Festival de inovação, tecnologia e criatividade acontece pela sexta vez em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais, a 220 km da capital paulista, de 15 a 18 de setembro de 2022
Com um público cada vez maior de profissionais ligados ao mercado musical, a sexta edição do HackTown traz uma programação intensa com temas ligados à inovação na Indústria da Música, em meio a diversos outros assuntos que formam o evento. Ao todo, serão mais de 400 palestrantes em cerca de 800 atividades, que, além de painéis, palestras e workshops, também incluem uma feira, experiências temáticas, festas e diversos showcases.
O HackTown 2022 retorna ao seu formato presencial de 15 a 18 de setembro na pequena e singular Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas Gerais (220 km da capital paulista), polo tecnológico e criativo que, apesar da população de apenas 40 mil pessoas, conta com mais de 150 empresas de tecnologia, um dos programas de Cidades Criativas mais respeitados e efetivos do país, além de algumas das melhores escolas de alta tecnologia da América Latina.
Frentes de conteúdo voltadas à Indústria da Música
Serão 3 frentes voltadas ao mercado da música: 1) tecnologia e práticas inovadoras; 2) ferramentas de negócios e inspiração para artistas e produtores; 3) conexão com outras áreas, como design, marcas, cinema, negócios, publicidade, games e startups, possível pela união de temas e profissionais tão diversos que o HackTown proporciona. Além, é claro, dos showcases de artistas e bandas, que serão anunciados em breve, e de projetos como o global Sofar Sounds, que estará no festival pela terceira vez.
Destaques na programação
Entre os destaques estão: um painel da Sony Music Brasil sobre a utilização da tecnologia e da ciência de dados no desenvolvimento de carreiras artísticas; um painel do selo Rockambole sobre a construção de carreira de seus artistas em rápida ascensão como O Grilo, Pluma e Dingo Bells; uma mesa sobre inovação no mercado da música com a participação de executivos de algumas das startups mais inovadoras deste segmento, como a Strm, que utiliza dados e inteligência artificial para monitorar mais de 1 milhão de artistas e tem Konrad Dantas, fundador da KondZilla, como um de seus principais investidores; além de um painel da Sync Originals sobre as oportunidades de licenciamento e sincronização com base em casos recentes da empresa, como o da produção original Amazon Prime “A Menina que Matou os Pais” e de “Depois do Universo”, que terá estreia mundial em outubro na Netflix e cujo diretor e roteirista, Diego Freitas, será um dos painelistas.
Outros nomes que estarão na programação voltada à indústria da música são:
- João Cabral: Music Promotion Expert na SoundOn, plataforma de marketing e distribuição para artistas independentes da Byte Dance, empresa dona do TikTok;
- Janara Lopes: co-fundadora e curadora da Phonogram.me;
- Filipi Minatel: gestor da Alok Music;
- Guilherme Silva: editor do Tidal Brasil e fundador e booker das bandas INKY e Pessoas Estranhas;
- Danielle Lage: diretora de marketing e Digital na BMG Brasil;
- Fernando Gabriel: fundador e CEO da STRM;
- Pedro Bontorim: criador da CLAV Music Business Intelligence;
- Regina Santana: planejamento estratégico no Laboratório Fantasma, gravadora dos irmãos Emicida e Evandro Fióti;
- Andre Izidro: CEO e Fundador da Atabaque;
- Barral Lima: produtor musical e CEO do Grupo UN Music;
- Luciana Almeida: head da estratégia de playlists Filtr Brasil;
- Arthur Baccam: cofundador e CEO do Musii;
- Bruno Dias: jornalista e especialista em conteúdo musical;
- Nathy Faria: estrategista Musical na #EscoladaNathy e diretora da produtora musical espanhola La Otra;
- Afonso Marcondes: fundador da Sync Originals e da Musicness;
- Renato Vanzella: general manager na FUGA Brazil;
- Danrley Calabrezi: fundador e CEO da 2id Music Branding;
- Alejandro Loustalet: Empresário e produtor de bandas e festivais na Argentina;
- Dilson Laguna: diretor executivo da Flow.Creative e responsável pelo Sofar Sounds no Brasil;
- Alex Correa: especialista em marketing digital para música e entretenimento ao vivo na 30E – Thirty Entertainment;
- Veronica Pessoa: head of label & operations na Altafonte.
Além disso, haverá também palestras sobre temáticas mais amplas, que também se conectam com o mercado da música de forma complementar, como a de Rafael Hessel, do Twitch; de Aline Jurie, do YouTube; de Diego Martinez, da Riot Games; de Luisa Fedrizzi, da Box 1824; e de Paula Rizzo, head de inovação na Globo.
A relação de todos os mais de 250 palestrantes anunciados até o momento, de um total de 400, está disponível neste link. Mais nomes serão lançados em breve.
Sobre o HackTown
Inspirado no festival norte-americano SXSW e no alemão Tech Open Air, o HackTown tem um formato bem diferente do habitual, altamente propício à troca de ideias e à conexão entre pessoas. “O fato de ocuparmos uma cidade quase toda, com atividades espalhadas e um público de milhares e milhares de pessoas imersas durante quatro dias, proporciona um networking muito mais amplo e intenso do que nos eventos convencionais “, destaca João Rubens Costa, um dos sócios organizadores. “Nosso design de experiência é focado em promover encontros, com locais muito próximos uns aos outros, rotas bem fáceis de serem percorridas a pé e muitas surpresas pelo caminho”, completa.
Os ingressos para o HackTown 2022 são limitados e estão a venda (últimas unidades do penúltimo lote) em www.hacktown.com.br. Vale a pena conferir.