A agência de publicidade norte-americana Merkle, que se baseia em dados, tecnologia e criatividade para gerar resultados aos seus clientes, criou recentemente para o Twitter uma ação totalmente inovadora baseada em Inteligência artificial. A ferramenta, chamada Magpie, faz o gerenciamento de campanhas digitais e gera anúncios personalizados e coerentes com base nas conversas que estão acontecendo no Twitter. Tudo em tempo real.
O Magpie vai analisando os dados do Tweet e detectando notícias de última hora e tópicos que estão viralizando, ao mesmo tempo que usa inteligência artificial para ir identificando públicos específicos em várias redes de busca e exibição, encontrando instantaneamente os perfis que estariam interessado em uma tendência específica.
Unindo esses dois aspectos, a plataforma cria anúncios personalizados e os exibe aos públicos relevantes, usando um algoritmo de regressão sob medida para determinar quanto gasto é necessário para cada tópico.
Com a ação, o Twitter passa a ser capaz de fazer anúncios relevantes em várias redes de busca e exibição dentro de 15 minutos após uma história é divulgada ou de que uma nova tendência emerge.
O Magpie é capaz de cobrir até 1.200 tópicos de tendências diariamente, não só ampliando a capacidade e o desempenhos dos anúncios, mas também economizando muito tempo gasto anteriormente em campanhas de marketing. Ação vem gerando uma taxa de conversão de 33% em engajamento e uma redução de 51% no custo por conversão.
Neste link, há um vídeo bem interessante que explica a iniciativa. Vale conferir.