nosso país. A Leal Sustentabilidade, empresa fundada pela palestrante realizará o cálculo de emissões do HackTown e realização do plantio de árvores para compensação dos gases de efeito estufa emitidos durante o evento.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Debate – Você trabalha na sua área? Por que é tão comum ouvirmos essa pergunta? E o que a gente pode fazer pra mudar essa realidade?
O Cortês Pizzaria

Se você acha estranho ter tanta gente que acaba desenvolvendo carreiras em áreas diferentes das áreas onde elas se formaram, espere para ver o que vai acontecer no futuro. Qual o impacto que tecnologias como blockchain, inteligência artificial e o acesso universal à Internet vão trazer para as profissões da forma como as conhecemos hoje? Um estudo recente estimou que 60% das pessoas que fazem faculdade hoje estão se estudando para profissões que provavelmente não existirão mais em 2025. Como se preparar para este futuro de Mad Max?

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Como unir Design, Community Management e Social Impact para inovar?
Casarão femto

Uma conversa sobre abordagens criativas e estratégicas que irão ajudar a pensar de forma diferente, mobilizar ações, empoderar grupos diversos, e trabalhar de forma mais inteligente para obter resultados rapidamente e desenvolver soluções mais fortes.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – MOARA: Inovação e Sustentabilidade da Amazônia para o Mundo
Restaurante Papão

Iniciamos um novo ciclo global de inovação cujos protagonistas serão os países BRIC. Apresentamos o movimento Moara, que propõe que a Amazônia será a mais importante referência em inovação para a sustentabilidade. A famosa “terra preta” da Amazônia prova que é possível fazer inovação para a renegeração do ambiente: deixar o ecossistema melhor do que encontramos. O movimento Moara é baseado em novas abordagens para inovação, como o metadesign, a transformação de tecnologias em serviços por meio do design, e o mapeamento vivo de ecossistemas de inovação.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – O Potencial Transformador da Abundância: a proposta de uma Economia Baseada em Recursos
Associação José do Patrocínio

Como transformar nossa realidade através do uso otimizado e humano da ciência e tecnologia, gerando abundância e superando problemas históricos da humanidade.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Identidade Humana: a criação consciente de quem somos
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

Pra ser quem você é, de verdade, vai ter que sair de algumas caixas, romper com expectativas e pular no escuro aberto de possibilidades que, até agora, dormem em você. Mas uma coisa, já sabe: o que anda fazendo da vida ainda não reflete quem você é, lá no fundo. O que tem na sua essência, que é só seu, como seu DNA? Qual a sua identidade humana? Como transformá-la em expressão de trabalho para o mundo? Te convido a mergulhar em uma conversa cheia de alma, estômago e criatividade. Vou levar quem eu sou pra te tirar de dentro de você. Te direi verdades, em provocações, poesia e performances. E garanto que ao fim desse encontro seremos muito mais nós do que éramos antes.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Planeta – Voltando a ser humano no planeta terra
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Conversa para nos inspirar a ter práticas mais naturais e simples, sentindo o ciclo de vida na terra, usando a gastronomia como um meio diário de nos conectar com essa vida que pulsa e nos rege ou desestabiliza. Reconhecer a natureza em nós, em qualquer lugar que estivermos. O tema sustentável virou um peso porque vem rodeado de culpas, mas na verdade é libertador e norteia uma vida com propósitos leves e saudáveis. Como desenvolver uma rotina assim?

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Sincronicidade: as cidades que queremos
Sala 1 (ETE FMC)

Em mais de dez anos, a cidade de São Paulo mudou. Graças ao esforço de muitos coletivos e pessoas decididas a mudar as ruas da cidade. Outras perspectivas, ações e iniciativas surgiram para alimentar ainda mais essa demanda por experimentação da mesma. Coletivos de arte urbana, outros focados em mobilidade urbana, hortas, manutenção de praças, práticas esportivas, caminhadas e cozinhas públicas. Cada um com a sua especificidade, mas como um mote: precisamos experimentar a cidade de outras maneiras, fora da lógica segregadora, particular, privada e gradeada.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Pensamento Visual para facilitar a sua vida
Sala 2 (ETE FMC)

Conversa sobre as bases do pensamento visual, como ele funciona e como podemos usá-lo no dia-a-dia para organizar seus pensamentos, seja para trabalhar projetos pessoais, se comunicar melhor dentro de casa, trabalhar em equipe, ou comunicar em larga escala.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Publicidade plural: onde estão as pessoas negras nas agências de comunicação?
Sala 4 (ETE FMC)

Num espaço onde cada vez mais os consumidores estão ganhando voz, dá para ser criativo sem ser plural? E como ser plural, diverso, num mercado que comunica um mundo irreal? Nesse momento em que a indústria da comunicação está sendo obrigada a se desconstruir, apresentamos um novo modelo capaz de representar com mais verdade a sociedade brasileira.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Além do Cinema: experiências Narrativas
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Uma conversa sobre experiências com diferentes linguagens da produção audiovisual, além da apresentação de um estudo de caso do projeto “O Rastro”, que teve uma das primeiras experiências imersivas de um longa nacional e também a primeira ação transmídia em formato de realidade virtual produzida para um filme brasileiro.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Voice User Interface: se minha marca falasse
Auditório da ETE FMC

Desde o ábaco, na Mesopotâmia em 5.500 a.C. até os smartphones mais avançados, a humanidade não parou de criar interfaces que ajudassem a simplificar a complexidade de dados. Com a inteligência artificial ganhando escala, uma nova interface tem ganhado cada vez mais adeptos: a voz. E é justamente essa interface que tem contribuído para que a interação humano-máquina seja cada vez mais natural. Nessa palestra, você vai mergulhar de cabeça nesse tema e conhecer iniciativas de marcas ao redor do mundo que estão experimentando linguagens naturais de interação para criarem elos emocionais fortes com os seus consumidores.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Como o K-Pop hackeou a indústria de entretenimento
Anfiteatro da ETE FMC

O entretenimento ocidental comumente se baseia em uma vertente única: Música, Dança, Atuação, Moda, Estética, Reality Show. Cada uma dessas modalidades tem seu público, sua capacidade de retenção e suas fraquezas, mas o que acontece quando se junta todas em um único grupo? O K-Pop responde.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Conexões Criativas
Sala 3 (ETE FMC)

A criatividade é uma das principais ferramentas para a resolução de problemas. Como identificar, criar e compartilhar conexões criativas capazes de contribuir para o desenvolvimento de ambientes e de pessoas?

