HackTalks | Blog de Ideias e Conexões de Impacto | por HackTown
HackTalks 2020

Conheça o café que inspira as principais empresas de tecnologia do mundo

Carlos Henrique Vilela
Carlos Henrique Vilela 2min de leitura

O que Google, Facebook, Microsoft, Airbnb, Salesforce e Netflix tem em comum? Confira.


Fundada em 2007 por Ryan O’Donovan e Colby Barr, a Verve Coffee foi uma das responsáveis por levar aos Estados Unidos a chamada “terceira onda do café”, na qual os consumidores podem desfrutar não só do sabor, mas também de como a bebida é preparada e, mais importante, de onde os grãos são provenientes e da história do local e das famílias por trás da produção.

O negócio, que começou como um único café em Santa Cruz, na Califórnia (EUA), evoluiu para uma empresa internacional. A Verve agora administra 10 cafés independentes na Califórnia – incluindo um no campus Menlo Park do Facebook – e três no Japão. Além disso, fornece seus produtos para as principais empresas de tecnologia do mundo, como Google, Facebook, Microsoft, Airbnb, Salesforce, Netflix, entre várias outras. Seus produtos também estão presentes em mais de 400 restaurantes, cafeterias e supermercados ao redor do mundo.

O empreendimento iniciado pelos sócios sem muita experiências foi cheio de percalços, o que quase os fez desistir logo no começo. No entanto, resolveram insistir até que o negócio deu sua guinada em uma situação inusitada. “Nossa primeira oportunidade real como marca foi por causa de alguns turistas de Nova York. De férias em Santa Cruz, eles entraram na nossa primeira loja para pedir informação, tomaram nosso café, bateram papo conosco, gostaram de tudo, e levaram alguns pacotes para amigos em NYC. No fim das contas, esses amigos eram os proprietários do famoso Café Grumpy”, conta Ryan. “Eles se apaixonaram pelo nosso produto, fizeram imediatamente o primeiro pedido de 70 Kg de café Etíope e nos colocaram permanentemente no menu. Isso nos fez perceber esse negócio de café poderia ir muito além”.

Depois veio o Google, que foi uma das primeiras empresas de tecnologia a abraçar a terceira onda do café, conta Ryan. “O Google leva a questão do café muito a sério. Então, nos procuraram e já há alguns anos estamos fornecendo para todos os escritórios da marca nos Estados Unidos e no Japão. Depois vieram quase todas as demais empresas da área”. Ryan conta que essas empresas querem algo excelente, de alta qualidade e premium, mas que tenha história, sustentabilidade e que mostre valor e compromisso com seus funcionários. “Quanto mais essas empresas crescem, mas nós crescemos juntos”, completa.

Até pouco antes da pandemia, cerca de 60 por cento dos negócios da Verve vinham do atacado, que continua vivo, em parte, com algumas das empresas enviando pacotes às casas dos seus funcionários. Cerca de 40 por cento vem do varejo, o que caiu com o fechamento das lojas, mas vem retomando por meio do e-commerce.

Outro cliente do qual Ryan se orgulha é a Netflix. “Eu sempre penso comigo mesmo, se eles criaram uma série como Stranger Things, temos alguma influência nisso? Estou brincando, mas é fato que existe uma correlação entre grandes ideias, inspiração, inovação e um ótimo café”, destaca. “É por isso que essas empresas continuam fornecendo nosso café aos seus funcionários que estão trabalhando a partir de casa nesse momento”. E conclui, “acima de tudo, eles consideram o café como um grande investimento nas suas equipes”.

Carlos Henrique Vilela

Cofundador, Head de Curadoria do HackTown / Head de Marketing e Inovação na Leucotron / Head de conteúdo do HackTalks

Mais Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orgulhosamente Desenvolvido por Trackdev