HackTalks | Blog de Ideias e Conexões de Impacto | por HackTown
HackTalks 2020

Tecnologia + Publicidade para impedir o desmatamento de áreas protegidas

Carlos Henrique Vilela
Carlos Henrique Vilela 3min de leitura

Ação tem como objetivo restringir o uso de máquinas pesadas, capazes de desmatar. Confira.


A comunidade do HackTown é formada por profissionais das mais diversas áreas: tecnologia, publicidade, startups, design, música, negócios, artes, RH, café, marketing, entre diversas outras – todos unidos pela curiosidade e vontade de inovar, de fazer diferente. E algo que faz parte do nosso propósito é fazer com que inovações em cada um desses segmentos transitem entre eles, a fim de inspirar uns aos outros. Afinal, a base para inovar vem desse cruzamento entre disciplinas.

Dessa forma, conseguimos levar inovações da música não só para profissionais da área, mas para as agências, para os departamentos de marketing, para as startups de tecnologia; novidades do universo das startups ou da tecnologia para as agências, empresas de música, etc – e por aí vai. E isso também reflete aqui no HackTalks, plataforma de conteúdo online do HackTown.

Nessa mesma direção, vamos começar a trazer por aqui algumas campanhas publicitárias inovadoras, que são exatamente as que misturam perspectivas diferentes, como tecnologia, música, mindset de startup, entre outras. Por mais que, para nossos leitores publicitários, antenados, essas campanhas certamente já são conhecidas, a ideia é transmitir um pouco do que rola de inovador nesse mercado às outras áreas, na linha que mencionamos acima. Vamos lá…

Código da Consciência

A AKQA, uma das agências mais inovadoras do mundo criou, em 2019, um software gratuito e de código aberto chamado Code of Conscience, com o objetivo de restringir o uso de máquinas pesadas, capazes de desmatar, ​​em áreas protegidas, como a Amazônia, ajudando, assim, a impedir o desmatamento. 

O funcionamento é simples. Integrado à base de dados da ONU sobre áreas protegidas, atualizada mensalmente por ONGs, comunidades e governos, o sistema se mantém atualizado sobre a localização das áreas de mata nativa. O software é instalado nos veículos através de um pequeno chip de baixo custo que tem GPS, conectividade 4G e um pequeno HD, que além de armazenar o programa, guarda uma cache da base de dados para os momentos em que não há ligação à internet. Dessa forma, assim que uma máquina dessas entra ilegalmente em uma área protegida, a informação retorna ao sistema, e o motorista recebe um aviso. Caso ele não tire a máquina daquela área, o equipamento é desligado. Na prática, funciona de uma maneira próxima a de um sistema de rastreamento de veículos com dispositivo anti-roubo.

O sistema, disponível gratuitamente no site CodeofConscience.org, foi oferecido às empresas do ramo. Além disso, diversas ONGs estão trabalhando para convencer esses fabricantes.

Também foi lançada uma ação publicitária protagonizada pelo cacique Raoni, que ficou mundialmente famoso na década de 80 ao lado do músico Sting em esforços contra o desmatamento na Amazônia. No vídeo, que você confere logo abaixo, ele mostra como é simples instalar o aparelho, que será fornecido gratuitamente às empresas, e incentiva as pessoas a pressionarem esses fabricantes a aderirem ao movimento.

A ação foi desenvolvida em parceria com o Instituto Raoni, que representa o grupo indígena Kayapó e sua missão de impedir o desmatamento na Amazônia, com o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e com o Instituto Peabiru, que promove a diversidade social em toda a região da floresta. O projeto foi feito pensando inicialmente na Amazônia, mas deve ganhar escala global para proteger também outras reservas nativas mundo afora.

Carlos Henrique Vilela

Cofundador, Head de Curadoria do HackTown / Head de Marketing e Inovação na Leucotron / Head de conteúdo do HackTalks

Mais Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Orgulhosamente Desenvolvido por Trackdev