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – BeerOrCoffee e o Futuro do Trabalho
Sala 5 (ETE FMC)

Que tal ter um escritório na mochila? Com o avanço da tecnologia e em um mundo em que cada vez mais podemos trabalhar de qualquer lugar, melhorando a nossa qualidade de vida. As empresas precisam repensar seus ambientes de trabalho e proporcionar mais flexibilidade e mobilidade aos seus colaboradores.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Google Assistente
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Palestra / Debate
14h30 às 15h30
Palestra – Arquitetando uma Instituição Financeira Moderna
Sala 20 (Inatel)

Métodos e práticas de desenvolvimento de software na construção de produtos que milhões de clientes amam. Apostas em tecnologias, ferramentas, métodos e práticas de desenvolvimento de software que deram certo no começo do Nubank, ainda uma pequena startup, que possibilitaram a evolução e crescimento rápido sem muito drama.

Showcase
14h45 às 15h45
Showcase: João Marcos Bargas
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Apresenta em seu show “Cantinho” músicas de sua autoria e de artistas que circundam a cidade de Guarulhos. A atmosfera intimista, criada pela performa-se do cantor, reforça a ideia de compartilhar deste espaço íntimo, que propõe o nome do show, com a plateia. Rótulos não existem: dos gêneros musicais ao visagismo em tudo encontramos o inusitado no trabalho do Cantor. Da MPB ao Rock ao POP ao Jazz às Baladas, as canções passeiam e por vezes misturam estilos, revelando toda intensidade que abriga esse “Cantinho”.

15h às 16h
1 Palestra / 1 Showcase
Palestra / Debate
15h às 16h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

Showcase
15h30 às 16h20
Showcase: Flavia K.
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Cantora, pianista e compositora, traz um trabalho de renovação e resgate da música brasileira, através da fusão de estilos: jazz, bossa nova, soul e funk; imprimindo um novo som com suas músicas autorais e releituras de clássicos da MPB. Com sua pouca idade (21 anos, 9 anos de carreira), já foi convidada por grandes artistas a dividir o palco, como: Ed Motta, Wilson Simoninha, Max de Castro, Jair Oliveira, Luciana Mello, Claudya, Patricia Marx, William Magalhães (Banda Black Rio), Marco Mattoli (Clube do Balanço). Fez também participações com João Sabiá, Osmar Barutti, Dom Paulinho Lima, Junior Meirelles e com a banda Jamz.

16h às 17h
1 Workshop / 26 Palestras / 2 Showcases
Workshop
16h às 18h30
Skateboarding Smart Talk
Pista de Skate (Beira Rio)

Best Trick na pista de skate + Conversa sobre organizar eventos de skate e fortalecimento da cena local

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Organizações Exponenciais e o papel da Liderança
Teatro Inatel

Muito se fala em organizações exponenciais e suas características para escalar os negócios em um mundo cada vez mais dinâmico e complexo. Mas qual é o papel da liderança neste contexto?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Eu crio, tu crias, ele cria. Nós transformamos.
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

Direto do mundo das startups, as metodologias ágeis de criação coletiva e resolução de problemas em equipe vão transformar o jeito que as grandes empresas e agências vão trabalhar daqui pra frente. Da necessidade do consumidor a protótipos para serem testados, todo mundo pode fazer estratégia e criação de um jeito muito natural. Sem contar que todos os dias surgem novos problemas que ninguém sozinho será capaz de resolver sem ajuda de especialistas e pessoas com outros mindsets. Um papo sobre métodos, possibilidades e o futuro do trabalho em equipe para desafios de um mundo cada vez mais mutante e rápido.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – O que faz um Creative Technologist?
Sala 15 (Inatel)

Arduino, Processing, OpenFrameworks, TouchDesigner, PureData, RaspberryPi, Realidade Virtual, Realidade Aumentada.Tudo isso faz parte do arsenal de um creative technologist. Nessa palestra falaremos sobre essa nova profissão a partir da análise de profissionais e projetos de creative technology no Brasil e no exterior.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – De Rock Star a Tech CEO
Sala 16 (Inatel)

Fazer sucesso em uma banda de rock e ser bem sucedido em uma empresa de tecnologia pode ter mais em comum do que você imagina. E quem sabe melhor do que uma estrela do rock transformada em empreendedora? Edmardo Galli já foi o cérebro e o baterista por trás de algumas das bandas de rock mais bem sucedidas do Brasil. Agora, usa toda sua experiência adquirida ao longo dos anos no mercado de entretenimento para fazer negócios com as empresas digitais que mais crescem na América Latina. Na palestra, ele guiará o público através das abordagens incomuns que ele usa no mercado digital, que provaram funcionar nas frentes de entretenimento e tecnologia, para fazer sua empresa, ou sua carreira, crescer e ter sucesso.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – STORYTECHING: Inovação em narrativa imersiva
Sala 17 (Inatel)

O que não é Storytelling, o que é Story dentro da palavra Storytelling, e o que é inovação em Storytelling.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – O Mercado de Cultura Pop no Brasil
Sala 20 (Inatel)

De Jovem Padawan a Mestre Jedi. Como fazer parte do poderoso mercado de cultura pop no Brasil. Vamos bater um papo de fã para fã?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Blockchain e Impacto Social: cenário global e casos reais
BlockSpace (Inatel)

Como o Blockchain pode e já está acelerando a geração de impacto positivo em escala? Por que pode ser considerado uma ferramenta essencial para consolidação dos conceitos já desenhados pela Nova Economia? Trazendo uma revisão dos pilares técnicos e de negócios de tecnologia, nessa conversa traremos o foco para as características do cenário global na aplicação de Blockchain ao Impacto social, aterrissando em soluções atuais representadas por casos brasileiros reais que por sí só já ilustram essa história.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – O Design Estratégico e um panorama sobre Smart Cities
Espaço Pixel TI

Essa palestra é uma síntese de uma pesquisa em andamento que está sendo realizada pelo palestrante. Ela reúne conceitos provocativos sobre o papel do design estratégico e sua conexão com os temas de smart cities e urban design. Esse estudo aborda ambientes que estão sendo impulsionados pela economia criativa em busca da inovação, tanto em espaços urbanos, como em iniciativas de codesign, trazendo como inspiração, iniciativas e cases de países latinos e europeus. Parte da pesquisa, foi realizada por meio de etnografia em cidades como Lisboa, Porto, Barcelona e Madrid.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Music Business: desmistificando e empreendendo a música no exterior
Hotel Real Palace

