O ano de 2020 está sendo bem transformador para a maioria das empresas, e para o HackTown não é diferente. Com a não realização do evento presencial em Santa Rita do Sapucaí – afinal, não seria seguro nem para os participantes nem para a cidade receber milhares de pessoas em Santa Rita do Sapucaí (MG) durante a pandemia -, novas iniciativas vem sendo anunciadas pouco a pouco.
O próprio HackTalks, plataforma de conteúdo online da marca, que você está lendo nesse momento, é uma delas. “As entrevistas e matérias do HackTalks representam as palestras e painéis no ambiente digital, e a plataforma em si, a cidade, onde tudo acontece”, conta João Rubens Costa, head de negócios do HackTown. No mais, enquanto as demais novidades não chegam, resolvemos relembrar as edições anteriores do evento, com um compilado de experiências criadas por marcas nas cinco edições presenciais do HackTown.
Não foi uma escolha fácil, afinal foram inúmeras as marcas que já patrocinaram o evento, e sempre com ações bem interessantes. Já estiveram por lá, por exemplo, Tim, Nubank, Google, Scania, Facebook, Piwi, Accenture, Nova Brasil, M4U, IBM, Equinix, Xiaomi – só para citar algumas. Mas vamos lá… 🙂
Na edição 2019 do HackTown, a Tim escolheu o evento para mostrar as potencialidades da tecnologia 5G. A empresa criou a Casa TIM 5G que trouxe aos participantes do festival experiências com as possibilidades da tecnologia no curto, médio e longo prazo, além de shows e ações com influenciadores. Vale a pena conhecer mais sobre a iniciativa nesta matéria do Meio & Mensagem (aqui).
Nas edição 2017, o Google trouxe ao HackTown sua primeira casa temática fora dos Estados Unidos, com a Casa Google Developers, e repetiu a dose em 2018. Além de mentorias e workshops voltados a desenvolvedores e startups, a marca realizou na casa shows e meetups. Conheça mais sobre a ação nesta matéria do G1 (aqui).
Em 2018, o Nubank “vestiu” todos os participantes do HackTown com um cordão de crachá colecionável. Além de ter sido o elemento mais “instagramado” do festival, a ação ainda resultou neste vídeo oficial da marca, abaixo:
Na mesma linha, a startup Piwi esteve presente na pulseira RFID de acesso às atividades do HackTown 2019, trazendo aos participantes a palavra “amor”, que esteve entre os pontos mais “instagramados ” da última edição.
A empresa britânica de distribuição digital de música, Ditto Music, em parceria com uma das bandas do seu portfólio, o King in The Belly, criou um espaço de música durante as edições de 2017 e 2018 do HackTown. Além de painéis, a marca também realizou showcases com bandas brasileiras com quem trabalha, transformando o ambiente em um dos espaços de entretenimento noturno mais badalados do evento.
Além de grandes marcas, algumas menos conhecidas do público geral, mas tão inovadoras quanto, costumam realizar ativações de patrocínio no evento. Uma de grande destaque na edição 2017 foi a ação Ruas Cegas, em que a startup Fábrica 3D, baseada em Santa Rita do Sapucaí, instalou placas em 3D em braile pela cidade toda, a fim de ajudar pessoas que não tem visão a encontrarem mais facilmente os locais das cidade onde as atividades do HackTown estavam acontecendo. Além disso, deixou um legado por lá, e acabou não só ganhando o coração do público, mas também um enorme impacto de mídia espontânea.
Em 2019 foi a vez de outra multinacional de distribuição digital de música patrocinar o HackTown. Desta vez, a norte-americana OneRPM se envolveu de forma intensa com o público do evento no palco Rockambole, onde se apresentaram para mais de 10 mil pessoas por dia artistas como Supercombo, Scalene, Plutão Já Foi Planeta, entre outros.
Em 2018, a startup Ellos, baseada em Santa Rita do Sapucaí, trouxe uma experiência colaborativa para auxiliar os participantes do HackTown a circularem pela cidade. Primeiro, ela cadastrou bicicletas de moradores de Santa Rita que toparam disponibilizar suas bicicletas para os participantes do evento. E, durante os dias de HackTown, as bicicletas foram alugadas ao público, que também conhecia a história por trás de cada uma daquelas bicicletas, e toda a receita foi revertida aos proprietários.
Também na questão da mobilidade, a gigante chinesa de tecnologia Xiaomi disponibilizou alguns patinetes para o público, em outra ação que se tornou bastante “instagramada” e comentada pelos participantes da edição 2019 do HackTown.
Nas edições de 2017, 2018 e 2019, o Facebook teve presença com espaços bem interessantes de conteúdo com seu programa Facebook Developers, focado no público de desenvolvedores de tecnologia. A marca ofereceu workshops, palestras, meetups e happy hour específicos para conectar esses profissionais.
Para relembrar os melhores momentos da edição 2019 do HackTown, também vale conferir a matéria “5G, shows surpresa e criatividade: 10 pontos que marcaram o Hack Town 2019”, feita pelo G1 (aqui).
Josivaldo Bragion
23 de julho de 2020 at 15:35Emocionante
Macaulay Souza
24 de julho de 2020 at 02:11A experiência que tive participando em 2019 foi incrível. Espero que ano que estejamos seguros para viver novamente tudo isso <3
Marcelo Costa
27 de julho de 2020 at 08:51A cada ano está melhor!