Bruno se mudou para Los Angeles para trabalhar com música depois de anos em ambiente empresarial. Fez essa mudança depois de perceber que passamos muito tempo vivendo a vida que nos disseram ser a ideal, mas que na verdade é só uma visão deturpada de segurança. Nesta palestra, vai falar sobre as crenças que limitam o potencial de quem trabalha com música, propósito de vida alinhado ao trabalho, expectativas versus o que é realmente esperado, visão microempreendedora e criativa no desenvolvimento de projetos musicais, e responsabilidade dos artistas que decidem trabalhar com música.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Gestão de carreiras artísticas
Ginásio Alcidão

Um panorama geral sobre a gestão de carreiras de artistas musicais e peculiaridades do mercado.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Empreender é fácil. Difícil é se manter empreendendo.
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Conversa sobre a realidade do que é empreender, dos desafios, auto sabotagens e fracassos, e como driblar todas essas dificuldades para se manter no caminho e alcançar seus sonhos e objetivos.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Aplicando Design Sprints ao redor do mundo: experiências e aprendizados
Casarão femto

Uma conversa sobre experiências liderando e mentorando projetos de design sprints em diferentes países.

Palestra / Debate
16h às 17h
[CANCELADO] Palestra – Lucidez: a droga mais poderosa e prazerosa que conheci
Restaurante Papão

Uma relação do meu período intenso com drogas da infância ao final da minha adolescência, e o impacto transformador que encontrei através da lucidez ao parar de usar drogas, por estar em tratamento contínuo e lidando de maneira intensa com milhares de casos clínicos (como alguém em tratamento, voluntário e profissional) ao longo de mais de duas décadas.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – E-Cig: a tecnologia que mudou a indústria tabagista
Associação José do Patrocínio

O que é e como funciona de um equipamento eletrônico que nasceu em 1930 e despontou para a fama em 2003.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Pra quê ser humano hoje em dia?
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

O que é ser Humano? Emoções pra quê? Criatividade quando?! O convite é para conversarmos sobre nós, meros mortais, em tempos de inteligências artificiais.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Reconectando-se às suas emoções: inteligência emocional e mindfulness
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Inteligência emocional é mais importante para prever o sucesso do que o QI ou a experiência. Ainda assim, você não aprende isso na escola. Ou não aprendia! Universidades como Harvard, Yale, Stanford e grandes outras estão mergulhando fundo nesse tema essencial. Saiba como estar mais consciente de suas emoções, ser mais compassivo consigo e com os outros, como construir relações mais significativas e sustentáveis e contribuir pra paz no mundo. Tudo isso e ainda ter mais sucesso e ser mais feliz.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Oi, quer tc? Quando a conversa é a interface, o desafio é projetar personalidades.
Sala 1 (ETE FMC)

Atualmente, as plataformas virtuais de conversação ainda não têm a voz da Scarlett Johansson e estão longe do nível de realidade da série Black Mirror. Ainda assim, os experimentos já postos a prova estão evoluindo rapidamente e cada vez mais as experiências conversacionais terão um impacto real na vida das pessoas. Pode ser que você ainda não tenha precisado projetar uma interface conversacional, mas o fato é que se todas as tendências se provarem verdadeiras, eu, você e todos os UX designers iremos projetar um chatbot cedo ou tarde.

16h às 17h
Palestra – Conscientes Coletivos: a morte da liderança
Sala 2 (ETE FMC)

O consciente coletivo é um espaço para criar um novo jeito de ser e viver em conjunto. Nada é mais “preciso”, somos pura expressão de autonomia e interdependência. Não tem exclusão, classe, gênero. Não tem conversas de poder e dominação. Tem afeto e ativação de sentires. O consciente coletivo existe quando cada um está no seu lugar natural de potência e entusiasmo. Nesse lugar, criamos os impossíveis reais.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Arquiteturas Android: MVC/MVP/MVVM/CLEAN/VIPER na prática
Sala 4 (ETE FMC)

O código de um bom aplicativo deve ser estável, testável, legível e de fácil manutenibilidade. Como atingir estas premissas? Uma boa arquitetura pode resolver parte dos seus problemas, vamos conversar e comparar na prática as arquiteturas mais utilizadas para a plataforma Android?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Catalisando um Comportamento Criativo
Sala 5 (ETE FMC)

Criatividade está ao alcance de todos, mesmo? Nascemos criativos ou nos tornamos criativos? Qual a influência do ambiente durante a criação, se é que há influencia?! Porque eu “tenho que” ser criativo? Não dá para criar no “excel”? Crio o futuro ou sou criado por ele?

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Storytelling & Design de Narrativas para Games
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Jogos e histórias são domínios diferentes que por vezes se cruzam para criar grandes experiências. Nessa palestra, você vai descobrir as estruturas e ferramentas do Storytelling Interativo capazes de construir narrativas intensas e significativas.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Padrões de linguagem: o novo eldorado da produtividade
Auditório da ETE FMC

A maior parte da folha de pagamento nas empresas se dedica a pagar pessoas para escutar e falar. Quanto mais entramos na era digital quanto mais precisamos desenvolver competências socioemocionais para ter uma comunicação impecável. Muitos problemas e perda de tempo acontecem porque continuamos falando e negociando na era das tecnologias igual que falamos e negociamos olho no olho esquecendo que o nosso corpo não está mais aqui para nos ajudar. Na hora de lidar com cada vez mais diferenças intergeracionais e culturais e com uma comunicação atópica e assíncrona (ex: e-mails e WhatsApp), o desenvolvimento de competências relacionais e de comunicação produtiva fazem toda a diferença.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Nuances do Empreendedorismo Feminino
Anfiteatro da ETE FMC

A jornada de duas empreendedoras que largaram o mundo corporativo para abrir um escritório de Design de Interiores com um único propósito: mudar o mundo, um cômodo de cada vez.

Palestra / Debate
16h às 17h
Laboratório de prototipagem de humanos sintéticos
Laboratório BetaGen (Inatel)

A empresa BetaGen quer criar a próxima geração de humanos com a sua participação! Venha explorar novas possibilidades da biotecnologia, prototipar um humano sintético e ser estimulado a pensar sobre os desdobramentos culturais da edição genética.

Showcase
16h às 17h
Showcase: Yannick
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

Nascido e criado no centro de São Paulo, Yannick é um rapper independente que não segue os padrões tradicionais do gênero. Enquanto a maioria dos MCs falam do dia a dia nas periferias, críticas ao sistema ou – até mesmo – sobre amor, festas e luxo, Yannick busca inspiração em mangás, animes e a cultura geek para escrever suas letras. Com o EP Também Conhecido Como Afro Samurai realizou mais de 40 apresentações, incluindo shows em Guarulhos, Sorocaba, Cuiabá (MT), São Paulo, Mauá, Embu das Artes, São José do Rio Preto e Barueri.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Startups
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Por dentro de um espaço independente de arte
Sala 3 (ETE FMC)

Um passeio pelo mundo da arte e um resumo das atividades realizadas pela PONDER70 ao longo de 06 anos de existência. O nome remete a um endereço no bairro do Paraíso em São Paulo, SP. Hoje, a casa produz eventos de Arte, Música e Gastronomia. O idealizador Conrado Zanotto vai falar um pouco de como é ser um empreendedor e sobrevivente no mercado de arte, sendo artista também.

Palestra / Debate
16h às 17h
Palestra – Construindo times fortes e diversos: Como o Nubank transforma valores em realidade
O Cortês Pizzaria

Não existe apenas um tipo de Nubanker, e para garantir que o Nubank está criando um produto que resolve os problemas dos brasileiros, precisamos ter certeza de que nossos times são compostos por pessoas diversas, de maneira inclusiva. E o que isso significa na prática? Junte-se a nós para conversar sobre a realidade do mercado, e como o Nubank está desafiando o estado atual das coisas.

Showcase
16h40 às 17h30
Showcase: Nobat
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Luan Nobat é um cantor mineiro que estreou na música aos 22 anos, com o lançamento do álbum “Disco Arranhado” (2012/Selo Membrana). O músico ganhou destaque nacional com seu segundo trabalho, “O Novato” (2015/Tangerina). O álbum, produzido por Daniel Nunes (Constantina), contou com a colaboração de músicos como Helio Flanders (Vanguart), Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico), Julia Branco, entre outros. O trabalho figurou em diversas listas de melhores discos do ano e permitiu uma ampla turnê que passou por diversos estados brasileiros, além de levado Nobat à Portugal onde o músico foi filmado pelo canal Videoteca Bodyspace – que já registrou figuras como Rodrigo Amarante, Devendra Banhart, Tim Bernardes etc. O disco também foi registrado na íntegra ao vivo pelo Estúdio Showlivre. Seu terceiro álbum. Estação Cidade Baixa (2017) chegou às plataformas de streaming de maneira inusitada: dividido em três EPs com três faixas cada – Estação, Cidade, e Baixa. O disco traz uma mescla de ritmos populares como o congado, marujada, afoxé, axé e o funk à tendências contemporâneas, estabelecendo uma ponte entre diferentes épocas e estilos. Produzido por Leonardo Marques, ECB foi lançado em formato físico graças a um crowdfunding que ultrapassou a meta e mobilizou mais de 10 mil pessoas em 11 estados diferentes. O disco é um lançamento do Selo Under Discos (Grupo UN Music), responsável por registros de grandes artistas da MPB como Lô Borges, João Bosco, Beto Guedes, Milton Nascimento etc.

17h às 18h
25 Palestras / 1 Showcase
Showcase
17h15 às 18h15
Showcase: Kanduras
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

O grupo paulista Kanduras lançou recentemente nas plataformas digitais o seu segundo EP, Seus Planos. O trabalho, distribuído pelo selo independente Cavaca Records, reúne 4 faixas e foi destaque no Tenho Mais Discos que Amigos, Brasileiríssimos e outros veículos de imprensa. O EP transita entre o indie, o pop, o rock e a música brasileira, mas de uma forma mais rústica e orgânica do que no primeiro

17h30 às 18h30
Revoada das Garças
Av. Beira Rio

Todos os dias, no fim da tarde, centenas de garças voam em direção a algumas árvores da Av. Beira Rio, em Santa Rita do Sapucaí, em um incrível espetáculo da natureza.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Como se conectar ao mundo do eSports
Auditório Aureliano Chaves (Inatel)

As marcas já identificaram no eSports a oportunidade de conversar com um público que, cada vez menos, acompanha as mídias tradicionais e, portanto, é difícil de alcançar. Quais os desafios e como se comunicar com um público exigente que não aceita oportunismo?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – IA e Blockchain em Saúde: o que podemos esperar dessa combinação nos próximos anos?
Sala 15 (Inatel)

Um overview dos avanços de IA e iniciativas de Blockchains em saúde. Como IA e Blockchain podem se impactar? Um passo além: o que podemos esperar e o impacto dos três combinados nos próximos anos?

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Música, Diversidade e Inovação: como as marcas estão fazendo parte da nova era do entretenimento
Sala 16 (Inatel)

Devido à tecnologia, a internet e ao livre acesso às plataformas digitais, o mercado da música, assim como as funções dos artistas/cantores, mudaram muitos ao longo dos últimos anos. O que essas mudanças apontam em relação a comportamento? E como as marcas podem se relacionar com esse mercado? É onde a “diversidade” se encaixa nesse movimento.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Empreendedorismo, experiências e a busca da auto-realização
Sala 17 (Inatel)

Os desafios do empreendedorismo: aprendizados, sociedade, anjo, venda, funding, contratações, demissões, parcerias, traições e fechamentos. Conheça as experiências positivas e negativas que vivenciei nessa jornada e como o foco me ajuda a superar todos estes desafios, enxugar o rosto e seguir em frente. A busca nunca pode parar!

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – A Revolução dos Drones
Sala 20 (Inatel)

Os Drones apresentam vantagens significativas em termo de precisão, agilidade e custo/benefício sobre os processos tradicionais. Iremos abordar como os Drones estão revolucionando processos, indústria, mercado e a sociedade. E quais as inovações e perspectivas para os próximos anos.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Como as cidades podem se beneficiar das suas cenas musicais?
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Algumas cidades têm encontrado na música formas de alcançar seus objetivos sócio-econômicos. Há exemplos bem interessantes, como Amsterdã, com sua política do Prefeito da Noite para coordenar e fortalecer a vida noturna e a cena musical da cidade; e até mesmo São Paulo, com diversas iniciativas inovadoras, incluindo o projeto de lei “Sao Paulo Cidade da Musica”, que será votado em breve. Existe, inclusive, um movimento global neste sentido: o Music Cities Network, que conecta cidades do mundo todo para compartilhar experiências e aprendizados. As oportunidades são inúmeras. E os desafios também. Unindo diferentes pontos de vista, o debate vai abordar exemplos reais, estratégias criativas, políticas públicas, entre outros elementos que podem inspirar outros municípios brasileiros.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Internet das Coisas não é uma questão de tecnologia, mas de entender seu negócio
Espaço Pixel TI

Muitas empresas implementam tecnologias porque podem, conseguem ou porque os concorrentes estão fazendo isso. Mas acabam falhando. Vamos entender o porquê e como podemos fazer uma abordagem mais efetiva.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Como as startups estão transformando o mundo da música
Hotel Real Palace

Da produção ao consumo, inovações tecnológicas estão gerando possibilidades para verdadeiras revoluções em toda cadeia da música. Uma conversa sobre como empreendedores estão aproveitando essas oportunidades e fazendo florescer um novo cenário de empresas de tecnologia, as Music Tech, focadas no mercado musical.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Salto no escuro: de empregado a empreendedor
Sala 5 (ETE FMC)

Nesta apresentação, Mauricio apresenta o relato da sua experiência pessoal dentro do mercado da música e entretenimento, ilustrando a trajetória de executivo de uma das principais empresas de música eletrônica do país à realidade de empreendedor em série.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Bate papo com o Conselho Jedi São Paulo: últimas novidades sobre Star Wars
Ginásio Alcidão

Conversa a respeito das novidades sobre a saga, aspectos técnicos e forma de consumir conteúdo, e promoverão interação com os participantes. Ao final da atividade haverá um quiz sobre Star Wars.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Cerveja Artesanal: definições, mercado e boas histórias
Espaço SEBRAE (Café Caruso)

Conversa sobre as histórias de caças cervejeiras como Beer Huntress, conceitos importantes, como o que define cerveja e o que a torna artesanal, além de um panorama do setor no Brasil.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Ocupação Beauvoir: as cidades que leem mulheres
A ser anunciado

Uma conversa sobre o ativismo contra a desigualdade de gênero no mercado editorial, baseado no case da “Ocupação Beauvoir“. O movimento tem o objetivo de promover a literatura produzida por mulheres como fonte inspiradora para a militância e o ativismo feminista, através da arte, das novas tecnologias e das mídias locativas.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – “Vai, Carlos! ser gauche na vida.”
Associação José do Patrocínio

Uma palestra para mostrar que há diversos caminhos profissionais na sociedade em transição.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Hacking Cannabis: impacto no ecossistema de Inovação
Espaço Remind – Sala 1 (CVT ETE FMC)

O potencial terapêutico da cannabis cria um ambiente propicio para o desenvolvimento de tecnologia aplicada a saúde. A palestra irá mostrar como “hackers” and “hacks” da cannabis proporcionam melhor qualidade de vida para pacientes com doenças crônicas e o impacto da cannabis no ecossistema de inovação.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Como é o ambiente de trabalho das empresas mais inovadoras do mundo?
Sala 1 (ETE FMC)

Empresas como o Google, We Work, Uber, Airbnb, estão inovando na prestação de serviços e na entrega de valor para mundo, mas a sua forma de trabalhar ainda é um tema que está nos bastidores. Eles entenderam que, assim como a cultura, o espaço físico onde eles trabalham refletem diretamente na sua forma de criar e inovar. Este talk é para discutirmos “como os espaços físicos de trabalho estão diretamente relacionados a produtividade, saúde e bem estar”. Serão apresentados conceitos de espaços estimulantes bem como a estrutura neurológica responsável pela nossa percepção do espaço físico, afinal somos seres sensoriais. Além de estudos de casos de ambientes de empresas inovadoras.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Introdução aos serviços de IoT usando os recursos da Nuvem?
Sala 2 (ETE FMC)

AWS IoT é um conjunto de serviços totalmente gerenciados, desde o edge até a nuvem, que permitem que você identifique e aja localmente nos dispositivos, armazene dados e gerencie dispositivos na nuvem, além de fazer análises sofisticadas para obter insights úteis. Você sairá desta sessão com um entendimento melhor de como começar a criar aplicações de IoT com a AWS.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Como conseguir apoio para sua música gerando valor para patrocinadores
Sala 3 (ETE FMC)

O que as empresas esperam e como você pode produzir conteúdo relevante online/offline para atrair apoiadores? Nesta palestra você vai aprender como planejar, selecionar e organizar conteúdos relevantes para abordar empresas e marcas, além de aprender com exemplos práticos de como inovar na elaboração de projetos especiais, reports de resultados, contratos de apoio, parceria e patrocínio.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Por que a Transformação Digital não vai salvar seu negócio?
Sala 4 (ETE FMC)

Não adianta anabolizar a inovação e esquecer que os efeitos colaterais em longo prazo serão indigestos, difíceis de reverter. Transformação digital não salva negócios.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Usando Javascript para reconhecer pessoas
Espaço Developer Circles from Facebook (ETE FMC)

Já pensou em criar seu próprio sistema de reconhecimento fácial em casa? Nessa palestra faremos algumas demonstrações e cases para mostrar a voce que você pode e melhor! Tudo com um custo baixíssimo de infraestrutura e desenvolvimento. Vamos conhecer algumas plataformas e desafios que enfrentamos ao criar aplicações deste tipo.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Porque nosso cérebro NÃO é um computador?
Auditório da ETE FMC

Com uso dos princípios causais das 4 causas de Aristóteles (Metafisica), vamos mostrar porque nossa cérebro não é um computador. A metáfora computacional é apenas mais uma explicação insuficiente de como nosso cérebro e seus epifenômenos (mente, consciência) são explicados de forma – muitas vezes teleológica.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – E aí? Educação e profissões, estamos nos preparando?
Anfiteatro da ETE FMC

Quando falamos sobre futuro e tecnologia, pensamos em avanço, evolução, inovação. Mas e quando pensamos em profissões, vamos conseguir atender as demandas? O que vai surgir, o que vai sumir? Estamos prontos, ou nos preparando para isso? Nossa educação acompanha essas mudanças? E quem vem depois de você, filhos netos, o que eles terão?!

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Desconstruindo as masculinidades tóxicas para uma vida mais prazerosa
Espaço Remind – Sala 2 (CVT ETE FMC)

Viver em uma sociedade machista é opressor para homens e mulheres. Homem não chora, tem que ser durão, provedor, dominante e sexualmente experiente. Não há espaço para as emoções e nem para vulnerabilidade. Não aprendemos nada sobre a nossa sexualidade e somos atravessados pelas referências pornográficas. O despertar da potência orgástica feminina está colocando em cheque o protagonismo do falo e deixando os homens desnorteados. Ampliar o espectro de masculinidades mais sadias, através do resgate da afetividade, do contato com as emoções e do conhecimento de uma anatomia humana sensível e prazerosa pode ser uma forma de vivermos com mais leveza, liberdade, respeito e equidade.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Acesse Múltiplas Realidades: futuros experienciais como veículo de aprendizagem
Teatro Inatel

E se você pudesse viver situações dos próximos 30 anos, hoje? E se o melhor caminho para a aprendizagem fosse a simulação de experiências? Neste painel, a Rito conta como gerar aprendizagem através de uma realidade alternativa. É melhor ser surpreendido pela simulação do que estar cego pela realidade.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Palestra – Design
Casa Google Developers

Atividade oficial da Casa Google Developers.

Palestra / Debate
17h30 às 18h30
Debate – Blockchain: visão de oportunidades Brasil x mundo
BlockSpace (Inatel)

Qual a nossa visão atual do mercado e suas oportunidades? Quais os desafios para o Brasil se inserir neste cenário? Quais os riscos se ele não entrar?

18h às 19h
3 Showcases
Showcase
18h30 às 19h30
Showcase: Mikka e Léo Caranga
Casarão femto

Mikka e Léo Caranga uniram seus talentos para apresentar seus trabalhos autorais em duo. A apresentação será um pocket-show de voz e violão onde Serão apresentadas canções do EP “A Santa e Puta” (2017), de Mikka, e dos EPs “Léo Caranga” (2011) e “13 Dias” (2018), de Léo Caranga.

Showcase
18h30 às 19h30
Showcase: Kilotones
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

A Kilotones chega na “Pressão” com o “Pé na porta” e com um álbum lançado “Campo Minado, 2016. Em 2017, a banda começou o ano conquistando o “1° Centro Britânico Music Fest”; em março desse ano, o Kilotones tocou no festival Lollapalooza Brasil. O Site da Billboard Brasil e o site da Rolling Stone deu destaque para o show da Kilotones no domingo, dia 26, no palco Axe do Lollapalooza. No mesmo ano, o Kilotones fez shows expressivos na Virada Cultural Paulista e no Rock in Rio, com participação do Nasi em duas músicas, rendendo elogios do vocalista do IRA!, que comparou o Kilotones como sendo o “Nirvana brasileiro”. Além disso, se apresentou em festivais no Norte, Nordeste e Centro do Brasil.

Showcase
18h40 às 19h30
Showcase: Leo Moraes
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Nascido na Califórnia (EUA) e crescido em Minas Gerais, Leo Moraes é veterano na música e possui mais de 20 anos de carreira, divididos majoritariamente entre as bandas Valsa Binária e Gardenais. O compositor, cantor, instrumentista e agitador cultural é, ainda, nacionalmente conhecido na cena da música autoral por ser sócio-proprietário e fundador de uma das casas de shows mais importantes do país – A Autêntica. Acaba de lançar seu primeiro disco solo, Dia Verde Escuro, através do Selo Under Discos. O trabalho foi muito bem recebido pela mídia especializada, ganhando destaque em blogs como Omelete, Scream&Yell, Bodyspace (Portugal), Criado Mundo, dentre outros. Como produtor musical e sócio-proprietário do estúdio Pato Multimídia Leo gravou e produziu diversos discos de artistas da nova safra mineira como Luan Nobat, Dibigode, Dudu Nicácio, A Fase Rosa, dentre muitos outros.

19h às 20h
1 Palestra / 4 Showcases
Showcase
19h às 00h
Sofar Sounds
Secreto

Evento paralelo, com ingresso a parte. Informações em https://goo.gl/bT2J1y

 

Comunidade de música independente, que realiza performances de novos artistas em locais SECRETOS e hoje está presente em +360 cidades no mundo inteiro.

19h30 às 22h
She’s Tech on the Hack
Restaurante Papão

O movimento She’s Tech, que visa fortalecer a presença feminina no setor da tecnologia chega ao Vale da Eletrônica no grande festival Hack Town 2018 de Santa Rita do Sapucaí com o apoio da comunidade MCode.

Os nossos pilares são: inspirar, engajar, capacitar mulheres a buscarem conhecimento, escolherem carreiras e empreenderem em negócios com base tecnológica, trabalhando nos seguintes eixos de atuação: representatividade, conscientização do ecossistema e auto-aceleração.

Após atuar quase dois anos em Belo Horizonte e em outras cidades brasileiras, participar de eventos internacionais como Super Women in Tech e Global Google Community Summit no Vale do Silício, o movimento She’sTech, vem em sua missão “Cidades Mineiras” fortalecer a presença das mulheres na tecnologia em todo o território mineiro.

Essa conexão só poderá resultar em uma “Super Mesa Redonda” onde serão abordados temas como carreiras, tecnologia, inclusão e diversidade!!

Um evento cheio de inspiração e interação com a mediação de Ciranda de Morais, fundadora do movimento, e com a presença de:

Anahid Fernandes – Co-Fundadora Neurobrinq

Camille Just – Embaixadora Tech Ladies

Denise Alvarenga – CEO Define

Gerusa Bonielle – Software Configuration Manager Inatel

Iracema Bonomini – Pesquisadora Inatel

Laura Adami – Co-Fundadora MCode

Paola Carvalho – Fundadora Blank_Space

Rani Alves – Coordenadora de projetos Inatel

Tânia Rosas – Especialista em gestão de empreendimentos inovadores Inatel

Todxs são convidadxs para interagir, discutir e fazer parte dessa jornada! Fazemos parte do HeForShe, movimento da ONU que convida os homens para a construção de uma nova sociedade.

#shestech

Palestra / Debate
19h30 às 21h30
Pitch Sessions
Choppirado

Startups que desejam se apresentar para a comunidade do Hacktown, que engloba desde o público mais early adopter do Brasil até grandes empresas, fundos de investimento, aceleradoras, incubadoras e todo o ecossistema de empreendedorismo e inovação. As apresentações acontecem a noite em um bar, com ambiente descontraído e tem foco na conexão. As melhores startups serão premiadas ao final de cada sessão.

Showcase
19h40 às 20h30
Showcase: Felipe de Oliveira
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Felipe de Oliveira é um intérprete que, tendo atuado na música e no cinema, aposta na interseção entre a canção e as artes cênicas. Com uma voz andrógina, valoriza o texto das canções e as executa com potência, em shows de drama e poesia. Ao mesmo tempo em que ousa na estética moderna, conecta-a às identidades culturais do Brasil. Montou seu 1º show em 2015, de maneira autônoma, e participou do programa The Voice Brasil. Organizou uma campanha de financiamento coletivo para gravar seu 1º disco, Coração Disparado, lançado em junho de 2018. Com produção musical de Barral Lima e Erick Krulikowski, já foi apresentado no Teatro Bradesco BH e no MARTE Festival, abrindo show de João Bosco.

Showcase
19h45 às 21h15
Tech Jam com Henrique Portugal (Skank)
Casarão femto

Experiência desenhada pelo Voicers a pedido de Henrique Portugal, onde se mistura as musicas favoritas dele à vozes com visões necessárias sobre Futuro & Tecnologia. Produzindo então um show cheio de Future Trends entre uma música e outra.

Showcase
19h45 às 20h45
Showcase: Lau e Eu
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

É um projeto/banda como qualquer outro projeto ou banda que se dispõe a fazer música autoral. O primeiro álbum foi lançado em 2018 e circulou por várias unidades do circuito Sesc (Pompéia, Interlagos, Campo Limpo, São José dos Campos). Além deste carisma institucional, o grupo vem conseguindo ascender e agregar cada vez mais público nas redes sociais e plataformas digitais.

20h às 21h
3 Showcases
Showcase
20h às 20h45
Showcase: NDK
Casa da Malú

O eterno agora, em constante mutação. Assim se define a banda Paulista NDK, formada em 2005 por amigos de colégio. O grupo lançou no final de 2017 o seu terceiro álbum (EP) intitulado “Impermanência”, exatamente colocando em pauta o início e o fim de todas as situações, os ciclos e o autoconhecimento. A banda vem construindo uma nova história no cenário do rock nacional com inovação, originalidade, qualidade musical e contestação social, e participou recentemente (2017) do renomado festival João Rock em Ribeirão Preto como atração do palco principal, após vencer um concurso proposto pela organização do evento.

Showcase
20h às 20h45
Showcase: NDK
Casa da Malú

O eterno agora, em constante mutação. Assim se define a banda Paulista NDK, formada em 2005 por amigos de colégio. O grupo lançou no final de 2017 o seu terceiro álbum (EP) intitulado “Impermanência”, exatamente colocando em pauta o início e o fim de todas as situações, os ciclos e o autoconhecimento. A banda vem construindo uma nova história no cenário do rock nacional com inovação, originalidade, qualidade musical e contestação social, e participou recentemente (2017) do renomado festival João Rock em Ribeirão Preto como atração do palco principal, após vencer um concurso proposto pela organização do evento.

Showcase
20h45 às 21h45
Showcase: Despejadas
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

A banda nasceu em 2014, na periferia de Guarulhos, formada por Lídia Martiniano (voz e cordas), Nataly Ferreira (voz e cordas), Vitória Silva (voz e percussão), Bruna Duarte (contrabaixo), Bruna Black (voz e bateria) e Ariadne Pereira (percussão). Juntas, cantam e contam a história de cada singularidade presente na banda, que infelizmente é comum para a realidade de mulheres, jovens de baixa renda, negros e negras e pessoas em estado de vulnerabilidade em geral. Sua missão é transformar em poesia essa realidade dura, que produz resistências cotidianas. O primeiro álbum da banda, intitulado “SouFrida Luta” foi lançado em 2018. Cada música é um grito contra a opressão e violência dos poderosos. Um grito contra o machismo, a LGBTQI+fobia, o racismo e a intolerância religiosa. um grito de liberdade e justiça. E acima de tudo, um grito de esperança, daqueles que ousam acreditar e criam meios para uma sociedade mais justa e igualitária.

21h às 22h
2 Palestras / 2 Showcases
Showcase
21h às 21h50
Showcase: King in the Belly
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Banda de rock alternativo australiano/brasileira composta por Ted Bertoloni (vocal, guitarra), João Paulo Ayres (bateria), Diogo Silvério (guitarra) e Luke Kiernan (baixo). Seu primeiro single, “Behind”, foi lançado em março de 2017 juntamente com mais 3 faixas no final de 2017 e começo de 2018. O álbum de estreia está previsto para ser lançado ainda neste ano. A banda também esteve em turnê regional e em São Paulo. Além de fazer um show de destaque no Google Developers House, eles organizaram o “King in the Belly Backyard” durante o Hacktown 2017 e estão repetindo a dose em 2018.

Showcase
21h às 22h
Showcase: O Grilo
Palco Rockambole 1 (Praça Santa Rita)

A banda O Grilo se formou em dezembro de 2016 por Lucas Teixeira, Gabriel Cavallari, Gabriel Xavier, Pedro Martins e André Maya. Em julho de seu primeiro ano completo, gravaram no Family Mob Studio o EP ‘Herói do Futuro’, produzido por Jean Dolabella – guitarrista e baterista da banda Ego Kill Talent e ex-baterista do Sepultura – e Hugo Silva. Enquanto gravavam o disco, participaram do Red Bull BreakTime Sessions, chegando ao 4º lugar nacional. O lançamento do EP, no dia oito de dezembro de 2017, deu início a uma nova trajetória para a banda. Em abril de 2018, ganharam a peneira do Heavy Pero No Mucho, levando a faixa-título do EP a tocar no programa de mesmo nome na rádio 89 Fm.

Palestra / Debate
21h30 às 23h
Silicon Drinkabout
Choppirado

Programa global e voluntário para networking entre empreendedores e startups que está presente em mais de 30 cidades do mundo. Trata-se de uma rede de colaboração para estimular negócios e conexões profissionais e fomentar o ecossistema empreendedor com o ambiente descontraído de um happy hour, primando pela inclusão, respeito e diversidade.

Palestra / Debate
21h30 às 22h30
Showcase: Marcelo Coelho & Mclav-In
Casarão femto

O grupo Marcelo Coelho & Mclav-In é um dos projetos de pesquisa musical em que Coelho explora a interdisciplinaridade entre a música, literatura e imagem. Coelho apresenta para esta formação composições e arranjos originais criados a partir de um sistema composicional genuíno e particular em que elementos polirrítmicos e modais são gerados a partir da observação dos elementos de outras áreas artísticas. Para o concerto ENTRE LETRAS E POEMAS, Coelho explora a literatura como fonte de sua criação musical.

22h às 23h
2 Showcases
Showcase
22h às 22h45
Showcase: Devise
Casa da Malú

Apesar das raízes cravadas na terra do pão de queijo, as composições que traduzem a trajetória do grupo têm como base o rock alternativo e britpop: Oasis, Smiths, Strokes, Nirvana, Black Rebel Motorcycle Club e Velvet Underground são algumas referências mais familiares. A banda hoje é uma das mais ativas da cena autoral brasileira, se apresentando constantemente por diversas cidades do país. Com um disco lançado em 2014 (Lume), a Devise mostra seu amadurecimento no novo trabalho PETRICOR, que foi disponibilizado em maio de 2017. O álbum foi composto e gravado entre 2016 e 2017, entre São Paulo e Belo Horizonte, totalizando passagens por 4 estúdios diferentes. Após o lançamento do PETRICOR, a banda figura as diversas listas de melhores do ano dos principais portais de música do Brasil, reforçando o amadurecimento e o crescimento do trabalho da banda.

Showcase
22h10 às 23h
Showcase: Dani Vellocet
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

A cantora santista Dani Vellocet lança neste semestre seu disco de estreia, Amores, com produção de Diogo Strausz e Adriano Cintra. No álbum, elementos de sangue oitentista e alma contemporânea constroem canções autorais com leveza e despretensão. compositora de assinatura genuína, ousada e pop, Dani conta com grande versatilidade de climas e caminhos para músicas que têm em comum a vocação para hit, como o single “Amores”, que vem gerando milhares de visualizações e compartilhamentos nas redes sociais, “A Rainha e o Leão”, que ganhou clipe polêmico e instigante com a presença de Cristiana Oliveira e Julia Konrad no elenco e “Lado Bom”, gravada em parceria com Rogério Flausino.

23h às 24h
3 Showcases
Showcase
23h às 00h
Showcase: The Outs
Casa da Malú

Nascida da cena alternativa carioca em 2009, a banda se prepara para nova fase, após mudança na formação, embalada pelo segundo álbum. Já tendo passado por várias cidades do Brasil, de Manaus ao Rio Grande do Sul, a banda já realizou aberturas para bandas como Mac DeMarco (CAN), Phantogram (USA), Temples (UK), além de participações em projetos como Rubber Tracks e Breakout Brasil (Sony). Em 2016, com o primeiro álbum ‘Percipere’ entraram no circuito de festivais, com destaque Lollapalooza Brasil 2017 e a mostra de melhores do ano no projeto Prata da Casa, no SESC Pompéia em São Paulo.”

Showcase
23h15 às 00h15
Showcase: Goldenloki
Palco Rockambole 2 (DA Inatel)

Surgiu em 2015 no Pacaembu, bairro da região central de São Paulo. Diferente de outras bandas da famigerada onda neo-psicodélica, suas (três!) guitarras não têm os clássicos dos anos 60 e 70 como principais referências. Faixas como NODRAMA progridem sem que riffs ou dedilhados assumam protagonismo conectando o quinteto a uma linhagem que começa com Velvet Underground, passa por Sonic Youth e Stereolab até chegar a nomes contemporâneos como Ulrika Spacek. Essa linguagem permite momentos de simplicidade que remetem aos Strokes e, quando insiste na repetição, pavimenta excursões rumo ao krautrock. Presença recorrente nos palcos de SP, a goldenloki já tocou na festa XXXBórnia, na Casa do Mancha e em uma das noites do evento Centro do Rock, quando se apresentou para uma plateia lotada no CCSP. Também já passaram por picos clássicos do Rio de Janeiro, como Aparelho e Escritório. Recentemente, tem excursionado pelo sudeste com a banda argentina Toy Mashin, selando uma amizade que renderá outras turnês em conjunto. Quando não estão na estrada, os goldenlokis ficam enfurnados no estúdio Mameloki, onde gravam discos e eventualmente produzem shows.

Showcase
23h20 às 00h10
Showcase: Moons
King in the Belly Backyard (Libertas Brew Pub)

Foi em 2016 que o Moons surgiu com seu primeiro disco Songs of Wood & Fire, misturando referencias tipicamente mineiras com o folk britânico de nomes como Nick Drake e John Martyn. Agora, lança seu segundo disco, Thinking Out Loud, resultado de algumas imersões que a banda fez em um sítio nas montanhas nos arredores de Belo Horizonte.

Formada por Andre Travassos (voz, violão e guitarra) após o fim de sua antiga banda Câmera, a formação se consolidou com a chegada de outros importantes nomes da cena musical de Belo Horizonte: Jennifer Souza (Transmissor) nas vozes e guitarras, Tiago Eiras (Dibigode) na bateria, Bernardo Bauer (Pequeno Ceu) nos baixos, Victor Magalhaes (Iconili) nos teclados, posteriormente substituído por Felipe D’Angelo e Digo Leite no banjo, violão e harmônica. Alem de colaborações precisas do maestro Rodrigo Garcia (Cartoon) nos arranjos de cordas.

Master Sponsors
Google Developers
Innovation Partners
Inatel Nubank ETE FMC Tom Comunicação Cidade Criativa Cidade Feliz Configr SEBRAE
Sponsors
Pixel CooperRita Viva vox Voicers Leucotron Sympla Idea Partners Shawee Brasil Calling Rockambole Habro Rito Lopes & Philippi Yellow Brick Dágora Ditto Superlógica Lets events Idea Hand made Vicunha Moss Produções Nowigo JWT M Group Borne
Apoiadores
Uber Beer or Coffee Trip Update or die Silicon Drinkabout Um Quarto Shes Tech IoT Research Group Ellos Startupi Conselho Jedi Bee My Ears Sabores Vale Under Discos DT Completa Avoa Trackdev FDCSR GDC Elemess SIMI Mais ai AB startup